NOVO SISTEMA INVISÍVEL PARA CORRIGIR DENTES TORTOS

O que é o Sistema Invisível ?

O Sistema Invisível consiste na possibilidade de fazer um tratamento ortodôntico sem uso de bráquetes ou fios, pois este sistema proporciona a movimentação dentária a partir da troca de uma sequência de alinhadores. Alinhadores são placas de acetato (plástico) que copiam exatamente o formato dos dentes. Para que a movimentação dentária ocorra, existe uma pequena diferença de um alinhador para o outro (no máximo 0,25mm) e com o uso somente por 15 dias de cada alinhador teremos como resultado a movimentação dentária prevista.

Há quanto tempo teve início este tipo de tratamento?

As pesquisas com este sistema iniciaram em 1997. De fato, este aparelho começou a ser comercializado nos EUA em 1998 e no Brasil em 2002.


Publicidade/Advertisement

O aparelho invisível é indicado para todos os tipos de problemas (más-oclusões) e pacientes?

Este sistema trata vários tipos de más-oclusões, mas, em alguns casos, não substitui por completo os aparelhos ortodônticos fixos. Sua aplicação necessita de uma indicação precisa, assim como um tratamento convencional. Este tipo de tratamento é indicado para tratamentos de uma dentição adulta (segundo molares em posição). Alguns casos de pacientes com dentes em erupção também podem ser usados (a partir de 11 anos de idade). Somente um ortodontista treinado poderá dizer se o caso pode ser tratado com aparelhos alinhadores.

Qual o diferencial do Sistema Invisível?

Para o paciente, o maior diferencial é a estética, a transparência dos alinhadores. Muitos pacientes que estão na mídia (jornalistas, atores, modelos, apresentadores), usam este aparelho e ninguém consegue perceber, até mesmo quando aparecem em close na televisão. Por ser removível, também favorece a questão da higiene e conforto. O paciente é orientado a remover os alinhadores para se alimentar, portanto, a higienização e a alimentação continuam sendo as mesmas durante o tratamento.

A ausência dos bráquetes elimina o desconforto causado pelo seu volume dentro da boca. Já para o ortodontista, o grande diferencial não são os alinhadores, mas sim a possibilidade de fazer o tratamento de maneira “virtual”. O Ortodontista encaminha moldagens das arcadas para os EUA, juntamente com seu plano de tratamento. As moldagens são escaneadas em um tomógrafo computadorizado e seguindo o plano de tratamento do doutor, técnicos utilizam um software específico para fazer os dentes movimentarem, utilizando as imagens 3-D.

O Ortodontista recebe pela internet uma sequência de imagens formando um “filme” de toda a evolução do caso, do início ao fim, ficando definido nesta etapa quantos alinhadores serão necessários para aquele paciente e em que posição os dentes ficarão ao final do tratamento. Nesta fase, o ortodontista tem um trabalho importante, desenhando o tratamento de acordo com seus objetivos, já que ele pode pedir modificações e alterações para o técnico. Após concluída a fase de elaboração do tratamento virtual, os alinhadores serão confeccionados todos de uma vez, com base nestas imagens 3-D.

Este é um novo conceito de tratar pacientes, o tempo de cadeira e de procedimentos clínicos são reduzidos e o que mais conta é o conhecimento ortodôntico de cada profissional para desenhar o tratamento de seus pacientes, valorizando a formação do especialista.

Em comparação com tratamentos convencionais, qual apresenta melhor condição de higiene?

Apesar de termos a percepção do alinhador recobrir a gengiva marginal livre, e assim proporcionar um ambiente favorável ao acúmulo de placa e desenvolvimento bacteriano, foi comprovado em pesquisas clínicas científicas que o paciente em tratamento com alinhadores apresenta uma melhor higiene se comparado ao tratamento convencional. Por este motivo, o alinhador tornou-se o aparelho de eleição para pacientes que já tiveram comprometimento periodontal e necessitam de tratamento ortodôntico.

Todo Ortodontista faz este tipo de tratamento?Para o Ortodontista aplicar o aparelho alinhador, ele necessita fazer um curso de credenciamento. Apesar do tratamento parecer simples, o entendimento do novo conceito, sua aplicação e limitação, do processo manufatura e logística são fundamentais para obter bons resultados clínicos.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Informações Sobre Ortodontia  O que é Ortodontia? Ortodontia é um ramo da odontologia que especializa-se no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e facias.

Ortodontia Invisível  Várias opções de aparelhos foram desenvolvidas, no sentido de tornar o tratamento ortodôntico menos doloroso e muito mais estético

Fonoaudiologia e Ortodontia  Alterações dentárias e ósseas podem interferir nas funções de mastigar, deglutir, falar e respirar. Assim como estas mesmas funções, quando não estão sendo realizadas de maneira adequada, podem causar ou contribuir para o surgimento de alterações dentárias.

Ortodontia e Cirurgia  Os tratamentos das anormalidades dentais, maloclusões e dentes tortos são usualmente corrigidos pelo ortodontista. Anormalidades de crescimento são normalmente corrigidas pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

Ortodontia Lingual: O Fim do Sorriso Metálico?  O comprometimento estético durante a ortodontia convencional é algo notório, visto que grande parte da população adulta procura melhorar a estética do sorriso e, até pouco tempo atrás, era obrigado a portar aparelhos antiestéticos durante o tratamento.

Dentes Tortos, Correção Com e Sem Extrações  Em alguns casos, para que se consigam os melhores resultados, tanto estéticos quanto funcionais, é necessário extrair dentes. Não é certo generalizar, tanto para o lado das extrações quanto para não extrações. Cada caso é um caso e isto é sempre avaliado com extremo critério pelo especialista em ortodontia.

Correção de Dentes Tortos  Você sente que está necessitando de tratamento ortodôntico? Esta é uma situação que deve ser muito bem definida. O que você pretende de um tratamento ortodôntico pode ser diferente do que o ortodontista entende que deve tratar.

Expansão das Arcadas Dentárias  Expandir as arcadas dentárias é aumentá-las em sua largura e/ou em seu comprimento, o que aumenta o tamanho do arco dentário.

Dentes Tortos  A Ortodontia, ramo da odontologia que se dedica à correção da oclusão dentária (maneira como os dentes fecham,ocluem os de cima com os de baixo) e dos dentes tortos, alcançou tamanho desenvolvimento técnico, nos últimos anos, que permite ao especialista a realização de tratamentos eficientes com excelentes resultados, tanto estéticos quanto funcionais.

Mini Implante de Ancoragem Ortodôntica  O titânio é um material que reúne quase todas as características biológicas indispensáveis para a biossegurança aos tecidos moles e duros do complexo maxilofacial.


Autor

Título: Novo Sistema Invisível Para Corrigir Dentes Tortos

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 708 | Palavras-Chave : Novo Sistema Invisível Para Corrigir Dentes Tortos - Odontologia - tratamento ortodôntico , bráquetes , movimentação dentária , ortodontista , tratamento virtual .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.