Como envelhecer com sucesso

Como envelhecer com sucesso

A expectativa média de vida tem crescido significativamente nos últimos anos e um dos grandes desafios deste crescimento é o de como adicionar qualidade a estes anos a mais.

Várias estratégias têm sido apontadas como importantes para um envelhecimento com sucesso (livre de doenças crônicas e com uma capacidade funcional elevada, tanto nos aspectos físico, mental e cognitivo). Dentre as principais estão as diretamente relacionadas com o padrão alimentar.

Novos dados de um estudo realizado na Inglaterra e publicados na semana passada na revista científica The Americam Journal of Medicine , sugerem que, evitando uma “dieta ocidental”, composta de frituras, alimentos doces, carne vermelha e carne processada e laticínios derivados de leite integral, aumenta a chance do indivíduo chegar a uma idade avançada livre de doença e com boa condição funcional, reduzindo-se assim o risco de morte prematura.

No estudo, 5350 adultos com idade média de 51 anos foram acompanhados por 16 anos. A baixa aderência às recomendações de uma dieta saudável está associada a um aumento de mortes prematuras e a dieta ocidental reduziu a probabilidade de um indivíduo alcançar a velhice com uma saúde ideal. E mais, a má alimentação reduziu os efeitos benéficos de outros hábitos saudáveis, como a atividade física, por exemplo.

Considerando que a atividade física é um fator importantíssimo, tanto para o controle de peso, quanto para a saúde cardiovascular e metabólica, para evitar a redução de massa muscular e óssea, para melhorar a flexibilidade e o equilíbrio evitando quedas, assim como para diminuir perdas cognitivas e aumentar a sensação de bem-estar, o acréscimo de uma alimentação saudável e evitar o fumo compõem uma fórmula segura para um envelhecimento com sucesso.

Aqueles que estão pelos quarenta e cinquenta, pensando em viver mais e com qualidade, já sabem por onde começar.

RECOMENDADO PARA VOCÊ

EXERCÍCIO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ABC DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
DIETA DO MEDITERRÂNEO
INFARTO - O ATAQUE DO CORAÇÃO
ALIMENTOS PARA A PREVENÇÃO DO CÂNCER

Autor: Equipe ABC da Saúde

Referência Bibliográfica

  • * Fonte: The American Journal of Medicine (2013) 126,411-419.

Publicado em : 26/04/2013 13:57





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement







Publicidade/Advertisement

Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement


Notícias


FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques