Continuação deAnticoncepção e Contracepção...

MÉTODOS IRREVERSÍVEIS

Os métodos irreversíveis são os métodos cirúrgicos. Estes métodos devem ser considerados irreversíveis, mesmo que em um número pequeno de pacientes se consiga realizar tanto a recanalização tubária quanto do ducto deferente. Está reservado para casais com prole completa, que tenham contra-indicações a métodos reversíveis e que tenham risco importante caso ocorra nova gestação.

1 - ESTERILIZAÇÃO MASCULINA - Vasectomia

(LIGADURA DOS VASOS DEFERENTES)

Pode ser realizada com anestesia local. Tem um índice de falha em torno de 0,15%. Não existe alteração da função sexual após a vasectomia. Deve ser realizada análise do sêmen após o procedimento para confirmar a azoospermia ou pelo menos a ausência de espermatozóides móveis que ocorre em geral em torno de 12 semanas após o procedimento ou a ocorrência de 20 ejaculações.

Representação esquemática da vasectomia

Representação esquemática da vasectomia


Publicidade/Advertisement

2 - ESTERILIZAÇÃO FEMININA - Laqueadura Tubária

(LIGADURA DAS TROMPAS)

A esterilização feminina pode ser realizada por minilaparotomia (pequena incisão no abdômen) ou por videolaparoscopia. Ambos os procedimentos são realizados com anestesia geral ou peridural.

Tem um índice de falha de 0,4%.

Em nosso país existe legislação específica quanto aos procedimentos de vasectomia e laqueadura tubária.

Representação esquemática da laqueadura tubária

Representação esquemática da laqueadura tubária




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Anticoncepção  A decisão do casal na escolha dos vários métodos anticoncepcionais passa pela análise das vantagens e desvantagens de cada técnica.

Anticoncepção - Métodos de Barreira  O objetivo dos agentes espermaticidas é imobilizar e destruir os espermatozóides, dificultando ou impedindo a penetração desses no canal cervical. Duchas vaginais pós-coito, mesmo contendo espermaticidas não têm eficácia anticoncepcional.

Anticoncepção de Emergência  Conhecido como pílula do dia seguinte, este método se baseia em usar altas doses de hormônio para evitar uma gestação indesejada após uma relação sexual desprotegida (sem uso de método contraceptivo), quando houver falha potencial do método anticoncepcional (ruptura da camisinha, deslocamento do diafragma, falha da tabelinha, esquecimento da pílula por 2 ou mais dias seguidos) ou em caso de violência e abuso sexual (estupro).

Gestação - Diagnóstico  Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo.

Gestação e Toxoplasmose  Exames de sangue são utilizados para o diagnóstico de infecção aguda (atual) ou crônica. Muitas pessoas têm ou tiveram toxoplasmose e não apresentam sintomas.

Pilates na Gestação  A palavra de ordem é gravidez saudável; o culto ao corpo de forma moderada é até benéfico.










Autor

Título: Anticoncepção - Métodos Irreversíveis

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 477 | Palavras-Chave : Anticoncepção - Métodos Irreversíveis - Ginecologia e Obstetrícia - anticoncepção, contracepção, , vasectomia, análise do sêmen, azoospermia , esterilização, ligadura das trompas, laqueadura tubária , minilaparotomia, videolaparoscopia, ausência de espermatozóides , gestação, gravidez, fertilidade, .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.