AMENORRÉIA PRIMÁRIA

O que é?

Amenorréia primária é a ausência de menstruação em uma menina de 14 anos que não apresenta ainda desenvolvimento de caracteres sexuais secundários (mamas, pêlos, estirão do crescimento), ou a ausência de menstruação em menina de 16 anos que já apresenta caracteres sexuais secundários.

Menarca refere-se à ocorrência da primeira menstruação. Nas amenorréias primárias a menina não teve menarca , ou seja, a primeira menstruação.

Como se desenvolve e quais são as causas?

As causas de amenorréia primária podem ser:

fisiológica, familiar (quando outras meninas da família tiveram menarca mais tarde)
relacionada ao peso (pacientes com peso muito abaixo ou muito acima do normal)
mal formações do trato genital (hímen imperfurado, septos vaginais, agenesia uterina
disgenesia gonadal (alterações genéticas associadas a amenorréia primária)
tumores do sistema nervoso central



Publicidade/Advertisement

Como o médico faz o diagnóstico?

Investigação

É uma história clínica detalhada, com atenção especial aos seguintes aspectos:

cronologia do desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários
presença de pelos axilares e púbicos
antecedentes familiares de problemas genéticos e relativos à puberdade e menarca
história de traumatismo, radioterapia, quimioterapia.

Exame clínico:

avaliação de peso e altura
exame ginecológico (existe presença de hímen imperfurado? de septos vaginais?)
pesquisar sinais clínicos de alterações genéticas - Estigmas
observar estágio do desenvolvimento de pêlos, mamas, estirão puberal
exame do abdômen para avaliação de massas e da região inguinal

Exames específicos

Existem vários exames laboratoriais que podem ser realizados em pacientes com amenorréia primária, seu médico saberá quais estão indicados para cada caso.

Alguns exames que podem ser realizados:

hormonais
avaliação de idade óssea
ecografia pélvica
cariótipo

Como se faz o tratamento?

O tratamento da amenorréia primária é variável de acordo com a causa da amenorréia. O seu ginecologista deve estar apto a lhe indicar a melhor forma de tratamento.

É preciso saber também que amenorréia secundária é a ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulher que anteriormente já apresentou ciclos menstruais.

As amenorréias, tanto primária quanto secundária, necessitam de avaliação. Seu médico saberá o momento em que deve ser iniciada a investigação.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Amenorreia Secundária  Amenorréia secundária é a ausência de menstruação por um período maior do que 3 meses em mulher que anteriormente já apresentou ciclos menstruais.

Treinamento de Banheiro  Crianças forçadas no treinamento do controle de esfíncteres quando elas ainda não estão preparadas para isto tendem a desenvolver uma atitude negativa e desafiadora que só faz retardar a aquisição deste controle.

Ovários Policísticos  Pacientes com síndrome dos ovários policísticos têm, de modo característico, ciclos menstruais irregulares (amenorréia ou oligomenorréia).

Anorexia Nervosa  É um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso, ocasionando importante emagrecimento.

Anticoncepção - Métodos Hormonais  É o método mais difundido e usado no mundo. As pílulas são consideradas um método reversível muito eficaz e o mais efetivo dos métodos reversíveis dentre as medidas medicamentosas.

Endometriose  Endometriose é uma doença caracterizada pela presença de tecido endometrial (tecido que reveste o útero internamente) fora da cavidade uterina.

Dismenorreia (Cólica Menstrual)  Menstruação dolorosa, cólica menstrual ou dismenorréia é a dor pélvica (baixo ventre) que ocorre antes ou durante o período menstrual, de modo cíclico.

Osteoporose  Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica.

Aconselhamento Genético  Aconselhamento Genético (AG) é um processo de comunicação sobre problemas humanos associados com a ocorrência, ou risco, de recorrência de uma doença genética na família

Prolactinomas  São tumores benignos da glândula hipófise que provocam sintomas hormonais de modo predominante, decorrentes da elevação do hormônio Prolactina.


Autor

Título: Amenorreia Primária

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 21 | Palavras-Chave : Amenorreia Primária - Ginecologia e Obstetrícia - Ausência de Menstruação , Parar de Menstruar , Falta de Menstruação





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.