TRANSPLANTE DE FEZES

Sinônimos :
TRANSPLANTE DE MICROBIOTA FECAL
O que é?
É um procedimento no qual se coleta matéria fecal de um doador saudável, já testado previamente para o procedimento, e se aplica no paciente, principalmente com quadro grave de diarréia, através de colonoscopia, endoscopia, sigmoidoscopia ou enema.
Casos em que o Transplante pode ser Aplicado
Uma boa flora intestinal está associada a um sistema imunológico mais forte, e o propósito do transplante de fezes é, primordialmente, substituir as bactérias do bem que foram destruídas ou suprimidas, normalmente pelo uso de antibióticos, causando uma super população das bactérias malignas, especificamente o Clostridium diffícile, na região do cólon, e esta inflamação do cólon leva a um quadro chamado de Colite pseudomembranosa. Esta se caracteriza por diarreia, febre e dor abdominal, podendo chegar a ser grave e, em alguns casos, fatal.
O transplante fecal também tem alcançado resultados promissores com muitas outras doenças do aparelho digestivo ou autoimunes, tais como colite ulcerativa, síndrome do cólon irritável e doença de Crohn embora outras abordagens tenham sido relatadas, e pesquisas ainda estão sendo conduzidas para a descoberta e o aperfeiçoamento dessas abordagens em vários centros médicos internacionais, incluindo obesidade, diabetes, autismo e outras doenças neurológicas.
Banco de Fezes
A criação de bancos de fezes tem muitos entusiastas nos meios de pesquisa na área da medicina, e o primeiro banco para receber doações de microbiota, ou flora intestinal, foi criado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o responsável pelo projeto, o professor Luiz Gonzaga Vaz Coelho, relata que de 20% a 30% da doença de pacientes internados em hospitais é provocada pelo Clostridium difficile, fazendo com que essa super bactéria venha se tornando a principal causa de diarreia em ambiente hospitalar.
Outra importante iniciativa é a realização do primeiro transplante fecal da América Latina, realizado pelo Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre, para o tratamento de diabetes.
![]() |
Hospital das Clínicas - Universidade Federal de Minas Gerais - HC-UFMG |
![]() |
The Fecal Transplant Foundation |
![]() |
ZeroHora, 7/8 julho 2018, caderno Vida, pág. 4/5. |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Diabetes Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
Autismo É uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
Síndrome do Intestino Irritável A causa não é bem conhecida e, portanto, não se sabe como, a partir de um certo momento, uma pessoa passa a apresentar os sintomas
Diarreia Crônica Diarréia é a eliminação de fezes, predominantemente desmanchadas ou líquidas, não importa o número de vezes. É crônica quando ocorre por um período maior que 3 a 4 semanas.
Diarreia Aguda É observada como uma diminuição da consistência habitual das fezes que podem alcançar o estado líquido. O número de evacuações varia de um episódio isolado até mais de dez em 24 horas.
Constipação Intestinal Para o paciente significa fezes excessivamente duras e pequenas, eliminadas infreqüentemente ou sob excessivo esforço defecatório
Autor
Título: Transplante de Fezes
Link : https://www.abcdasaude.com.br/gastroenterologia/transplante-de-fezes | Data Publicação/Revisão: 01/08/2018 | 01/08/2018 Data de Acesso: 22/01/2021 - Código do Conteúdo : Artigo 815 | Palavras-Chave : Transplante de Fezes - Gastroenterologia - Flora intestinal , diarreia , microbiota , microbioma , nema, constipação intestinal, obstrução intestinal, prisão de ventre .
Aviso Legal
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização
mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem
autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade
exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo
editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do
site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos
expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma,
ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2019 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a
reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.
Notícias
-
Parar de trabalhar pode não fazer bem para a saúde
-
Álcool na adolescência pode prejudicar funções cerebrais para sempre
-
Uso de benzodiazepínicos aumenta o risco de Alzheimer
-
Comer peixe pode reduzir risco de câncer de mama
-
Treinando a gordura: como a atividade física pode tornar o tecido adiposo um aliado da saúde
Destaques
-
Dieta do Mediterrâneo - Emagreça com Saúde
-
O PUM É COISA SÉRIA
O Que São os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90