
Novo estudo demonstra mais benefícios dos grãos integrais à saúde
Os benefícios à saúde de uma dieta rica em grãos integrais já são bem conhecidos. A alta ingestão de grãos integrais está associada a um menor risco de doenças crônicas como diabete tipo 2 e doença cardiovascular. Entretanto, pouco se sabe sobre o efeito deste tipo de alimentação sobre a mortalidade.
Ou pouco se sabia! Na última semana foi publicada online uma pesquisa na revista científica JAMA Internal Medicine. O objetivo do estudo foi investigar a associação entre o consumo de grão integrais na dieta e o risco de mortalidade.
Os dados foram obtidos de dois grandes estudos de longo prazo onde mais de 118 mil pessoas foram acompanhadas de 1986 a 2010. Os participantes preenchiam questionários sobre a sua ingestão de grãos integrais a cada 2 a 4 anos.
Os resultados mostraram uma clara evidência que nos grupos que ingeriam maior quantidade de grãos integrais a mortalidade no período foi menor, chegando a ser 33% menor nos grupos de maior ingestão quando comparados com os de menor ingestão. Estes resultados permitem inferir que uma dieta rica em grãos pode colaborar para a saúde e extensão do tempo de vida.
As razões que levam os alimentos integrais a serem mais saudáveis estão associadas à composição dos grãos e a alteração desta composição produzido pelo refino quando ocorre a industrialização. Um grão integral é composto de três partes: a casca ou pericarpo, que dá origem ao farelo, o germe e o endosperma. A casca é rica em fibras que torna a digestão mais lenta, impedindo aumentos bruscos do açúcar no sangue. Além disso, tanto a casca quanto o germe contém um grande número de vitaminas, minerais, nutrientes e antioxidantes. Estima-se que o refinamento dos grãos, que ficam sem a casca e o germe, produz uma perda de 25% da proteína e 17 nutrientes contidos no grão integral.
Um fator adicional no benefício à saúde é que a ingestão de grãos integrais produz uma sensação de saciedade, o que diminui a ingestão calórica total e colabora decisivamente para o controle do peso.
Sendo assim, arroz integral, quinoa, aveia, farinha integral e seus alimentos derivados são ótimas opções para uma vida longa e com boa saúde.
Autor: Dr. Gilberto Sanvitto - ABC da Saúde
Referência Bibliográfica
- -JAMA Internal Medicine January 05, 2015. doi:10.1001/jamainternmed.2014.6283
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Publicado em : 14/01/2015 15:17
Notícias
-
Confirmado que a amamentação reduz o risco de obesidade em crianças
-
Políticas antifumo previnem milhões de mortes
Brasil é destaque na adoção das políticas da Organização Mundial da Saúde
-
Comer fora significa comer mais do que o necessário
-
Incenso e doença
-
Bebidas energéticas como ameaça à saúde
Destaques
-
Dieta do Mediterrâneo - Emagreça com Saúde
-
O PUM É COISA SÉRIA
O Que São os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90