Usando A Mamadeira Com Bom Senso

USANDO A MAMADEIRA COM BOM SENSO

O aleitamento materno é de longe a forma ideal de alimentar o bebê, mas sabemos quem nem sempre isto é possível. Existem muitos obstáculos, que podem impedir esta forma natural de alimentação e levar os pais a alimentarem o bebê com mamadeira. Portanto, quando o uso da mamadeira for inevitável, o melhor a fazer é usá-la da maneira mais adequada possível, tomando alguns cuidados, para prevenir futuros problemas ortodônticos e fonoaudiológicos.

Que cuidados são estes?

1- Posição do bebê – Quando alimentar o seu bebê com a mamadeira, coloque-o no colo o mais vertical possível, como se estivesse sendo amamentado no seio. Não ofereça a mamadeira quando ele estiver deitado.

2- Alternar lados de alimentação – Ofereça a mamadeira cada vez de um lado ( como na amamentação natural ), para que os dois lados da face sejam estimulados, proporcionando um crescimento facial simétrico e harmonioso.

3- Uso de bico ortodôntico – Nenhum bico artificial substitui integralmente o da mulher, mas se tiver que optar, opte pelo ortodôntico, pois seu formato permite maior aproximação dos lábios e melhor elevação da língua.

4- Escolha do bico ortodôntico com tamanho adequado de furo – Existem furos adaptados a cada tipo de alimento, ou seja, diversos tamanhos de furos para diferentes consistências de alimentos. Escolha o tamanho certo de furo, para que o bebê realize adequada força muscular e movimentos corretos da língua, além de conseguir melhor coordenação entre as funções sucção – deglutição – respiração.

5- Escolha do material que o bico da mamadeira é feito – Existem dois tipos de material: o látex ( cor amarelada ) e silicone ( transparente e esbranquiçado ). O bico de látex por ser mais macio, é mais indicado para crianças com menor força de sucção e o de silicone por ser mais firme, é indicado para crianças com maior força de sucção.

6- Posição correta da mamadeira – Ofereça a mamadeira em ângulo reto ( 90 º ) em relação ao nariz do bebê para que a mandíbula se movimente de forma adequada.


“ Prevenindo problemas na fala “ – Vera Lúcia Orlandi Cunha – pág. 16

7 – Retirada da mamadeira – Retire a mamadeira de forma gradativa a partir dos 12 meses de vida da criança. Neste momento pode substituir a mamadeira por copo ou canequinha. Tenha paciência, pois no início a criança pode derramar o leite, mas é importante que ela adquira independência no ato da alimentação.

Não é tão complicado assim, basta ter bom senso na escolha, no uso e na retirada. A boquinha de seu filho agradece.