MINI - IMPLANTES PARA ANCORAGEM ORTODÔNTICA

Com o advento da fixação interna rígida através de placas e parafusos de titânio para a correção das fraturas (figura 1) e mais recentemente com o crescimento do uso de implantes dentários de titânio, chegou-se ao consenso de que o titânio é um material que reúne quase todas as características biológicas indispensáveis para a biossegurança aos tecidos moles e duros do complexo maxilofacial.
Micro placas e parafusos de titânio

1.Micro placas e parafusos de titânio

Neste contexto, a modificação do formato e das características dos parafusos de titânio para o uso na ortodontia, baseado em estudos clínicos, fez com que a técnica para ancoragem absoluta através dos mini implantes ortodônticos seja hoje uma realidade, tornando o tratamento menos incômodo e mais eficiente.

Ainda hoje existem certas situações ortodônticas que demandam grandes dificuldades técnicas, tais como a distalização e intrusão de molares. A ancoragem óssea absoluta obtida com os mini implantes ortodônticos veio simplificar o trabalho do ortodontista nestes casos específicos (figura 2).
Micro placas e parafusos de titânio

2.Mini implantes ortodônticos

A técnica de inserção dos mini-implantes ortodônticos é bastante simples. Sob anestesia local, seleciona-se o local de seleção dos implantes, geralmente entre as raízes dos dentes envolvidos, tanto na mandíbula, mas especialmente na maxila. Faz-se pequena incisão no local e insere-se o mini-implante, manualmente ou com uso de brocas. Quase sempre não são necessárias suturas, já que a incisão é mínima e a recuperação é indolor e rápida (figura 3).
Micro placas e parafusos de titânio

3.Mini implante em posição

A presença de um anteparo metálico dentro do tecido ósseo permite que o ortodontista faça movimentos mais precisos e mais rápidos utilizando o mini implante como âncora, reduzindo o tempo de ortodontia, já que a técnica de ancoragem fixa permite os movimentos necessários para o bom andamento do planejamento.

Outras vantagens do tratamento ortodôntico com o auxílio de mini implantes são o menor tempo de tratamento ortodôntico e consequentemente a redução nos custos, o reduzido tempo cirúrgico, a técnica pouco invasiva, a eliminação da necessidade do uso de aparelhos extra-orais, tamanho reduzido dos mini implantes o que possibilita o seu uso em quase todas as situações clínicas, capacidade de suportar grandes forças ortodônticas, e a possibilidade de movimentação sem interferir na estabilidade dos dentes pilares.

Como conclusão, a técnica dos mini-implantes ortodônticos é totalmente segura, otimizando os resultados finais e reduzindo o tempo de tratamento.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Informações Sobre Ortodontia  O que é Ortodontia? Ortodontia é um ramo da odontologia que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e facias.

Ortodontia Invisível  Várias opções de aparelhos foram desenvolvidas, no sentido de tornar o tratamento ortodôntico menos doloroso e muito mais estético

Fonoaudiologia e Ortodontia  Alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.

Ortodontia e Cirurgia  Os tratamentos das anormalidades dentais, maloclusões e dentes tortos são usualmente corrigidos pelo ortodontista. Anormalidades de crescimento são normalmente corrigidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

Ortodontia Lingual: O Fim do Sorriso Metálico?  O comprometimento estético durante a ortodontia convencional é algo notório, visto que grande parte da população adulta procura melhorar a estética do sorriso e, até pouco tempo atrás, era obrigado a portar aparelhos antiestéticos durante o tratamento.

Dentes Tortos, Correção Com e Sem Extrações  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.

Cirurgia Plástica de Queixo (Mentoplastia)  A mentoplastia é a cirurgia para correção de deformidades no mento ou queixo. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismos ou outras doenças.

Respiração, Os Dentes e a Face  Atualmente, os problemas respiratórios na infância estão cada vez mais freqüentes, porém pouca gente sabe, da relação desses problemas, principalmente nas crianças que respiram constantemente pela boca, com os problemas ortodônticos, a maloclusão dentária.

Dentes do Siso  Órgão dentário que, mesmo completamente desenvolvido, não fez sua erupção na época normal, encontrando-se totalmente rodeado por tecido ósseo ou por tecido ósseo e mucosa

Assimetrias da Face  As assimetrias faciais, diferenças entre um lado e outro da face, são encontradas em grande número de indivíduos, em todas as populações. Na maioria das vezes estas assimetrias apresentam-se de forma suave e não chegam a perturbar a estética ou função, passando despercebida pelos observadores menos atentos, inclusive o próprio indivíduo.


Autor

Título: Mini Implante de Ancoragem Ortodôntica

Link : | Data de Acesso : 27/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 798 | Palavras-Chave : Mini Implante de Ancoragem Ortodôntica - Odontologia - fixação interna rígida , parafusos de titânio , implantes dentários , complexo maxilofacial , aparelhos extra-orais , ortodontia , mandíbula .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques