VIOXX

Vioxx retirado do mercado - Qual foi o problema?

Vioxx (Cox-2 inibidor) foi desenvolvido para tratar a artrite sem afetar o aparelho digestivo como ocorrre com algumas outras drogas.

A retirada do Vioxx do mercado no mundo inteiro deixou milhões de usuários (nos EUA foram 2 milhões) com o problema de saber qual a droga de escolha para o alívio de suas dores. O problema do risco vascular do Vioxx foi reconhecido a partir de um estudo comandado pelo próprio fabricante, visando seu emprego na prevenção de recorrência de pólipos pré-cancerosos do intestino.

Neste estudo recomendado o uso diário de 25 mg de Vioxx. Após 18 meses do início da pesquisa foi constatado que o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral era elevado se comparado com o do grupo que recebeu placebo (substância inerte). A observação, que incluía 2600 indivíduos, foi suspensa.

Este não foi o primeiro ensaio mostrando o risco vascular desta droga. Em Junho de 2000, o fabricante comunicou este risco ao órgão regulador americano (FDA). A recomendação do FDA foi determinar modificações na rotulagem do medicamento. Em agosto/2004 outro estudo envolvendo 40.500 indivíduos demonstrou que com o uso de Vioxx o risco de morte cardíaca triplicou quando comparado a outro inibidor de cox-2.

Embora o risco individual seja pequeno quem recebeu cronicamente a droga correu o dobro do risco cardíaco ou neurológico. No entanto, sob o ponto de vista populacional é pouco provável que um indivíduo seja atingido.

Ainda não há comprovação, mas o mais provável é que uma vez a droga sendo eliminada do organismo o potencial efeito colateral deve desaparecer. Usuários de Vioxx podem encontrar alternativas seguras para seus tratamentos.

Pacientes que estejam recebendo presentemente Vioxx devem contatar seu médico para receber a orientação necessária.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Acidente Vascular Cerebral  É uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas

Infarto - O Ataque do Coração  Se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente

Fatores de Risco Para Doenças Cardíacas  São condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração e dos vasos. Existem diversos fatores de risco para doenças cardiovasculares, os quais podem ser divididos em imutáveis e mutáveis.

Sexo Depois do Infarto  A maioria das pessoas que já teve um infarto sabe que pode voltar a ter uma vida sexual satisfatória como antes de ser atingida pela doença.

Arritmias  As arritmias podem ser assintomáticas ou sintomáticas, dependendo da sua intensidade e da situação clínica do portador

Reumatismo  Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões (os pacientes freqüentemente mostram tendões e os identificam como nervos). Outros, referem-se às doenças articulares. Todos estão certos, mas falta muito mais...Sob a denominação reumatismo estão mais de 100 doenças diferentes.

Pólipos do Intestino Grosso  Pólipo é um crescimento anormal que surge na mucosa (camada de revestimento interno de alguns órgãos do corpo humano) do intestino grosso (cólon e reto).

Artrite Crônica na Infância  Não existe uma causa conhecida para a instalação das Artrites Crônicas na Infância. Como se trata de uma doença dividida em vários tipos, pensa-se haver mais de uma causa possível.

Coração e a Aspirina  Se pesarmos os prós e os contras quanto ao uso da aspirina ela pende a favor do seu uso. No entanto as chances de benefício variam de pessoa para pessoa, e isso você e o seu médico devem decidir.

Artrite Reumatoide  É uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.


Autor

Título: Vioxx Retirado do Mercado - Qual Foi O Problema?

Link : | Data de Acesso : 26/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 99998 | Palavras-Chave : Vioxx Retirado do Mercado - Qual Foi O Problema? - Medicina Interna - Vioxx , Cox-2 inibidor , Artrite reumatóide , membrana sinovial , ataque cardíaco , avc , acidente vascular cerebral , risco de morte , pólipos pré-cancerosos do intestino .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques