Acidente, queda de dente, o que fazer? AVULSÃO

Acidente, queda de dente, o que fazer?

Avulsão é a queda de um ou mais dentes por acidente com a saída total do alvéolo da peça dentária. As agressões na face tem como local mais freqüente de conseqüências os dentes anteriores superiores e em segundo plano os inferiores. Os pacientes jovens são as maiores vítimas, pelo comportamento mais agressivo nas brincadeiras, pelo estágio de evolução dos dentes em relação a idade. Ocorrido o acidente e constatada a avulsão deve a vítima ou o socorrente recolher o(s) dente(s) se possível recolocando-o no alvéolo, nas situações em que não for possível, deve-se acondicionar em lenço ou pano o(s) dente(s) umedecidos e limpos em saliva do próprio acidentado ou do socorrente, água ou leite até o local de atendimento.

Outro fator importante no atendimento é a rapidez de recolocação no alvéolo, deve ser o mais rápido possível. Nos casos em que não houver condições de atendimento imediato por razões de saúde do paciente, devemos manter o(s) dente(s) em leite, sendo recomendável o reimplante até 24h após o acidente. A tomada de decisão de realizar a recolocação, sempre recomendada pelas razões psicológicas pós-acidente, pois ocorre a restauração da parte perdida, como a permanência do dente acidentado em seu alvéolo, produz uma cicatrização de melhor futuro para estética do paciente. Aconselhamos para este atendimento os trabalhos de um Cirurgião Dentista, sempre que possível, as fases pós-acidente de tratamento tem na especialidade de Endodontia a melhor opção de resultados.

Nas avulsões a busca de atendimento deve ser rápida e o(s) dente(s) devem ser protegidos e umedecidos com saliva, leite ou água. O reimplante deve ser sempre realizado.

Trauma facial com Avulsão dentária

O progresso industrial, as grandes comunidades, a falta de educação, são hoje responsáveis pelo elevado número de acidentes, em que a cabeça, e em especial a face, recebem as conseqüências. Novos inventos, competição mais acirrada, o fascínio pelo incontrolável levam em especial os jovens a traumas graves com intercorrências de complicadas soluções. A mais grave agressão é sem dúvida a Avulsão, ou seja, a extração de uma ou mais peças dentárias. Seguidamente observamos seqüelas nas estruturas anexas de suporte como osso alveolar, mucosas e gengivas.

O primeiro atendimento é muito importante que é normalmente feito em local especializado, esta fase pode selar o sucesso da restauração dentária e facial. Suturas grosseiras, dentes mal recolocados certamente responderão como insucesso final de seqüelas estéticas irreversíveis, O cirurgião dentista especializado em cirurgia possui conhecimentos para buscar o melhor resultado final. O atendimento ao traumatizado não cessa após esta fase, é importante e vital a colaboração e acompanhamento do Endodontista nas fases de manutenção e final do caso. Do momento do acidente ao primeiro atendimento os fatores, tempo, cuidados com a(s) peça(s) dentárias, contenção, cuidados endodônticos, determinam o prognostico do caso.

Atualmente, os especialistas retardam os processos de rejeição, quanto mais rápida for a primeira intervenção e boa manutenção, mais retardo, ou seja, mais tempo de vida na cavidade oral acidentada. Os casos sem estas regras, sempre resultam em mudança de cor dos dentes, reabsorções violentas, mobilidade, fistulas entre outras ocorrências.

Trauma facial seguido de Avulsão dentária, deve sempre, após o primeiro atendimento, receber acompanhamento do Endodontista.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Endodontia (Tratamento de Canal) de Dentes Jovens  O tratamento de canal convencional visa a remoção (limpeza) do conteúdo total do canal do dente, seja de uma polpa inflamada.

Dentes Perdidos Acidente Como Fazer  Se você presenciar alguém perdendo um dente, primeiro encontre o dente, depois, sem raspá-lo, procure guardá-lo em um recipiente com leite gelado.

Dente Perdido em Acidente - Como Salvar  Um acidente grave ou um simples tropeção pode ocasionar a perda traumática de um ou mais dentes, que podem "voar" da boca para desencanto do acidentado.

Crenças e Verdades nos Tratamentos de Canais dos Dentes  A técnica de tratamento de canal é um procedimento cirúrgico odontológico que remove os conteúdos do interior dos canais, normalmente nos casos de polpa viva (nervo) são tecidos semelhantes a carne, logo são estruturas de pouca resistência física.

Canal Dentário Perfurado  Perfuração é uma situação patológica com prognóstico reservado na maioria dos casos para os dentes ou raízes portadores. As perfurações podem ser de causas naturais, ou seja, reabsorções externas com as mais variadas causas determinantes como traumas, ações químicas, forças, inclusive cárie.

Criança e Os Dentes  É sumamente importante que se reconheça o valor e a importância dos dentes chamados decíduos, dentes-de-leite ou dentes temporários. Eles realmente são temporários, porém nem por isto devem ser descuidados.

Dentes de Leite Orientação aos Pais  Atualmente, a Odontologia como todas as Ciências da saúde, está voltada para a educação, a promoção e a prevenção, sendo esta filosofia de fundamental importância, principalmente em se tratando de crianças.

Respiração, Os Dentes e a Face  Atualmente, os problemas respiratórios na infância estão cada vez mais freqüentes, porém pouca gente sabe, da relação desses problemas, principalmente nas crianças que respiram constantemente pela boca, com os problemas ortodônticos, a maloclusão dentária.

Dentes na Aparência Física  Padrões de beleza variam de cultura para cultura, mas a maioria das pessoas valorizam muito mais características faciais bem equilibradas, principalmente na região da boca.

Mordida Errada Em Crianças: Prevenir e tratar é possível  A mordida errada pode, desde a tenra infância, afetar a estética e as funções orofaciais influenciando, portanto, no bem-estar psicológico e social da criança.


Autor

Título: Perda de Dente em Acidente

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 3022 | Palavras-Chave : Perda de Dente em Acidente - Odontologia - vítima , saliva, leite , água , falta de educação , traumas graves , restauração dentária , cor dos dentes, reabsorções violentas, mobilidade, fistulas .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.