PRURIGO AGUDO INFANTIL

Sinônimo/nome popular:

Estrófulo.

O que é?

O estrófulo é uma forma de alergia a picadas de insetos. É uma doença de pele bastante freqüente na infância, acometendo principalmente crianças atópicas (alérgicas) nos primeiros anos de vida. Tende a regredir espontaneamente.

Como se desenvolve?

O quadro parece estar relacionado a alterações na imunidade, tendo que existir uma predisposição a picadas de insetos do Gênero pulex: mosquitos e pulgas, pulex irritans, principalmente.

A grande maioria dos casos ocorre no verão, pelas condições climáticas favoráveis ao desenvolvimento dos insetos e exposição a eles neste período. Não há preferência por sexo.


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

É um quadro comum no 1º ou 2º ano de vida da criança o aparecimento súbito de lesões elevadas, avermelhadas, arredondadas, firmes, podendo apresentar tipicamente uma pequena bolha (vesícula) em cima (no centro). Em geral a coceira é intensa nas lesões. A evolução é por surtos de intensidade variável, indo de semanas a meses, no geral com 2 semanas de evolução. Pela coçadura é freqüente o aparecimento de infecção nas lesões, com pus e crostas.

Os locais mais acometidos são os membros, face e tronco. Raramente axilas, couro cabeludo e área das fraldas.

É importante ressaltar que apenas uma picada é capaz de desencadear várias lesões esparsas que podem ser severas.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito pelo aspecto das lesões e história clínica. Em geral, os pacientes têm antecedentes alérgicos. Biópsia na pele (exame de lesão) raramente é necessária.

Como se trata?

Se possível, eliminar os agentes causais (mosquitos e pulgas). Na maioria dos casos há cura espontânea com o tempo, provavelmente pela própria evolução imunológica devido à repetida exposição aos alergenos (toxinas) que aportam através das picadas de insetos e dessensibilização específica natural.

Por isso, a dessensibilização com vacinas pode ser usada eventualmente em casos muito graves e persistentes.

Em geral, são usados medicamentos locais, principalmente para aliviar a coceira. Às vezes são necessárias medicações mais potentes por via oral em quadros mais severos.

Também não é raro o uso de antibióticos locais ou por via oral para tratar a infecção de pele sobreposta ao quadro inicial.

Como se previne?

Evitar as picadas de insetos: a prevenção é feita com medidas contra os insetos que são os agentes causais, por exemplo, colocar telas nas janelas, fazer a extinção de focos de depósitos de água parada.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Dermatite Atópica  É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.

Varicela (Catapora)  A varicela (catapora) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster. Esse vírus pode causar vários tipos de infecções: primária (quadro clínico de catapora bem estabelecido), latente (sem manifestação clínica) e reativação.

Urticária  É uma reação na pele que afeta mais de 20% da população em algum momento da vida. Podem aparecer vergões vermelhos, elevados, mudando de tamanho e forma rapidamente.

Dermatozoonoses - Larva Migrans  A infestação ocorre após contato com solo contaminado com as fezes de cães e gatos.

Dermatite Irritativa das Fraldas (DIF)  É uma dermatite de contato, comum em toda a área de contato com a fralda. Ocorre por contato das fezes e da urina com a pele. Pode acontecer em crianças e em idosos que usam fraldas.

Prurido Anal  Quando um paciente se queixa de coceira, comichão ou ardência anal é diagnosticada a afecção de nome prurido anal.

Dermatite de Contato  É a inflamação da pele resultante do contato direto com substâncias que causam reação alérgica ou inflamatória. Ocorre mais comumente nas mãos, braços e face.

Dermatite de Fraldas  É a irritação na pele causada pelo contato com a urina e fezes retidas pelas fraldas e plásticos.

Micoses Superficiais  Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.

Ptiríase Rósea de Gibert  É uma erupção aguda de pele, em geral de cor branca, autolimitada, que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens de ambos os sexos. As lesões de pele são sucessivas e progressivas, com regressão e cura.


Autor

Título: Prurigo Agudo Infantil

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 351 | Palavras-Chave : Prurigo Agudo Infantil - Dermatologia - Estrófulo , Coceira em Criança , lesões elevadas, avermelhadas , Biópsia na pele , membros, face , tronco , mosquitos , pulgas , pulex irritans .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.