MENINGITES

O que é?

Doença infecciosa causada por vários tipos de germes (vírus, bactérias, fungos) que acometem as membranas do sistema nervoso central, chamadas de meninges.

Come se adquire e como se desenvolve?

O contágio é de pessoa para pessoa, por via aérea, isto é, tosse, gotas de saliva de uma pessoa contaminada para outra. O período de incubação, desde o contágio até aparecerem os sintomas iniciais da doença, é variável, desde alguns dias até semanas, dependendo do tipo de agente infeccioso.


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

Em crianças maiores e adultos, freqüentemente, aparecem sintomas como: febre, dor de cabeça forte, náuseas, vômitos, dor na nuca, endurecimento do pescoço e manchas pelo corpo.

Em crianças de até 8 ou 9 meses deve-se suspeitar da doença quando houver febre, irritação ou agitação, vômitos e recusa alimentar, convulsões e "moleira" inchada.

Como o médico faz o diagnóstico?

Todas as informações são importantes! O diagnóstico é feito através da história do paciente, do exame físico e do exame do líquor. Na história é importante informar ao médico o tempo dos sintomas, isso é, horas, dias, semanas, também informar o que houve, se tomou algum remédio, se já teve isso antes.

O médico também irá coletar um pouco de líquor (punção lombar), que é a "água da espinha" que fica no sistema nervoso e que se espalha pela coluna. O procedimento para coleta do exame é simples e não tem perigo algum de afetar os nervos da coluna porque naquela região não existem nervos motores, só nervos sensitivos, que causam sensações de dor, calor ou frio.

Após o resultado do exame do líquor e de outros exames de sangue, pode-se chegar à conclusão se realmente é meningite ou não.

Como se trata?

Existe um tratamento específico para cada tipo de germe e o tratamento dependerá do agente causador da doença. Há necessidade de internação em hospital porque o tratamento exige medicações injetáveis, tais como antibióticos; e também, porque algumas meningites são muito contagiosas necessitando ficar o paciente separado dos outros pacientes do hospital por um curto período de até 3 dias - isso é chamado deisolamento. Dependendo do tipo de germe encontrado, algumas pessoas da família do paciente com meningite também terão que tomar remédios para tentar evitar a doença.

Como se previne?

Alguns tipos de germes que causam meningite podem ser prevenidos por vacinação, como Haemophilus e Meningococo tipo A e C.

A caxumba, o sarampo, e a rubéola, entre outras, são doenças que podem causar meningite e também são prevenidas com vacinação.

Convém ressaltar que todas as medidas de boa higiene pessoal e domiciliar são preventivos de várias doenças.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Meningite  Meningite (MGT) é uma infecção das membranas (meninges) que recobrem o cérebro por elementos patológicos como: vírus, bactérias, fungos ou protozoários.

Febre  É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitas como indicadores de febre as temperaturas: retal acima de 38º C e Axilar ou oral acima de 37,5º C.

Epilepsia / Convulsão - Ataque Epiléptico  É uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial.

Gripe  É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano.

Dor de Cabeça (Cefaleia)  Cefaléia, ou “dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema freqüente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico.

Epilepsia / Convulsão - Ataque Epiléptico  É uma doença neurológica crônica, podendo ser progressiva em muitos casos, principalmente no que se relaciona a alterações cognitivas, freqüência e gravidade dos eventos críticos. É caracterizada por crises convulsivas recorrentes, afetando cerca de 1% da população mundial.

Demência  São todas as doenças que provocam alteração da memória de curta ou longa duração associada a alteração da função cortical a qual chamamos raciocínio.

Sífilis  É uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum, adquirida, na maior parte das vezes, por contato sexual com outra pessoa contaminada.

Delírio  São todas as doenças que levam uma pessoa a ouvir, enxergar e pensar que está vivenciando uma situação inexistente podendo levar o paciente a um quadro de agitação e/ou agressividade.

Estimulação Precoce e a Linguagem em Crianças Ouvintes e Surdas  As alterações diagnosticadas e tratadas o mais precocemente possível possibilitam melhor desenvolvimento da criança, a fim de que as dificuldades sejam minimizadas ou superadas.


Autor

Título: Meningites

Link : | Data de Acesso : 03/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 283 | Palavras-Chave : Meningites - Infectologia - Meningite Viral , Meningite Bacteriana , Infecção no Cérebro





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.