Exercício reduz a vontade de urinar durante a noite em homens | ABC da Saúde

Exercício reduz a vontade de urinar durante a noite em homens

É muito comum homens de meia-idade e idade avançada apresentarem hiperplasia prostática benigna (HPB), que é um aumento benigno da próstata.

A hiperplasia prostática pode produzir uma série de sintomas urinários que vão se acentuando com a idade. Desses sintomas, um dos que mais incomoda os homens é a nocturia (acordar mais de uma vez durante a noite para urinar). A nocturia é caracterizada como severa quando o indivíduo acorda mais de duas vezes por noite para urinar.

Efeitos positivos do exercício físico sobre a hiperplasia prostática benigna já estão bem documentados na literatura médica. No entanto, pouco foi analisado quanto a um possível benefício da atividade física especificamente sobre a nocturia.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa na revista Medicine & Science in Sports & Exercise que aborda diretamente a relação da atividade física com nocturia. Os pesquisadores analisaram dados de mais de 4700 homens com idade de 55 a 74 anos. O estudo encontrou uma associação entre exercício e redução da atividade urinária durante a noite. Os homens que reportaram uma hora ou mais de exercícios por semana tiveram uma probabilidade 13 % menor de apresentar nocturia e 34 % menor de nocturia severa.

Cabe salientar que o tipo de análise realizada não permite afirmar que a redução é diretamente resultante do exercício. Os resultados podem ser atribuídos a muitas das consequências positivas do exercício sobre o organismo, desde a perda de peso até a redução da inflamação e da atividade do sistema nervoso, passando pela melhora nas condições de sono.

Entretanto, mesmo que não se saiba o motivo exato da melhora, a receita pode ser aplicada, já que este remédio não tem efeito colateral!

Autor: Equipe ABC da Saúde

Referência Bibliográfica

  • -Medicine & Science in Sports & Exercise - DOI: 10.1249/MSS.0000000000000444

RECOMENDADO PARA VOCÊ

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA (HBP)
NOCTÚRIA
ATIVIDADE FÍSICA NA VELHICE : NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR
INFECÇÃO URINÁRIA
CÂNCER DE PRÓSTATA
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA
DETECÇÃO PRECOCE PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA
PROSTATITE
EU POSSO FAZER EXERCÍCIOS?

Publicado em : 10/09/2014 07:40





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement







Publicidade/Advertisement

Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement


Notícias


FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques