Pilates para todos

"Se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem". Joseph Hubertus Pilates

O que o Pilates pode fazer por nós.

Joseph Hubertus Pilates ( inventor do método), nasceu na Alemanha em 1880, e foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo e febre reumática e foi sua determinação em se tornar fisicamente mais forte que o levou a estudar várias formas diferentes de movimentos durante toda sua vida, movimentos esses que se basearam em fortalecimento muscular associados a alongamento, por isso ele já dizia na época: "se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem".

Atualmente, no Brasil, o método Pilates está muito voltado para a questão estética, pois o método promete corpos e curvas mais arredondadas, mas não podemos esquecer que o método foi inventado para quem tinha problemas de saúde e necessidade de uma qualidade de vida melhor.

Então, afinal o que é o Pilates?

Pilates são exercícios desenvolvidos para melhorar a flexibilidade, ganhar força muscular sem hipertrofia (aumento de volume muscular comumente observado em praticantes de academia) com enfoque postural.

Todos os exercícios focalizam a postura e a contração abdominal, independentemente se o exercício está sendo realizado para braço ou perna, pois o que o Pilates visa como objetivo são exercícios globais, onde ao mesmo tempo em que se fortalece, se alonga, sem esquecer a contração abdominal, por isso é de fundamental importância a presença de um instrutor com formação adequada para a prática, pois é ele quem analisa durante a execução do movimento se ele está sendo realizado de maneira correta e se é necessário que se faça algum ajuste para que o exercício seja realizado de melhor forma.

Outra particularidade do Pilates são as turmas individualizadas, certifique-se de que o estúdio escolhido ofereça turmas pequenas em geral de até 3 alunos, isso propicia uma maior qualidade de atendimento por parte do instrutor, e uma garantia de execução correta por parte do aluno.

Veja o significado de algumas patologias e os benefícios que o Pilates oferece para quem já tem alguma delas instaladas:

Osteoporose:
 

perda da densidade óssea que ocorre com a idade e pode provocar fraturas, por eventuais quedas pela falta de equilíbrio que também acomete idosos, em sua maioria. O Pilates vem oferecer exercícios sem impacto com contração muscular efetiva e melhora do equilíbrio.
Artrose: desgaste que naturalmente ocorre nas articulações , resultando em diminuição do espaço articular, bicos de papagaio, provocando dores principalmente nas primeiras horas da manhã, quando as articulações ainda estão frias. Neste caso, o método atua de forma a minimizar as dores através do alongamento, fortalecimento, lubrificando melhor a articulação, diminuindo as dores.
Hérnia de disco: causada principalmente por má postura, alongamento deficiente e falta de força abdominal, gerando dores nas costas, que podem irradiar para as pernas. Com o Pilates todos os exercícios vão atuar de forma global para alongamento, fortalecimento abdominal (e geral) e melhoram a mobilidade da coluna, acabando com as dores.

Dicas importantes:
 

Para a prática do Pilates não é necessário nenhum tipo de roupa especial, apenas roupas de ginástica. Os pés devem estar descalços ou com meias comuns, pois o ambiente comumente é climatizado e o aluno passa a maior parte da aula em pé ou deitado em cima dos aparelhos.
Nunca deixe de comunicar ao seu instrutor o motivo pelo qual o levou a procurar o método (se por dores ou por estética).
Antes de começar a prática do Pilates, o aluno deve ser avaliado, com fotos e anotações dos desequilíbrios apresentados e também através de seus exames médicos levando o instrutor a ter conhecimento das possíveis doenças, e assim atue de maneira a melhorar sinais e sintomas.



Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Pilates na Gestação  A palavra de ordem é gravidez saudável; o culto ao corpo de forma moderada é até benéfico.

Exercícios Globais X Esportes  Praticar esportes é uma necessidade, faz parte dos hábitos para uma vida saudável e quem pratica atividade física está imunologicamente mais forte.

Caminhar: Um Ótimo Exercício  É importante que quando se utilize o andar como forma de exercício físico se tenha alguns cuidados básicos

Caminhada  Dos exercícios ditos aeróbicos, a caminhada é sem sombra de dúvida a modalidade que reúne o maior número de qualidades. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar.

Dislipidemias  Dislipidemias, também chamadas de hiperlipidemias, referem-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.

Obesidade  Enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

Dor nos Joelhos  É extremamente freqüente. Há dezenas de causas. Algumas são muito comuns e fáceis de diagnosticar

Mitos e Verdades sobre a Coluna Vertebral  A dor localizada na região lombar pode se tornar crônica se não intervirmos na eliminação ou atenuação dos problemas que desencadeiam a lombalgia.

Luxação Recidivante do Ombro  É a perda da relação anatômica normal entre a cabeça do úmero e o ombro (cavidade glenóide). Quanto à etiologia, pode ser traumática ou atraumática.




Autor

Título: Pilates Para Todos

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 739 | Palavras-Chave : Pilates Para Todos - Fisioterapia - Joseph Hubertus Pilates , estética , flexibilidade , fortalecimento muscular , alongamento , Prática do Pilates , método , equilíbrio .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.