ZIGOMA - FRATURA DE ÓRBITA

O osso zigomático (malar), ou maçã do rosto, é um dos sete ossos que constituem a cavidade orbitária, onde se assentam os globos oculares (figura 1).

Ossos constituintes da cavidade orbitária

1.Ossos constituintes da cavidade orbitária

Por ser um osso proeminente em relação à face, com bastante frequência é afetado nos traumatismos de face, com fraturas demandando muitas vezes procedimentos cirúrgicos em nível hospitalar para o reparo da região.

Divide-se em vários pilares, que se comunicam com a própria órbita, com o seio maxilar e com o osso temporal, sendo a sua anatomia bastante complexa e de difícil reparo quando fraturado. Esportistas profissionais de alto impacto com freqüência se envolvem em acidentes resultando no acometimento deste osso.

Os sinais clássicos da fratura do osso zigomático são os mesmos de qualquer fratura de órbita: edema (inchaço), hematoma, equimose subconjuntival (olhos vermelhos), parestesia na região do trauma (sensibilidade alterada) e diplopia (visão dupla). Os sinais adicionais e específicos são o afundamento da maçã do rosto, dificuldade de abertura bucal (pela interferência do osso fraturado com o osso mandibular) e crepitação durante a manipulação.

2.Sinais clássicos de fratura zigomática

O diagnóstico se baseia no exame clínico, em que devem ser levadas em consideração a força, a velocidade e a direção do trauma, e os exames por imagem com a radiografia de seios da face e a tomografia computadorizada. Importante ressaltar que a avaliação oftalmológica é necessária sempre que exista a possibilidade de lesão aos globos oculares.

Dependendo do nível de deslocamento do osso ou do grau de comprometimento funcional, o cirurgião bucomaxilofacial decide a necessidade ou não de tratamento cirúrgico. O tratamento baseia-se na fixação das fraturas através de placas e parafusos de titânios, através de incisões seguindo as linhas de expressão e que não deixam cicatrizes aparentes.


Fratura zigomática corrigida cirurgicamente

* Fratura zigomática corrigida cirurgicamente




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Emergências Oftalmológicas  São os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão. São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Traumatismo Facial  O traumatismo na região da face pode afetar tanto a pele, gordura, músculos, nervos, como fraturar os ossos. Nos casos mais graves pode estar associado a dano cerebral.

Ambliopia  É uma diminuição da acuidade visual (visão) uni ou bilateral, onde não se encontra lesão ocular ao exame oftalmológico, que aparece em decorrência de obstáculos ao desenvolvimento da visão.

Assimetrias da Face  As assimetrias faciais, diferenças entre um lado e outro da face, são encontradas em grande número de indivíduos, em todas as populações. Na maioria das vezes estas assimetrias apresentam-se de forma suave e não chegam a perturbar a estética ou função, passando despercebida pelos observadores menos atentos, inclusive o próprio indivíduo.

Fratura Mandibular  O osso mandibular, em conjunto com os ossos nasais, é uma das estruturas mais acometidas nas fraturas de face.

Fratura de Órbita - O Assoalho Orbitário  O assoalho orbitário é uma fina placa óssea (“lâmina papirácea” – do grego pápyrus = papel) localizada abaixo dos globos oculares, dando sustentação àquelas estruturas.










Autor

Título: Zigoma - Fratura de Órbita

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 797 | Palavras-Chave : Zigoma - Fratura de Órbita - Odontologia - osso zigomático , malar , maçã do rosto , traumatismos de face, fraturas , procedimentos cirúrgicos , seio maxilar , osso temporal , edema , hematoma, equimose subconjuntival , radiografia de seios da face , cirurgião bucomaxilofacial .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.