Transplante de Fezes

TRANSPLANTE DE FEZES




TRANSPLANTE DE MICROBIOTA FECAL


Sinônimos :

TRANSPLANTE DE MICROBIOTA FECAL

O que é?

É um procedimento no qual se coleta matéria fecal de um doador saudável, já testado previamente para o procedimento, e se aplica no paciente, principalmente com quadro grave de diarréia, através de colonoscopia, endoscopia, sigmoidoscopia ou enema.

Casos em que o Transplante pode ser Aplicado

Uma boa flora intestinal está associada a um sistema imunológico mais forte, e o
propósito do transplante de fezes é, primordialmente, substituir as bactérias do bem que foram destruídas ou suprimidas, normalmente pelo uso de antibióticos, causando uma super população das bactérias malignas, especificamente o Clostridium diffícile, na região do cólon, e esta inflamação do cólon leva a um quadro chamado de Colite pseudomembranosa. Esta se caracteriza por diarreia, febre e dor abdominal, podendo chegar a ser grave e, em alguns casos, fatal.

O transplante fecal também tem alcançado resultados promissores com muitas outras doenças do aparelho digestivo ou autoimunes, tais como colite ulcerativa, síndrome do cólon irritável e doença de Crohn embora outras abordagens tenham sido relatadas, e pesquisas ainda estão sendo conduzidas para a descoberta e o aperfeiçoamento dessas abordagens em vários centros médicos internacionais, incluindo obesidade, diabetes, autismo e outras doenças neurológicas.

Banco de Fezes

A criação de bancos de fezes tem muitos entusiastas nos meios de pesquisa na área da medicina, e o primeiro banco para receber doações de microbiota, ou flora intestinal, foi criado no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o responsável pelo projeto, o professor Luiz Gonzaga Vaz Coelho, relata que de 20% a 30% da doença de pacientes internados em hospitais é provocada pelo Clostridium difficile, fazendo com que essa super bactéria venha se tornando a principal causa de diarreia em ambiente hospitalar.

Outra importante iniciativa é a realização do primeiro transplante fecal da América Latina, realizado pelo Hospital Ernesto Dornelles de Porto Alegre, para o tratamento de diabetes.

 

Hospital das Clínicas – Universidade Federal de Minas Gerais – HC-UFMG
The Fecal Transplant Foundation
ZeroHora, 7/8 julho 2018, caderno Vida, pág. 4/5.