INFERTILIDADE

Casal Infértil

O casal infértil é aquele que, com mais de um ano de relações sexuais desprotegidas (sem uso de método anticoncepcional) e freqüentes, não conseguiu engravidar.

Incidência

Dez a 20% da população de casais tem problemas para procriar. A incidência de infertilidade é diretamente proporcional a idade da mulher. No Brasil existem cerca de 15 milhões de casais inférteis.


Publicidade/Advertisement

Grau

A infertilidade pode ser primária ou secundária:
 

Infertilidade Primária:

O casal nunca engravidou antes.

Infertilidade Secundária:

O casal já teve uma gestação anterior.


Causas

A infertilidade pode ser devido a:
 

Causa feminina (aproximadamente 30%)
Causa masculina (aproximadamente 30%)
Causa mista - masculina e feminina (aproximadamente 30%)
Infertilidade sem causa aparente (aproximadamente 10%)

INFERTILIDADE FEMININA
 

Causa ovulatória:

Quando não ocorre a ovulação. Nesses casos, geralmente o ciclo é irregular. A anovulação (ausência de ovulação) pode ser de causa central ou periférica.

Causa Tubária:

Quando as trompas têm funcionamento inadequado ou estão obstruídas. Pode ser secundária à infecção pélvica, após cirurgias na pelve ou endometriose.

Causas uterinas:

Alterações anatômicas do útero como septos, miomas, pólipos endometriais, infecções uterinas.

Investigação dos Fatores Femininos

Fator Ovulatório
 

Regularidade do ciclo menstrual
Dosagem de progesterona na 2ª fase do ciclo
Biópsia de Endométrio
Pode haver indicação de outros exames hormonais

Fator Tubáreo e peritoneal
 

Histerossalpingografia (Rx contrastado da cavidade uterina e trompas)
Histerossonosalpingografia (Avaliação da permeabilidade tubária por método ultrassonográfico)
Videolaparoscopia

Fator Uterino
 

Histerossalpingografia
Histeroscopia (visualização da cavidade uterina)

INFERTILIDADE MASCULINA

Avaliação
 

História de gestações anteriores
Consulta com urologista
Espermocitograma

Valores normais do espermograma segundo os critérios da Organização Mundial da Saúde
 

Volume:1,5 - 6 ml
pH:7 - 8
Concentração:> 20 milhõe/ml
Motilidade:> 50%(a + b) > 25% (a)
Morfologia:> 30% normais
Vitalidade:> 50%
Leucócitos:1 milhão / ml

Infertilidade Sem Causa Aparente

Sempre que os ciclos forem ovulatórios, o espermograma normal e as trompas tiverem função adequada, estaremos frente ao diagnóstico de Infertilidade Sem Causa Aparente.

Tratamentos

Os tratamentos são dirigidos à causa da infertilidade. Seu médico, após a investigação poderá lhe orientar sobre as diversas possibilidades terapêuticas.

Fatores Prognósticos nos Tratamentos para Infertilidade
 

Idade da mulher:

Provavelmente é o fator prognóstico mais importante para o sucesso dos tratamentos. Mulheres após os 40 anos apresentam diminuição significativa da fertilidade.

Tempo de infertilidade:

O prognóstico é melhor quando existe menos de 3 anos de infertilidade, principalmente naqueles casais com infertilidade sem causa aparente.

Infertilidade secundária:

São casos considerados de melhor prognóstico quando o casal já tem filhos.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Gestação Após os 35 Anos  Atualmente, grande parte dos casais optam por ter filhos após os 35 anos. Este período coincide com o declínio da fertilidade na mulher.

Fertilidade & Infertilidade - Anatomia  Os princípios básicos de uma reprodução bem sucedida estão no desenvolvimento dos gametas (óvulos e espermatozóides), na capacidade deles se encontrarem, permitindo assim, que ocorra a fertilização.

Investigação de Infertilidade  Infertilidade é um problema que afeta o casal; portanto, a investigação deve ser realizada concomitantemente no homem e na mulher.

Fertilização In Vitro  A fertilização in vitro, muitas vezes denominada "Bebê de Proveta", deve-se ao fato da fecundação do óvulo pelo espermatozóide ocorrer fora do corpo, em laboratório, ou seja, in vitro.

Fator Masculino de Infertilidade Conjugal  Fatores que alteram a fertilidade masculina

Infertilidade - Introdução  Define-se, habitualmente, um casal infértil como aquele que não obtém gestação após manter relações sexuais, regularmente, pelo período de um ano, sem o emprego de qualquer método de anticoncepção.

Cistos de Ovário  São freqüentemente encontrados em mulheres em idade reprodutiva. As mulheres mais propensas a formação de cistos são aquelas com idade entre os 20 e 35 anos, as portadoras de endometriose ou com doença inflamatória pélvica

Ovários Policísticos  Pacientes com síndrome dos ovários policísticos têm, de modo característico, ciclos menstruais irregulares (amenorréia ou oligomenorréia).

Concepção - Função Reprodutiva Normal  Para que ocorra a gravidez é necessário que a função reprodutiva seja normal tanto no homem quanto na mulher.

Fator Tubo - Peritoneal  Alterações anatômicas das trompas de Falópio são encontradas em 20% dos casais inférteis. Doença inflamatória pélvica (DIP), apendicite aguda perfurada, aborto séptico, cirurgia tubária prévia são responsáveis pela infertilidade tubária.


Autor

Título: Infertilidade

Link : | Data de Acesso : 24/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 260 | Palavras-Chave : Infertilidade - Ginecologia e Obstetrícia - Dificuldade para Engravidar , casal infértil , relações sexuais , anticoncepcional , Infertilidade Primária , Infertilidade Secundária , Infertilidade sem causa aparente , útero , septos, miomas, pólipos endometriais, infecções uterinas , ausência de ovulação , trompas, infecção pélvica .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques