Exercícios Globais X Esportes

Praticar esportes é uma necessidade, faz parte dos hábitos para uma vida saudável e quem pratica atividade física está imunologicamente mais forte. Porém, esportes de alto nível, praticados profissionalmente podem acarretar desequilíbrios musculares e lesões por repetição.No nosso corpo existem basicamente dois tipos de músculos que devem ser mantidos em equilíbrio:
 

Os músculos estáticos, que são extremamente fortes e enrijecidos e que são responsáveis pela nossa postura e manutenção em pé ;
Os músculos dinâmicos que são aqueles que só se contraem quando solicitados e que permanecem a maior parte do tempo em relaxamento, tornando-se músculos mais fracos.

Toda a atividade, em particular a esportiva, exercita de maneira indiferenciada músculos estáticos e dinâmicos, o que ocasiona efeitos positivos sobre os músculos dinâmicos que tem tendência natural ao relaxamento, mas que acentuam o tônus muscular e a rigidez dos estáticos; portanto, a constituição física das pessoas naturalmente sofre algum inconveniente com a pratica de esportes de alto impacto tais como aqueles exercidos profissionalmente ou para competição.

Os esportes de alto nível atuam basicamente na cadeia posterior extensora (musculatura estática) o que se torna gratificante no início da atividade já que permite uma grande força em todas as extensões, que são a base essencial de muitos esportes, mas que podem levar à fraqueza por excesso, e até a inevitáveis dores ou contusões. Sendo assim, devemos proceder, após cada atividade esportiva, a uma anulação dessas compensações próprias de cada esporte, com um retorno a normalidade de acordo com o esforço anteriormente exigido.

A reparação dos inconvenientes da prática desportiva deve passar por um trabalho globalizado, aplicado preferencialmente no dia seguinte ao treinamento, que é quando os músculos estarão rígidos e dolorosos e a manutenção de posturas associadas ao alongamento e fortalecimento remodela a musculatura estática encurtada pelos esforços.

Os exercícios globais como Pilates ou RPG são os mais indicados porque permitem a anulação dos prejuízos esportivos provocados pela força empregada pelas cadeias musculares, durante o exercício. Como para o corpo a agilidade é preferível a força, todas as modalidades nas quais a flexibilidade é trabalhada no lugar de uma musculação exagerada, mais benefícios traz ao equilíbrio postural-muscular do corpo.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Eu Posso Fazer Exercícios?  Os benefícios da prática regular de exercícios físicos são amplamente conhecidos e a luta contra sedentarismo, comprovadamente, traz frutos positivos no que se refere à qualidade de vida e à longevidade

Exercícios na Terceira Idade  Exercícios regulares, realizados periodicamente e bem orientados, nos ajudam a manter uma boa qualidade de vida, diminuindo a chance de morte por problemas cardiovasculares e por outras patologias, também.

Caminhar: Um Ótimo Exercício  É importante que quando se utilize o andar como forma de exercício físico se tenha alguns cuidados básicos

Fatores de Risco Para Doenças Cardíacas  São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos. Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis.

Pressão Baixa  É uma das queixas mais freqüentes e, na grande maioria dos casos, é um sinal de boa saúde

Pilates na Gestação  A palavra de ordem é gravidez saudável; o culto ao corpo de forma moderada é até benéfico.

Estresse e Coração  Existem pesquisas que mostram que o estresse afeta o organismo causando alterações celulares de maneira a aumentar a incidência de doenças.

Obesidade  Enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Diabetes  Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.

Hipertensão Arterial (Pressão Alta)  Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo


Autor

Título: Exercícios Globais X Esportes

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 738 | Palavras-Chave : Exercícios Globais X Esportes - Fisioterapia - vida saudável , atividade física , músculos estáticos , músculos dinâmicos , alongamento , Pilates , RPG , exercícios globais .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.