ELETROMIOGRAFIA NA ODONTOLOGIA

Em 1981 com o advento do computador pessoal iniciou-se uma nova era em relação a diagnóstico no consultório. A eletromiografia, muito empregada em pesquisas odonto-fisiológicas, começou a ser utilizada no consultório odontológico, como meio auxiliar de diagnóstico. As avaliações de atividade muscular nessa época eram feitas através de números e poucos gráficos, atualmente interfaces extremamente amigáveis e programas de fácil entendimento e manejo, que rodam em Windows, possibilitam ao cirurgião-dentista saber, com segurança, da atividade dos músculos da face.

Objetivos da Eletromiografia do Sistema Estomatognático é mensurar a atividade elétrica dos músculos do sistema mastigatório, avaliando os movimentos simultâneos bilaterais.

Alguns pacientes com dor facial apresentam manifestação dolorosa à palpação na musculatura correspondente, porém, ao exame eletromiográfico observa-se ausência de hiperatividade nesses músculos, sugerindo que pacientes com dor podem estar com o sistema muscular enfraquecido não suportando o uso repetido às solicitações de interferências oclusais ou a atos parafuncionais. (tipo bruxismo e outros). Indivíduos com músculos elevadores da mandíbula fracos estarão mais suscetíveis a dor quando da existência de sobrecarga.

A eletromiografia funcional, como exame complementar a eletromiografia fornece informações a respeito da atividade muscular com a mandíbula em função. Os registros funcionais comumente efetuados são:

Oclusão dental
Deglutição de saliva
Movimento de lateralidade
Mastigação
Fala

Importância Clínica da Eletromiografia

Observar a existência de hiperatividade da musculatura, através da eletromiografia, relacionada com a presença de dor muscular à palpação pode levar à conclusão de ser a hiperatividade causa da dor.

Deve-se suspeitar de inflamação muscular (miosite) em pacientes que apresentam dor muscular à palpação e pouca atividade muscular em repouso, o que é muito bem avaliado pelo exame clínico somado a eletromiografia.

Importantes observações como a hiperatividade unilateral do masseter e temporal, o início e intensidade da atividade dos músculos de um lado e o outro da face, são informações que a eletromiografia oferece e que podem ser conclusivos para o diagnóstico e tratamento de rotação mandibular, assimetrias estruturais da face ou oclusão dentária.

Também a eletromiografia induz ao diagnóstico nos casos em que os movimentos de abertura e fechamento da boca não são feitos de forma normal em movimento linear. Da mesma forma a velocidade de abertura e fechamento da mandíbula pode ser de importância para o diagnóstico diferencial dos problemas de dor facial e a eletromiografia oferece informações que podem ser decisivas.

Algumas vezes é difícil diferenciar a origem da dor orofacial, que pode ser dentro da própria articulação da mandíbula com o crânio (ATM) o que torna o caso de maior gravidade ou se é simplesmente muscular. A observação da atividade muscular nos movimentos mandibulares pode ser um fator decisivo.

Considerando que os problemas de desordens da oclusão dentária geram distúrbios na musculatura e que, conseqüentemente, podem chegar a graves lesões intra ATM, conclui-se que quando mais precoce o diagnóstico melhor será o prognóstico de tratamento, sendo que eletromiografia oferece importante ferramenta para complementar este diagnóstico.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Curiosidades da Odontologia  Os registros históricos demonstram que com o domínio do fogo e o fato do homem passar a cozinhar os alimentos, associado ao ingresso da dieta à base de amido, começaram as agressões aos dentes e suas conseqüências.

Laser na Odontologia  A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração

Terminologia Pacientes Especiais na Odontologia  A terminologia “pacientes com necessidades especiais (PNE)” vem substituindo os já tão conhecidos e utilizados termos “portadores de deficiência” e excepcionais. Vem sendo evitada também a palavra portadores.

Pacientes Especiais na Odontologia  O conhecimento da odontologia, prevenindo e tratando infecções bucais, aliado às atividades multidisciplinares na área da saúde, colabora no tratamento integral e resolutivo dos pacientes transplantados.

Pacientes Oncológicos na Odontologia  Complicações bucais mais freqüentes da radioterapia de cabeça e pescoço, as quais dependem da dose, do tempo e do campo exposto à radiação

Remédios na Odontologia  Tomar medicamento deve ser sempre no sentido de combate a uma doença, obedecendo regras, como a dose, tempo ou intervalos e duração até debelar o quadro.

Pacientes Com Necessidades Especiais  Na odontologia os cuidados são os mesmos para todos os pacientes sejam ou não portadores de necessidades especiais. Além de todos estes cuidados, alguns PNE necessitam outras atenções, em acordo com suas deficiências e potencialidades.








Autor

Título: Eletromiografia na Odontologia

Link : | Data de Acesso : 08/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 719 | Palavras-Chave : Eletromiografia na Odontologia - Odontologia - pesquisas odonto-fisiológicas , atividade muscular , atividade elétrica , interferências oclusais , bruxismo , dor orofacial , ATM .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.