Você quer facilitar o controle de peso?

Você quer facilitar o controle de peso? Não vá ao supermercado com fome!

Muitas pessoas sabem, empiricamente, que comprar alimentos quando se está com fome não é uma boa prática. Agora este senso comum recebe uma confirmação científica.

Foi publicado online no último dia 6 de maio, na revista médica Journal of American Medical Association, uma pesquisa evidenciando que pessoas que estavam por um tempo sem comer, compraram alimentos mais calóricos do que aqueles que fizeram um pequeno lanche antes de ir às compras. O estudo mostra também que os consumidores compram mais alimentos calóricos nos horários próximos ao jantar do que em horários mais cedo da tarde.

Este comportamento pode ser devido a um resquício evolutivo já que, nos primórdios da evolução humana, nossos ancestrais passavam por períodos de jejum relativamente longos e era essencial que os alimentos fossem os de maior densidade calórica possível. A mesma linha de argumento poderia explicar o gosto dos humanos pela ingestão de alimentos doces. Nos tempos de dificuldades de obter alimentos com alto valor energético, o processo evolutivo-adaptativo cuidou para que, quando os encontrássemos, seu consumo ficasse associado às nossas memórias como algo prazeroso, para ser repetido, e não evitado. Esta argumentação tem sido comprovada por estudos que demonstram, em indivíduos que ficaram um período em jejum, que a ingestão de alimentos mais calóricos provoca uma ativação maior em áreas cerebrais associadas à recompensa, quando comparados com a ingestão de alimentos menos calóricos.

Os autores da pesquisa salientam que mesmo curtos períodos de privação alimentar são suficientes para modificar a escolha do tipo de alimento que é comprado, preponderando os mais calóricos.

Esta questão que valoriza o momento em que é feita a compra de alimentos pode, à primeira vista, parecer um detalhe sem importância, porém as evidências deste estudo colocam a escolha do momento de ir às compras como um dos fatores que compõem o conjunto de comportamentos que caracteriza um estilo de vida saudável.

Estes resultados confirmam o que já era um conselho dado por especialistas em nutrição - não comprar alimentos quando estiver com fome, caso não tenha uma lista. A fome influencia a escolha dos alimentos e mesmo um pequeno tempo de jejum pode levar à escolha de alimentos pouco saudáveis. A vida atribulada de hoje tende a dificultar as práticas saudáveis; no entanto, comer uma fruta no caminho do supermercado pode ser uma boa ideia para economizar em peso e dinheiro e, ao mesmo tempo, esbanjar em saúde.

RECOMENDADO PARA VOCÊ

TRANSTORNO DO COMER COMPULSIVO
DESNUTRIÇÃO
OBESIDADE
DIETA DO MEDITERRÂNEO
LIVRO DIETA DO MEDITERRÂNEO

Autor:Dr. Gilberto Sanvitto - ABC da Saúde

Referência Bibliográfica

  • - Journal of American Medical Association May 6, 2013. doi:10.1001/jamainternmed. 2013.650
  • - European Journal of Neuroscience, Vol.30, pp. 1625-1635, 2009.

Publicado em :13/05/2013 10:00




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement