Mordida errada em crianças: prevenir e tratar é possível

Sucessivas gerações de crianças crescem e se desenvolvem sem cáries. A maioria sequer ouviu falar em brocas de dentista ou anestesia. Desconhecem o que é dor de dente. Ao contrário, desde pequenos já reconhecem como se proteger das cáries: escovar os dentes com creme dental com flúor, usar o fio dental, e também quando comer doces fazê-lo com moderação.

Sem esquecer, é claro, de uma visita preventiva ao dentista. Essa façanha no comportamento da saúde bucal é resultado de uma profunda mudança nos conceitos sobre a cárie. O reflexo maior dessa mudança é a possibilidade de praticar a prevenção.

Em contraste, outro grande problema tem sido muito frequente: a má-oclusão ou mordida errada. A mordida errada ocorre em cerca de sete entre dez crianças. E já podemos encontrá-la nessa proporção em crianças com dentes de leite. A mordida errada, que inicia na infância, pode se tornar muito agravada na adolescência. E a mordida errada prejudica a qualidade de vida em qualquer idade.

A mordida errada pode, desde a tenra infância, afetar a estética e as funções orofaciais influenciando, portanto, no bem-estar psicológico e social da criança. A qualidade de vida na Odontologia possui três componentes: redução da dor, melhora da estética e melhora da função mastigatória. As crianças precisam receber integralmente essa proteção.

A boa notícia é que, assim como as grandes conquistas na prevenção das cáries, a Odontologia dispõe de uma especialidade voltada à prevenção e tratamento da mordida errada que inicia na infância. A especialidade chama-se Ortopedia Funcional dos Maxilares ou OFM. Aliada à Odontopediatria, a OFM completa um arsenal de poderosos recursos para cessar o problema da mordida errada no seu início.

O ortopedista funcional dos maxilares vigia cada etapa do desenvolvimento da dentição sempre com objetivo de proporcionar a construção de um belo sorriso. Muitas vezes, a mordida errada pode ser resolvida com medidas simples sem o uso de aparelhos. O especialista em OFM usa uma técnica chamada ajuste oclusal. Não dói nada, e pode liberar a criança do dentista em duas consultas ou em até seis meses.

Em outras situações, o especialista em OFM poderá usar, além do ajuste oclusal, aparelhos ortopédicos funcionais. Esses aparelhos corrigem todo tipo de mordida errada na infância. Além disso, melhoram a estética do rosto, auxiliam a respiração pelo nariz, melhoram a forma de engolir, falar e mastigar. O tratamento, nesses casos, poderá ser mais extenso, mas da mesma forma que o ajuste oclusal, o uso de aparelhos funcionais jamais envolvem dor. Além disso, os aparelhos são super coloridos, o que aumenta o interesse das crianças pelo tratamento. Os aparelhos funcionais são removíveis e permitem total higiene dos dentes.

Assim como na prevenção das cáries, a modificação dos hábitos alimentares parece ser importante na prevenção da mordida errada. Seguem orientações que, se forem adotadas desde o nascimento, poderão ter impacto significativo para coibir a formação da mordida errada.

Do nascimento até o aparecimento dos primeiros dentes de leite: amamentar exclusivamente no peito é suficiente para saúde geral do bebê e um excelente estímulo para o desenvolvimento da boca. Deve-se evitar a sucção fácil como o uso de mamadeiras, o uso de chás, bem como a introdução de outros alimentos. Em caso de impedimento do aleitamento natural, usar o copo.
Até completar todos os dentes de leite (cerca de dois anos e meio de idade): Com o desmame natural fazer a introdução gradativa de alimentos sólidos com variada textura, sabor e cor, aumentando gradativamente sua consistência, optando por alimentos mais fibrosos que exijam esforço mastigatório como vegetais. Evitar o uso de líquidos durante as refeições.
Até o aparecimento do primeiro molar permanente (cerca de seis anos de idade): oferecer fartamente alimentos ricos em fibras, frutas, verduras, cereais, restringindo o uso de bebidas altamente calóricas como refrigerantes gasosos e sucos adoçados.

Outro fator importante ligado ao estabelecimento e agravo da mordida errada, gerador de uma deterioração geral na qualidade de vida da criança, é a respiração pela boca. A respiração pela boca deve ser tratada e controlada por um médico e o seu tratamento jamais deve ser postergado.Segue uma relação de alguns tipos de mordida errada que podem ser corrigidos na infância com técnicas ortopédicas funcionais: mordida aberta, mordida cruzada, queixo para trás, queixo para frente, queixo desviado para o lado, dentes tortos, falta de espaço para os dentes, sorriso gengival.

Todo cirurgião-dentista está habilitado a orientar a família e seus pacientes para busca de auxílio oportuno na correção da mordida errada. Porém, cabe ressaltar que no tratamento da mordida errada a tradicional orientação “tem de esperar” está obsoleta e deve ser substituída por uma nova visão que se resume em: Acompanhar o desenvolvimento equilibrado, ao invés de acompanhar o agravamento do desequilíbrio.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Criança e Os Dentes  É sumamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados decíduos, dentes-de-leite ou dentes temporários. Eles realmente são temporários, porém nem por isto devem ser descuidados.

Expansão das Arcadas Dentárias  Expandir as arcadas dentárias é aumentá-las em sua largura e/ou em seu comprimento, o que aumenta o tamanho do arco dentário.

Dentes Tortos, Correção Com e Sem Extrações  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.

Expansão das Arcadas Dentárias  Expandir as arcadas dentárias é aumentá-las em sua largura e/ou em seu comprimento, o que aumenta o tamanho do arco dentário.

Informações Sobre Ortodontia  O que é Ortodontia? Ortodontia é um ramo da odontologia que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e facias.

Ortodontia Invisível  Várias opções de aparelhos foram desenvolvidas, no sentido de tornar o tratamento ortodôntico menos doloroso e muito mais estético

Fonoaudiologia e Ortodontia  Alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.

Ortodontia e Cirurgia  Os tratamentos das anormalidades dentais, maloclusões e dentes tortos são usualmente corrigidos pelo ortodontista. Anormalidades de crescimento são normalmente corrigidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

Ortodontia Lingual: O Fim do Sorriso Metálico?  O comprometimento estético durante a ortodontia convencional é algo notório, visto que grande parte da população adulta procura melhorar a estética do sorriso e, até pouco tempo atrás, era obrigado a portar aparelhos antiestéticos durante o tratamento.

Dentes Tortos  A Ortodontia, ramo da odontologia que se dedica à correção da oclusão dentária (maneira como os dentes fecham,ocluem os de cima com os de baixo) e dos dentes tortos, alcançou tamanho desenvolvimento técnico, nos últimos anos, que permite ao especialista a realização de tratamentos eficientes com excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.


Autor

Título: Mordida Errada Em Crianças: Prevenir e tratar é possível

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 701 | Palavras-Chave : Mordida Errada Em Crianças: Prevenir e tratar é possível - Odontologia - estética , funções orofaciais , saúde bucal , má-oclusão , função mastigatória , bem-estar psicológico .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.