UNHA ENCRAVADAUnha Encravada 

Sinônimos/Nomes Populares:

Unha Encravada, Onicocriptose  

O que é?

A unha encravada é uma patologia muito comum. Ela ocorre quando uma parte da unha (geralmente lateral) entra na pele ao seu redor. O motivo é que a pele torna-se uma barreira para o crescimento da unha. Sendo a unha uma estrutura mais resistente que a pele, esta não pára seu crescimento, penetra e causa dor e inflamação nos cantos da unha, podendo evoluir até todo o dedo com abscesso.

Como se adquire e se desenvolve?

A unha encravada é resultado do mau corte das laterais (cantos) das unhas. A unha mal cortada forma uma ponta em sua extremidade, que, associado ao peso do corpo, sapatos mal dimensionados, faz com que a pele que fica embaixo da unha cresça ao redor da unha. Com o crescimento da unha, esta penetra na pele, levando sujeira e bactérias, ocasionando dor e inflamação.


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

A unha encravada é mais comumente encontrada no hálux (o famoso dedão do pé), sendo que ela, geralmente, encrava nos cantos. Normalmente, a pessoa refere dor local que vai aumentando de intensidade até que ela procura ajuda médica. Ao exame físico, a pele ao redor da unha está vermelha e inchada (inflamada), podendo haver secreção purulenta (pus) e o aparecimento de um granuloma piogênico (carne esponjosa). 

Como o profissional de saude faz o diagnostico?

O diagnóstico é realizado através de exame clínico. Não é necessário exame complementar, exceto em casos especiais. 

Como se trata?

O tratamento correto da unha encravada é sempre uma decisão médica, devendo ser consultado um clínico, dermatologista ou cirurgião para orientação.As medidas realizadas variam desde uma simples limpeza até a necessidade de remoção de parte ou de toda a unha, juntamente com a retirada (debridamento) de tecidos acometidos. Quando há a presença de infecção, é necessária a utilização de antibióticos a critério médico.

Como se previne?

A melhor forma de prevenção é um adequado corte das unhas, pelo qual se apara a borda anterior, evitando-se cortar a parte lateral da unha. Vale lembrar que se as bordas laterais irregulares são ocasionadas pelo corte incorreto, a utilização de sapatos inadequados e o peso do corpo resultarão em lesão nestes locais.

Uma dica é não deixar as unhas muito curtas, não “arredondar” o corte na parte lateral, deixando a unha de forma reta. Também, o uso de calçados abertos ou com ponta, que permitam a adequada posição dos dedos evita este transtorno. 

Perguntas que você pode fazer ao seu profissional de saúde

Como evolui a unha encravada?

Qual o tratamento realizado?

Devo procurar um dermatologista ou cirurgião?

Como faço para evitá-la?




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Onicomicoses  Ocorre em cerca de 20% da população adulta entre 40 e 60 anos. É mais comum em mulheres pela maior exposição, por uso de sapatos abertos e contaminação por manicures e pedicures

Pé Diabético  Normalmente, o diabético só se dá conta da lesão quando esta se encontra em estágio avançado e quase sempre com uma infecção secundária, o que torna o tratamento extremamente difícil, devido à insuficiência circulatória.

Pé Chato  O pé chato, na maioria das vezes, não gera dor alguma, e portanto a criança não apresenta queixas.

Artrose  É a doença articular mais freqüente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. A cartilagem está aderida à superfície dos ossos que se articulam entre si.

Torção de Tornozelo  A torção, ou entorse do tornozelo, é uma lesão muito freqüente, na qual os ligamentos são alongados até se romperem parcial ou totalmente. Ela pode ocorrer quando pisamos em falso num buraco ou degrau, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora ou de dentro do tornozelo, em geral os ligamentos de fora são os mais comprometidos.

Dor no Calcâneo  É um dos motivos mais freqüentes de atendimento ortopédico e pode ter várias causas, mas sem dúvidas a mais freqüente é a Fasceite Plantar, que é a inflamação da fascia plantar.

Micoses Superficiais  Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.

Cheiro de Corpo  Hiperhidrose significa suar excessivamente e Bromidrose é o termo usado para se referir aos cheiros desagradáveis do corpo humano. São termos médicos para as denominações populares acima citadas.

Gota  Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio.

Ácido Úrico  O conhecimento do metabolismo do ácido úrico é necessário para entender como ocorrem as diversas doenças a ele relacionadas e para possibilitar o tratamento adequado.


Autor

Título: Unha Encravada

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 787 | Palavras-Chave : Unha Encravada - Cirurgia Geral - onicocriptose , granuloma piogênico , carne esponjosa , hálux , dedos do pé .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.