CURIOSIDADES ODONTOLÓGICAS

Você Sabia?

Os registros históricos demonstram que com o domínio do fogo e o fato do homem passar a cozinhar os alimentos, associado ao ingresso da dieta à base de amido, começaram as agressões aos dentes e suas conseqüências.
Por muitos séculos o oficio de tratar os dentes era praticado pe los barbeiros e curiosos, foi no século XVIII, devido aos trabalhos do francês PIERRE FAUCHARD que fundou-se a Odontologia moderna.
Foi em 25 de outubro de 1884, um decreto imperial criava as primeiras Faculdades de Odontologia no Brasil.
O ensino superior de Odontologia no Brasil é muito semelhante a escola Americana, ou seja, o profissional é preparado em média por 4 a 5 anos com estudos específicos na área de Odontologia, associados a conhecimentos médicos gerais.

Outras Informações Importantes

O Órgão que regula a atividade da Odontologia é o Conselho Federal de Odontologia com sede no Rio de Janeiro, nos esta dos como o Rio Grande do Sul existe o Regional- CROIRS, em Porto Alegre.

ABO- Associação Brasileira de Odontologia é maior associação com objetivos científicos que promove eventos no Brasil para a chamada educação continuada dos profissionais, é claro existem outras nacionais e regionais com os mesmos propósitos. A ABO/RS é a secção no estado do Rio Grande do Sul da ABO/Nacional, com sede em Porto Alegre.

A Odontologia possui as seguintes Especialidades:

Cirurgia
Dentística
Endodontia
Odontologia Legal
Odontologia em Saúde Coletiva
Odontopediatria
Ortodontia e Ortopedia Facial
Patologia Bucal
Periodontia
Prótese Buco- Maxilo-Facial
Prótese Dentária
Radiologia
Implantodontia
Estomatologia

Endodontia:É a parte da Odontologia que estuda todas as relações do órgão pulpar (polpa-nervo), com as demais estruturas do dente, cavidade oral, cabeça e do homem como um todo indivisível.

Anamnese:Esta palavra possui um significado muito importante para você cliente e para nós profissionais, pois é como podemos conhecer a sua saúde, suas particularidades, suas experiências anteriores em saúde e tratamentos. Através da anamnese tomamos conhecimento das informações particulares do paciente. Estas devem ser registradas pelos profissionais em suas fichas de consultório. Quem for alérgico ou sensível a qualquer substância deve quando em Anamnese referir ao seu profissional. Existem várias drogas que causam hipersensibilidade, por exemplo, a Penicilina, o AAS, o camarão etc.

Atenção

Você deve colocar em sua Carteira de Identidade escrita a máquina e colada com durex o nome da substância que você é sensível. Isto se deve, porque nas condições de perda de sentidos, em que haja a necessidade de atendimento em hospital, a primeira atitude é buscar identificar a vítima, neste momento o atendente tomaria conhecimento de sua especial característica de ser sensível a uma substância. Esta conduta pode evitar grandes transtornos na recuperação de sua saúde.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Laser na Odontologia  A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração

Eletromiografia na Odontologia  Em 1981 com o advento do computador pessoal iniciou-se uma nova era em relação a diagnóstico no consultório. A eletromiografia, muito empregada em pesquisas odonto-fisiológicas, começou a ser utilizada no consultório odontológico, como meio auxiliar de diagnóstico.

Terminologia Pacientes Especiais na Odontologia  A terminologia “pacientes com necessidades especiais (PNE)” vem substituindo os já tão conhecidos e utilizados termos “portadores de deficiência” e excepcionais. Vem sendo evitada também a palavra portadores.

Pacientes Especiais na Odontologia  O conhecimento da odontologia, prevenindo e tratando infecções bucais, aliado às atividades multidisciplinares na área da saúde, colabora no tratamento integral e resolutivo dos pacientes transplantados.

Pacientes Oncológicos na Odontologia  Complicações bucais mais freqüentes da radioterapia de cabeça e pescoço, as quais dependem da dose, do tempo e do campo exposto à radiação

Endodontia (Tratamento de Canal) de Dentes Jovens  O tratamento de canal convencional visa a remoção (limpeza) do conteúdo total do canal do dente, seja de uma polpa inflamada.

Pacientes Com Necessidades Especiais  Na odontologia os cuidados são os mesmos para todos os pacientes sejam ou não portadores de necessidades especiais. Além de todos estes cuidados, alguns PNE necessitam outras atenções, em acordo com suas deficiências e potencialidades.

Fistula e Dentes  Fístula é um sinal clínico de que na região de seu aparecimento existe infecção em atividade. São entidades clínicas que caracterizam-se pela manifestação muito próxima da origem infecciosa.

Remédios na Odontologia  Tomar medicamento deve ser sempre no sentido de combate a uma doença, obedecendo regras, como a dose, tempo ou intervalos e duração até debelar o quadro.

Dentes Tortos, Correção Com e Sem Extrações  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.


Autor

Título: Curiosidades da Odontologia

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 3021 | Palavras-Chave : Curiosidades da Odontologia - Odontologia - Curiosidades Odontologia , Peculiaridades da Odontologia , Odontologia moderna , Conselho Federal de Odontologia , Associação Brasileira de Odontologia .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.