BIÓPSIA DE ADRENAL (SUPRA-RENAL)

Sinônimos:

Punção de adrenal ou supra-renal, Punção-biópsia de adrenal ou supra-renal.

Observações:

A punção biópsia de adrenal está indicada somente na investigação de lesões da glândula adrenal que não sejam produtoras de hormônios, que devem ser dosados antes de sua realização. A grande indicação deste procedimento é a investigação de infecções ou de tumores não funcionantes ou metastáticos da adrenal.

O que é?

A glândula adrenal está localizada sobre o rim. A biópsia da adrenal é um procedimento realizado por médicos, com o objetivo de obter material a ser examinado em laboratório no sentido de detectar a presença de células, bactérias e fungos em lesões da glândula adrenal.


Publicidade/Advertisement

Como se desenvolve?

O procedimento consiste em uma punção realizada com uma agulha longa e de grosso calibre que é introduzida na região dorsal do paciente. A punção deve ser realizada sob controle de tomografia computadorizada, que indica com detalhe o local alcançado pela agulha e determina se a mesma chegou até a lesão da qual se quer obter o material para análise.

O que se sente?

Na medida em que se trata de um procedimento em que se introduz uma agulha, o mesmo provoca dor local. Por este motivo, deve ser realizado com anestesia local e/ou leve sedação.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Insuficiência Adrenal Aguda  Ocorre quando, rapidamente, as glândulas adrenais deixam de produzir seus hormônios característicos, que são a cortisona e/ou a aldosterona.

Doença de Addison  Doença caracterizada pela produção insuficiente dos hormônios da glândula supra-renal ou adrenal

Tireoidite de Hashimoto  É uma doença auto-imune na qual o próprio organismo produz anticorpos contra a glândula tireóide levando a uma inflamação crônica que pode acarretar o aumento de volume da glândula (bócio) e diminuição do seu funcionamento (hipotireoidismo).

Hipotireoidismo  É um quadro clínico que ocorre pela falta dos hormônios da tireóide em decorrência de diversas doenças da tireóide.

Síndrome de Cushing  Conjunto de sinais e sintomas do excesso da cortisona (um dos hormônios produzidos pela glândula supra-renal). Esse excesso hormonal pode ser provocado por hormônios sintéticos (exógenos) ou por doenças envolvendo a glândula supra-renal e a hipófise.

Hiperparatireoidismo  Doença caracterizada pelo excesso de funcionamento das glândulas paratireóides, causando aumento do hormônio da paratireóide (PTH)

Hipertensão - Investigação Clínica e Laboratorial  Diagnosticar a hipertensão arterial é uma tarefa fácil, geralmente o paciente já sabe. Mas avaliar as lesões dos órgãos alvo (coração, rins, cérebro, vasos), identificar os fatores de risco para as doenças cardiovasculares e diagnosticar, se possível, a causa da hipertensão arterial é uma preocupação constante dos médicos.

Tumores de Hipófise  Não se conhecem métodos de prevenção. O diagnóstico precoce e um adequado manejo endocrinológico e, quando necessário, neurocirúrgico, são fundamentais para a adequada resolução das diversas situações

Hipertensão Arterial: Crise Hipertensiva  Saiba as principais urgências que podem redundar em crise hipertensiva

Entendendo Melhor O Estresse (Stress)  Indivíduos das mais diferentes espécies estão sob constante ameaça, produzida por pressões do meio em que vivem.


Autor

Título: Biópsia de Adrenal

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 45 | Palavras-Chave : Biópsia de Adrenal - Endocrinologia - Punção da Adrenal , Punção da Supra-Renal , Doença Adrenal , Doença da Supra-Renal





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.