ELETROMIOGRAFIA NA ODONTOLOGIA
Em 1981 com o advento do computador pessoal iniciou-se uma nova era em relação a diagnóstico no consultório. A eletromiografia, muito empregada em pesquisas odonto-fisiológicas, começou a ser utilizada no consultório odontológico, como meio auxiliar de diagnóstico. As avaliações de atividade muscular nessa época eram feitas através de números e poucos gráficos, atualmente interfaces extremamente amigáveis e programas de fácil entendimento e manejo, que rodam em Windows, possibilitam ao cirurgião-dentista saber, com segurança, da atividade dos músculos da face.
Objetivos da Eletromiografia do Sistema Estomatognático é mensurar a atividade elétrica dos músculos do sistema mastigatório, avaliando os movimentos simultâneos bilaterais.
Alguns pacientes com dor facial apresentam manifestação dolorosa à palpação na musculatura correspondente, porém, ao exame eletromiográfico observa-se ausência de hiperatividade nesses músculos, sugerindo que pacientes com dor podem estar com o sistema muscular enfraquecido não suportando o uso repetido às solicitações de interferências oclusais ou a atos parafuncionais. (tipo bruxismo e outros). Indivíduos com músculos elevadores da mandíbula fracos estarão mais suscetíveis a dor quando da existência de sobrecarga.
A eletromiografia funcional, como exame complementar a eletromiografia fornece informações a respeito da atividade muscular com a mandíbula em função. Os registros funcionais comumente efetuados são:
![]() | Oclusão dental |
![]() | Deglutição de saliva |
![]() | Movimento de lateralidade |
![]() | Mastigação |
![]() | Fala |
Importância Clínica da Eletromiografia
Observar a existência de hiperatividade da musculatura, através da eletromiografia, relacionada com a presença de dor muscular à palpação pode levar à conclusão de ser a hiperatividade causa da dor.
Deve-se suspeitar de inflamação muscular (miosite) em pacientes que apresentam dor muscular à palpação e pouca atividade muscular em repouso, o que é muito bem avaliado pelo exame clínico somado a eletromiografia.
Importantes observações como a hiperatividade unilateral do masseter e temporal, o início e intensidade da atividade dos músculos de um lado e o outro da face, são informações que a eletromiografia oferece e que podem ser conclusivos para o diagnóstico e tratamento de rotação mandibular, assimetrias estruturais da face ou oclusão dentária.
Também a eletromiografia induz ao diagnóstico nos casos em que os movimentos de abertura e fechamento da boca não são feitos de forma normal em movimento linear. Da mesma forma a velocidade de abertura e fechamento da mandíbula pode ser de importância para o diagnóstico diferencial dos problemas de dor facial e a eletromiografia oferece informações que podem ser decisivas.
Algumas vezes é difícil diferenciar a origem da dor orofacial, que pode ser dentro da própria articulação da mandíbula com o crânio (ATM) o que torna o caso de maior gravidade ou se é simplesmente muscular. A observação da atividade muscular nos movimentos mandibulares pode ser um fator decisivo.
Considerando que os problemas de desordens da oclusão dentária geram distúrbios na musculatura e que, conseqüentemente, podem chegar a graves lesões intra ATM, conclui-se que quando mais precoce o diagnóstico melhor será o prognóstico de tratamento, sendo que eletromiografia oferece importante ferramenta para complementar este diagnóstico.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Laser na Odontologia A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração
Terminologia Pacientes Especiais na Odontologia A terminologia “pacientes com necessidades especiais (PNE)” vem substituindo os já tão conhecidos e utilizados termos “portadores de deficiência” e excepcionais. Vem sendo evitada também a palavra portadores.
Pacientes Especiais na Odontologia O conhecimento da odontologia, prevenindo e tratando infecções bucais, aliado às atividades multidisciplinares na área da saúde, colabora no tratamento integral e resolutivo dos pacientes transplantados.
Pacientes Oncológicos na Odontologia Complicações bucais mais freqüentes da radioterapia de cabeça e pescoço, as quais dependem da dose, do tempo e do campo exposto à radiação
Remédios na Odontologia Tomar medicamento deve ser sempre no sentido de combate a uma doença, obedecendo regras, como a dose, tempo ou intervalos e duração até debelar o quadro.
Pacientes Com Necessidades Especiais Na odontologia os cuidados são os mesmos para todos os pacientes sejam ou não portadores de necessidades especiais. Além de todos estes cuidados, alguns PNE necessitam outras atenções, em acordo com suas deficiências e potencialidades.
Autor
Título: Eletromiografia na Odontologia
Link : https://www.abcdasaude.com.br/odontologia/eletromiografia-na-odontologia | Data Publicação/Revisão: 26/10/2009 | 05/01/2010 Data de Acesso: 23/01/2021 - Código do Conteúdo : Artigo 719 | Palavras-Chave : Eletromiografia na Odontologia - Odontologia - pesquisas odonto-fisiológicas , atividade muscular , atividade elétrica , interferências oclusais , bruxismo , dor orofacial , ATM .
Aviso Legal
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização
mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem
autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade
exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo
editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do
site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos
expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma,
ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2019 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a
reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.
Notícias
-
Álcool na adolescência pode prejudicar funções cerebrais para sempre
-
Trabalhar demais aumenta o risco de derrame e doença cardíaca
-
Cresce o uso de medicamentos para déficit de atenção entre crianças e jovens saudáveis
-
Quatro anos de vida: este é o preço da obesidade
-
Ar poluído provoca câncer
Destaques
-
Dieta do Mediterrâneo - Emagreça com Saúde
-
O PUM É COISA SÉRIA
O Que São os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90