Novo estudo demonstra mais benefícios dos grãos integrais à saúde | ABC da Saúde

Novo estudo demonstra mais benefícios dos grãos integrais à saúde

Os benefícios à saúde de uma dieta rica em grãos integrais já são bem conhecidos. A alta ingestão de grãos integrais está associada a um menor risco de doenças crônicas como diabete tipo 2 e doença cardiovascular. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito deste tipo de alimentação sobre a mortalidade.

Ou pouco se sabia! Na última semana foi publicada online uma pesquisa na revista científicaJAMA Internal Medicine. O objetivo do estudo foi investigar a associação entre o consumo de grão integrais na dieta e o risco de mortalidade.

Os dados foram obtidos de dois grandes estudos de longo prazo onde mais de 118 mil pessoas foram acompanhadas de 1986 a 2010. Os participantes preenchiam questionários sobre a sua ingestão de grãos integrais a cada 2 a 4 anos.

Os resultados mostraram uma clara evidência que nos grupos que ingeriam maior quantidade de grãos integrais a mortalidade no período foi menor, chegando a ser 33% menor nos grupos de maior ingestão quando comparados com os de menor ingestão. Estes resultados permitem inferir queuma dieta rica em grãos pode colaborar para a saúde e extensão do tempo de vida.

As razões que levam os alimentos integrais a serem mais saudáveis estão associadas à composição dos grãos e a alteração desta composição produzido pelo refino quando ocorre a industrialização. Um grão integral é composto de três partes: a casca ou pericarpo, que dá origem ao farelo, o germe e o endosperma. A casca é rica em fibras que torna a digestão mais lenta, impedindo aumentos bruscos do açúcar no sangue. Além disso, tanto a casca quanto o germe contém um grande número de vitaminas, minerais, nutrientes e antioxidantes.Estima-se que o refinamento dos grãos, que ficam sem a casca e o germe, produz uma perda de 25% da proteína e 17 nutrientes contidos no grão integral.

Um fator adicional no benefício à saúde é que a ingestão de grãos integrais produz uma sensação de saciedade, o que diminui a ingestão calórica total e colabora decisivamente para o controle do peso.

Sendo assim, arroz integral, quinoa, aveia, farinha integral e seus alimentos derivados são ótimas opções para uma vida longa e com boa saúde.

Autor:Dr. Gilberto Sanvitto - ABC da Saúde

Referência Bibliográfica

  • -JAMA Internal Medicine January 05, 2015. doi:10.1001/jamainternmed.2014.6283

RECOMENDADO PARA VOCÊ

SAL DEMAIS FAZ MAL À SAÚDE
SAL: NECESSÁRIO, MAS NA MEDIDA CERTA
MENOS SAL É IGUAL A CORAÇÃO MAIS SAUDÁVEL
HIPERTENSÃO ARTERIAL
INFARTO - O ATAQUE DO CORAÇÃO
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
QUANTO MAIS AÇÚCAR VOCÊ COME, MAIOR A CHANCE DE MORRER DO CORAÇÃO
DIABETES
ABC DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Publicado em :14/01/2015 15:17




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement