DESCOLAMENTO DE RETINA

Descolamento de retina é, na verdade, a separação de duas camadas da retina quando a parte sensorial (relacionada com a visão) se separa da camada pigmentada da retina, que é o epitélio pigmentar (relacionada com a nutrição da retina sensorial ).

Os descolamentos de retina podem ser causados por:
&nbsp

roturas na retina (podem estar associados a traumatismos ou não)
tumores ou doenças inflamatórias
enfermidades que fazem com que haja tração do vítreo (gelatina que existe dentro do olho) sobre a retina

&nbsp

Os sintomas e as possibilidades de recuperação da visão variam com:
&nbsp

a causa
a localizaçãoo tamanho da área descolada

Embora não sejam sintomas exclusivos de descolamento de retina, os seguintes sintomas exigem um exame da retina: percepção de flashes de luz, visão de corpos flutuantes e ou perda de algum campo da visão.

Os descolamentos de retina não tratados evoluem para a perda da visão.

O tipo de tratamento depende da causa e da extensão do descolamento, podendo ser só aplicação de laser ou cirurgia e laser.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Degeneração Macular Relacionada À Idade  A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ou Age Related Macular Degeneration (AMD) é uma condição freqüentemente relacionada ao envelhecimento, de causa desconhecida, na qual ocorre crescimento anormal dos vasos sangüíneos sob a retina especificamente sob o tecido da coróide

Retinopatia  É o termo usado para designar as doenças degenerativas não inflamatórias da retina.

Degeneração Macular  É como chamamos as alterações físicas da área central da retina, que se chama mácula.

Escotomas  São áreas sem visão dentro do campo de visão que podem ser resultado de um dano na retina ou nas vias ópticas (caminho que conduz estímulos visuais da retina até o cérebro).

Emergências Oftalmológicas  São os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão. São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Toxoplasmose  Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

Retinoblastoma  É o tumor intra-ocular mais freqüente na criança. Sua origem são as células foto-receptoras da retina e é um tumor de alta malignidade (causa metástases principalmente para ossos e fígado). Em geral provocam um reflexo esbranquiçado na área pupilar.

Miopia  É como denominamos o erro de refração em que a imagem focaliza antes de chegar na retina.

Dor no Olho  Sintoma que pode ter múltiplas causas. * relacionadas a atividade visual * independentes do esforço visual

Catarata  É uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão, e não melhora mesmo com o uso de óculos.


Autor

Título: Descolamento de Retina

Link : | Data de Acesso : 06/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 108 | Palavras-Chave : Descolamento de Retina - Oftalmologia - Lesão da Retina , Retina , Visão





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.