CONCEPÇÃO - FUNÇÃO REPRODUTIVA NORMAL

Para que ocorra a gravidez é necessário que a função reprodutiva seja normal tanto no homem quanto na mulher.

É necessário que o aparelho reprodutor seja anatômica e funcionalmente normal.

Na mulher, após a puberdade, a cada ciclo menstrual são recrutados alguns ovócitos. Esses iniciam a maturação e no meio do ciclo apenas um dos ovócitos atinge a maturidade, ocorrendo a ovulação. Os hormônios da hipófise FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e LH (Hormônio Luteinizante) são os principais estimuladores do crescimento folicular e da ovulação.

Quando acontece a ovulação a trompa de Falópio capta o óvulo e este é fertilizado pelo espermatozóide no interior da trompa. Este óvulo fertilizado (embrião) é transportado pela trompa até o útero, atingindo a cavidade uterina aproximadamente 6 a 7 dias após a ovulação (figura). O embrião (agora em fase de blastocisto) deve ter a capacidade de implantar-se. O endométrio (membrana que reveste a cavidade uterina) deve oferecer condições à implantação. (Figuras 1 e 2)

Esquema representando ovulação e fertilização

Esquema representando ovulação e fertilização

Esquema representando ovulação, migração embrionária e implantação

Esquema representando ovulação, migração embrionária e implantação.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Gestação - Diagnóstico  Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo.

Gestação de Alto Risco  É a gestação que ocorre quando existe qualquer doença materna ou condição sócio-biológica que pode prejudicar a sua boa evolução.

Gestação e Queixas Mais Frequentes  A maioria das queixas apresentadas diminui ou desaparece sem o uso de medicamentos.

Anticoncepção  A decisão do casal na escolha dos vários métodos anticoncepcionais passa pela análise das vantagens e desvantagens de cada técnica.

Sexualidade na Gravidez  As mulheres ficam mais carentes e precisam como nunca da aliança com o parceiro, da sua proximidade, carinho, proteção e do seu afeto

Infertilidade: Tratamento  Os casais devem ser esclarecidos quanto as opções e as chances de sucesso de cada tipo de tratamento para que participem ativamente das decisões.

Gestação e Doenças Sexualmente Transmissíveis  As doenças sexualmente transmissíveis, quando transmitidas na fase intrauterina e no período perinatal (gestação/parto/puerpério), podem ocasionar doenças importantes no feto, chegando até a morte fetal.

Fertilização In Vitro  A fertilização in vitro, muitas vezes denominada "Bebê de Proveta", deve-se ao fato da fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorrer fora do corpo, em laboratório, ou seja, in vitro.

Gestação e Hipertensão  A hipertensão induzida pela gestação refere-se ao aparecimento da hipertensão em conseqüência da gestação, ocorrendo após as 20 semanas de gestação e desaparecendo até 6 semanas após o parto.

Técnicas de Reprodução  Reprodução Assistida é o termo utilizado para o conjunto de técnicas para tratamento da infertilidade conjugal que envolvem a manipulação em laboratório de pelo menos um dos gametas: espermatozóides ou óvulos.


Autor

Título: Concepção - Função Reprodutiva Normal

Link : | Data de Acesso : 01/10/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 91 | Palavras-Chave : Concepção - Função Reprodutiva Normal - Ginecologia e Obstetrícia - Concepção , Reprodução , Ovulação , Fertilidade





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques