ANTICONCEPÇÃO OU CONTRACEPÇÃO

Um, ou os dois membros de um casal podem usar contraceptivos para evitar a gravidez temporariamente. A decisão do casal na escolha dos vários métodos anticoncepcionais passa pela análise das vantagens e desvantagens de cada técnica. E devem ser explicadas ou entendidas de forma que se faça a opção pela mais adequada para si e seu parceiro.

Os Métodos contraceptivos são divididos em:
&nbsp
&nbsp

I - REVERSÍVEIS ou TEMPORÁRIOS

 

Comportamentais
Ogino-Knaus(tabelinha)
Billings ou método do muco cervical
Sintotérmico ou método da temperatura basal
Coito interrompido (ejacular para fora)
   
Barreira
Agentes espermaticidas
Preservativo Masculino (Condom, camisa de Vênus)
Preservativo Feminino (Condom Feminino)
Diafragma
Esponja vaginal? existe para comercialização no Brasil?
 
Hormonais
Anticoncepcionais orais (pílulas), adesivo transdérmico, anel vaginal
Anticoncepcionais injetáveis
Implantes de hormônios
 
Dispositivo Intra-Uterino - DIU (cobre ou hormonal)
 
Anticoncepção de emergência
 
II - IRREVERSÍVEIS ou DEFINITIVOS
(métodos cirúrgicos)
 
Vasectomia 
 
Ligadura de Trompas 



Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Anticoncepção - Métodos Comportamentais  Nestes métodos utiliza-se a abstinência sexual durante os dias do ciclo menstrual em que o óvulo pode ser fertilizado.

Anticoncepção - Métodos de Barreira  O objetivo dos agentes espermaticidas é imobilizar e destruir os espermatozóides, dificultando ou impedindo a penetração desses no canal cervical. Duchas vaginais pós-coito, mesmo contendo espermaticidas não têm eficácia anticoncepcional.

Anticoncepção - Métodos Hormonais  É o método mais difundido e usado no mundo. As pílulas são consideradas um método reversível muito eficaz e o mais efetivo dos métodos reversíveis dentre as medidas medicamentosas.

Uso da Camisinha  Mesmo que muitas coisas já tenham sido ditas sobre o seu uso, as pessoas ainda são resistentes a fazerem da camisinha um hábito.

Gestação - Diagnóstico  Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo.

Anticoncepção - Métodos Irreversíveis  Os métodos irreversíveis são os métodos cirúrgicos. Estes métodos devem ser considerados irreversíveis, mesmo que em um número pequeno de pacientes se consiga realizar tanto a recanalização tubária quanto do ducto deferente.

Anticoncepção de Emergência  Conhecido como pílula do dia seguinte, este método se baseia em usar altas doses de hormônio para evitar uma gestação indesejada após uma relação sexual desprotegida (sem uso de método contraceptivo), quando houver falha potencial do método anticoncepcional (ruptura da camisinha, deslocamento do diafragma, falha da tabelinha, esquecimento da pílula por 2 ou mais dias seguidos) ou em caso de violência e abuso sexual (estupro).

Uretrites  As uretrites mais comuns são as infecciosas sexualmente transmitidas. Essas são classificadas em uretrites gonocócicas e não gonocócicas.

Gestação e Queixas Mais Frequentes  A maioria das queixas apresentadas diminui ou desaparece sem o uso de medicamentos.

Anticoncepção - Dispositivo Intrauterino (DIU)  É um artefato colocado dentro da cavidade uterina para impedir a gestação. Existem vários tipos. É um método seguro e eficaz de contracepção, associado a poucos efeitos colaterais. Os DIUs não medicados são menos utilizados atualmente, e consistem em uma haste de polietileno impregnada com um pouco de bário para ser visualizada ao RX.


Autor

Título: Anticoncepção

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 29 | Palavras-Chave : Anticoncepção - Ginecologia e Obstetrícia - Anticoncepcional , Contracepção , pílula , ogino-knaus , tabelinha .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.