ASSIMETRIAS DA FACE

As assimetrias faciais, diferenças entre um lado e outro da face, são encontradas em grande número de indivíduos, em todas as populações. Na maioria das vezes estas assimetrias apresentam-se de forma suave e não chegam a perturbar a estética ou função, passando despercebida pelos observadores menos atentos, inclusive o próprio indivíduo.

Entretanto, as assimetrias, mesmo pequenas se tornam relevantes quando o próprio paciente relata a queixa. Isto pode afetar sua autoestima e deve ser considerado em acordo com a gravidade que o paciente atribui.A primeira pergunta que ocorre é por que há tantas assimetrias na face e no resto do corpo não parecem ser tão frequentes?

Uma causa pode estar no observador, que analisa a face com mais minúcias do que o resto do corpo.

Porém, realmente, a face é muito suscetível à assimetrias, porque nela estão os sentidos da fala, mastigação, deglutição, respiração e visão, o que pode funcionar de maneira diferente nos dois lados, como, por exemplo, o desvio do septo, que provoca a respiração mais forte de um lado, vícios de mastigação de um só lado e outras diferenças nas funções, as quais quando vêm desde criança, modificam a própria estrutura esquelética da face.

De qualquer maneira, o importante é buscar a causa da anomalia. Dependendo dela e da gravidade da assimetria, será determinado o tratamento.

Casos de origem traumática, geralmente, são os mais simples no que se refere ao diagnóstico e o tratamento, dependendo da gravidade pode ser cirúrgico, necessário tomografia para avaliação completa. O tratamento cirúrgico tem excelentes possibilidades de solução satisfatória.

Os casos patológicos, em que a assimetria é provocada por abscessos, podem ser simples e passageiros quando fruto de infecção na raiz de um dente. Eliminando-se a infecção, a assimetria deve desaparecer.

Os casos patológicos devido a tumores são mais graves e devem ser diagnosticados e tratados com urgência.

São frequentes as assimetrias nos olhos, mais precisamente nas pálpebras, as quais se mostram com abertura ou formato diferente de um lado e outro da face. Pequenas diferenças podem ser amenizadas com maquilagem inteligente. Quando a diferença é grande e perturbadora, um hábil cirurgião plástico pode solucionar.

Algumas assimetrias na estrutura óssea da face podem ser tratadas, sem cirurgia, quando o diagnóstico é feito em crianças. Em adultos, o tratamento é cirúrgico, seja constitucional ou traumático.

Igualmente frequentes são os desvios funcionais da mandíbula, muitas vezes causados pela oclusão dos dentes. Estes, quando não geraram assimetrias ósseas na infância, podem ser tratados com êxito com a ortodontia.

O tratamento das assimetrias faciais e a previsão dos resultados (prognóstico) são diferentes, conforme a idade do paciente, a área afetada e a causa do problema (etiologia).

O paciente deve informar detalhes que serão importantes no auxílio do diagnóstico das assimetrias. O relato de traumas ocorridos, história familiar. Assim como fotos familiares e da infância poderão auxiliar.

Exames complementares são fundamentais no auxílio do diagnóstico. A radiografia panorâmica, a radiografia póstero-anterior (PA) de crânio e de mandíbula, geralmente, precisam ser solicitadas. A tomografia computadorizada em cortes coronais e axiais e a telerradiografia de perfil podem, também, ser necessárias.

A cirurgia estética e funcional da parte esquelética da face (cirurgia ortognática) tem amplas aplicações e os resultados podem ser excelentes, devolvendo a autoestima do paciente.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Dores na Face  Aproximadamente 25% à 45% da população em geral apresenta ou já apresentou algum sinal ou sintoma de Disfunções Temporomandibulares (DTM).

Dentes na Aparência Física  Padrões de beleza variam de cultura para cultura, mas a maioria das pessoas valorizam muito mais características faciais bem equilibradas, principalmente na região da boca.

Cirurgia Plástica de Queixo (Mentoplastia)  A mentoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismos ou outras doenças.

Rejuvenescimento Facial  A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das "bochechas", no "queixo duplo", no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Fratura Mandibular  O osso mandibular, em conjunto com os ossos nasais, é uma das estruturas mais acometidas nas fraturas de face.

Rinoplastia - Cirurgia Plástica no Nariz  A rinoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no nariz. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças.

Implantes Dentais Osseointegrados  Consiste em um cilindro de titânio que se comporta como uma raiz dentária artificial. Apresenta rosca interna e externa. A externa é para aumentar a área de integração com o osso e a interna para suportar a futura prótese.

Mordida Errada Em Crianças: Prevenir e tratar é possível  A mordida errada pode, desde a tenra infância, afetar a estética e as funções orofaciais influenciando, portanto, no bem-estar psicológico e social da criança.

Ortodontia e Cirurgia  Os tratamentos das anormalidades dentais, maloclusões e dentes tortos são usualmente corrigidos pelo ortodontista. Anormalidades de crescimento são normalmente corrigidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

Zigoma - Fratura de Órbita  Por ser um osso proeminente em relação à face, com bastante frequência é afetado nos traumatismos de face, com fraturas demandando muitas vezes procedimentos cirúrgicos em nível hospitalar para o reparo da região.


Autor

Título: Assimetrias da Face

Link : | Data de Acesso : 27/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 810 | Palavras-Chave : Assimetrias da Face - Odontologia - assimetrias faciais , fala, mastigação, deglutição, respiração , visão , abscessos , infecção , maquilagem , maquiagem , radiografia panorâmica , radiografia póstero-anterior , tomografia computadorizada , desvios funcionais da mandíbula , cirurgia ortognática .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques