TOXINA BOTULÍNICA TIPO A EM ESTÉTICA
(BOTOX ®)
Alastair Carruthers e Jean C., em 1991, apresentaram a toxina Botulínica para Blefaroespasmo e notaram a melhora das rugas dinâmicas (rugas de expressão).
É isolada da cultura de bactérias chamadas Clostridium Botulinum, e essas produzem sete tipos de toxina. A mais conhecida é a toxina do tipo "A", enquanto que os outros tipos estão sendo estudados.
A ação da toxina se dá pelo bloqueio de liberação da acetilcolina na junção neuromuscular, desencadeando todo um processo de inatividade muscular, ou seja, relaxa temporariamente o músculo que causa a ruga de expressão.
A toxina botulínica tipo B mioblock só existe na Europa.
Modo de Aplicação
Sua administração é feita através de injeção intramuscular. Após a injeção, a toxina botulínica produz atrofia das fibras musculares pelo período de quatro semanas.
Depois de quatro meses, ou mais, o processo normaliza e a placa da junção neuromuscular volta a atividade.
Este processo de volta de atividade da placa neuromuscular ocorre por formação de novas placas.
Num período de quatro a seis meses inicia a total regeneração da placa neuromuscular e a restauração dos movimentos musculares.
Logo a seguir à injeção da toxina botulínica pode ocorrer uma alteração histopatológica que pode durar até três anos.
A duração varia de indivíduo para indivíduo. Para alguns pesquisadores, os efeitos terapêuticos da toxina botulínica , após vários tratamentos, duram mais; para outros, a durabilidade diminui a cada vez que se repete a aplicação de toxina.
A resistência à toxina botulínica ocorre por aplicações repetidas com dosagens altas.
É melhor utilizar a mesma marca de toxina, pois os graus de pureza são diferentes.
Não é necessário fazer anestesia para a sua aplicação.
Pessoas sensíveis podem usar pomada anestésica uma hora e meia antes da aplicação.
Após a injeção da toxina botulínica o paciente pode sentir uma ardência no local.
Podem surgir hematomas no local aplicado que desaparecem quatro dias depois.
Três dias após a injeção da toxina botulínica já pode se notar sua ação, que vai aumentando, gradativamente, até o período de quatro meses, aproximadamente.
A pele fica mais lisa, sem rugas, e a pessoa apresenta uma aparência mais suave.
Existem dois tipos de produtos de toxina botulínica vendidas comercialmente.
Indicação em Estética
![]() | Rugas ( pés-de-galinha) |
![]() | Dorso do nariz |
![]() | Mento (queixo) |
![]() | Glabela (intercílio) |
![]() | Lábio superior |
![]() | Fronte |
![]() | Pescoço. |
Outras Indicações
![]() | Hiperidrose (sudorese axilar, plantar, palmar): a toxina botulínica consegue durante vários meses bloquear totalmente a sudorese. |
![]() | Oftalmologia |
![]() | Neurologia |
![]() | Ortopedia |
Quanto maior for a concentração, maior o efeito e a duração.
Contra-Indicações
![]() | Coagulopatias (doenças que afetam a coagulação do sangue) |
![]() | Quininas (parar 2 semanas antes da aplicação) |
![]() | AAS (análgésico à base de ácido acetilsalicílico tipo melhoral e outros) |
![]() | Miastenia Grave (fraqueza) |
![]() | Gravidez |
![]() | Amamentação |
![]() | Em tratamentos com antibióticos do grupo dos aminoglicosídeos |
![]() | Apresentando infecção, ou reação inflamatória, no local da aplicação. |
Resultado
![]() | É o método mais eficaz em rugas dinâmicas , sem excesso de pele |
![]() | Evita o "congelamento" facial pelo excesso de injeções |
![]() | Dura de quatro à seis meses |
![]() | É mais limitado para rugas periorais ( rugas à volta da boca) |
![]() | Hiperidrose ( sudorese) |
![]() | Não age nas rugas de envelhecimento intrínseco (envelhecimento natural) e actínicas (rugas provocadas pelo sol) |
![]() | Piora a pele flácida |
![]() | Piora o excesso de pele |
![]() | Resultado não é bom quando as rugas são muito acentuadas, sendo necessário associar à outras técnicas. |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Traumatismo Facial O traumatismo na região da face pode afetar tanto a pele, gordura, músculos, nervos, como fraturar os ossos. Nos casos mais graves pode estar associado a dano cerebral.
Cirurgia Plástica de Queixo (Mentoplastia) A mentoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismos ou outras doenças.
Blefaroplastia - Cirurgia Plástica nas Pálpebras A blefaroplastia é a cirurgia para correção de deformidades das pálpebras.
Otoplastia - Cirurgia Plástica nas Orelhas É a cirurgia para correção de deformidades na orelha externa. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a orelha em abdução ou "orelha-de-abano".
Acne Acne vulgar ou juvenil é uma das dermatoses (doenças da pele) de maior predominância, afeta cerca de 80% dos adolescentes, mas pode persistir ou iniciar-se em idade adulta.
Estrias As estrias ocorrem por hiper extensibilidade da pele devido ao aumento de peso, por exercícios físicos, aumento da massa muscular, gravidez, medicamentos, alterações hormonais. .
Fotoproteção Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.
Sudorese Excessiva (Hiperidrose) O corpo humano possui mecanismos para regular sua temperatura e necessita transpirar mais ou menos conforme a temperatura ambiente, ou como forma de eliminar calor quando praticamos exercícios físicos.
Assimetrias da Face As assimetrias faciais, diferenças entre um lado e outro da face, são encontradas em grande número de indivíduos, em todas as populações. Na maioria das vezes estas assimetrias apresentam-se de forma suave e não chegam a perturbar a estética ou função, passando despercebida pelos observadores menos atentos, inclusive o próprio indivíduo.
Autor
Título: Toxina Botulínica Tipo A em Estética
Link : https://www.abcdasaude.com.br/dermatologia/toxina-botulinica-tipo-a-em-estetica | Data Publicação/Revisão: 27/03/2009 | 01/10/2014 por Equipe ABC da Saúde Data de Acesso: 21/01/2021 - Código do Conteúdo : Artigo 694 | Palavras-Chave : Toxina Botulínica Tipo A em Estética - Dermatologia - Botox , toxina botulínica , alteração histopatológica , anestesia , aplicação, rugas, marcas de expressão , envelhecimento natural , Hiperidrose , Resultado , ardência .
Aviso Legal
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização
mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem
autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade
exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo
editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do
site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos
expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma,
ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2019 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a
reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.
Notícias
-
Parar de trabalhar pode não fazer bem para a saúde
-
Como ter uma alimentação saudável comendo em Buffet
-
Comprovado: consumo de frutas e vegetais diminui mortalidade e aumenta tempo de vida.
-
Angelina Jolie faz “cirurgia redutora de risco”
-
Exercício regular reduz incapacidade física na velhice
Destaques
-
Dieta do Mediterrâneo - Emagreça com Saúde
-
O PUM É COISA SÉRIA
O Que São os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90