SHIGUELOSE

Sinônimo:

Disenteria bacilar clássica

O que é?

É uma infecção causada por uma bactéria do gêneroShiguellae suas espécies.

Como se adquire?

A infecção se dá através da água e alimentos contaminados. Também está demonstrado que pode ser transmitida por contato pessoal.


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

Os sintomas são bem variáveis, podendo ser assintomático ou apresentar formas muito graves. As formas leves podem apresentar somente diarréia aquosa.

As formas graves podem apresentar febre, diarréia, dor abdominal em forma de cólica e, após alguns dias, diarréia com sangue e manifestações de toxemia como desidratação, hipotensão, convulsões.

Como se faz o diagnóstico?

Avaliação clínica e epidemiológica, confirmação laboratorial por semeadura de fezes e identificação da espécie.

Como se trata?

Reidratação oral, tratamento dos sintomas abdominais, hidratação parenteral se houver perda de consciência ou vômitos persistentes e antimicrobianos específicos.

Como se previne?

É uma doença diarréica aguda e a freqüência das infeccções porshiguellaaumenta com a idade da criança.

O objetivo da vigilância epidemiológica é o de:

Monitorar os surtos
Fazer a manutenção das atividades de educação em saúde.


As medidas de controle incluem:

Tratamento da água,
Destino adequado de lixo,
Higiene pessoal e alimentar.

É necessário educação em saúde em locais de uso coletivo como colégios, creches, hospitais, quartéis, penitenciárias que podem apresentar riscos maiores quando as condições sanitárias não são adequadas.

As ocorrências em creches devem ser seguidas de isolamento entérico, além de reforçadas as orientações quanto à manipulação de alimentos.

O aleitamento materno confere elevada proteção a esse grupo de crianças.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Diarreia Aguda  É observada como uma diminuição da consistência habitual das fezes que podem alcançar o estado líquido. O número de evacuações varia de um episódio isolado até mais de dez em 24 horas.

Dor Abdominal  Nenhum quadro de dor é totalmente específico de uma determinada doença.

Leptospirose  A infecção humana na maioria das vezes está associada ao contato com água, alimentos ou solo contaminados pela urina de animais portadores do leptospira.

Verminoses  Infecções intestinais causadas por uma variedade de agentes muito comuns em pessoas de baixa renda sem acesso a redes de esgoto e água tratada.

Aleitamento Materno  Os pais de uma criança que está sendo amamentada ao seio recebem constantemente uma quantidade enorme de informações. Infelizmente, mesmo quando bem intencionadas, nem todas estas informações servem para ajudar aos pais e sua criança.

Aleitamento Natural X Aleitamento Artificial  O ideal é que o bebê seja amamentado, exclusivamente, no peito por pelo menos 6 meses

Usando A Mamadeira Com Bom Senso  O aleitamento materno é de longe a forma ideal de alimentar o bebê, mas sabemos quem nem sempre isto é possível. Existem muitos obstáculos, que podem impedir esta forma natural de alimentação e levar os pais a alimentarem o bebê com mamadeira.

Amamentação  O esforço que o bebê faz para retirar o leite do seio de mãe estimula e trabalha toda a musculatura da boca e da face, preparando-a para que, em um futuro próximo, seja utilizada na mastigação e fonação

Amebíase  É uma infecção por parasita ou protozoário que acomete o homem podendo ficar restrita ao intestino, tendo como principal sintoma a diarréia, ou não causando febre e sintomas diferentes dependendo do órgão “invadido”.

Hepatite A  É uma inflamação do fígado (hepatite) causada por um vírus chamado Vírus da Hepatite A (HAV). Pelo seu modo de transmissão, esse tipo de hepatite é típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico.


Autor

Título: Shiguelose

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 389 | Palavras-Chave : Shiguelose - Infectologia - Shigelose , Disenteria , Disenteria Bacilar , febre, diarréia, dor abdominal , bactéria Shiguella , tratamento da água , higiene pessoal .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.