EMERGÊNCIAS OFTALMOLÓGICAS

Emergências oftalmológicas são os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão.

São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Traumatismos

Os perfurantes comprometem a visão conforme a área atingida. São importantes pelo risco de infecção ocular. Quando a córnea é afetada na área do eixo visual a visão ficará comprometida.

Os traumatismos não perfurantes podem provocar:

fratura de órbita (especialmente assoalho da órbita)

paralisia de musculatura ocular (causando visão dupla)

descolamento da retina

rotura de coróide (camada que nutre a retina )

lesão do nervo óptico

catarata e

erosões na córnea

A presença de corpo estranho provoca sintomas que variam de intensidade, conforme a localização no olho (incomodam mais os que afetam a córnea). Agentes químicos e sol podem causar queimaduras (em geral sem deixar seqüelas), em pálpebras, conjuntivas e córneas.

Glaucoma agudo

Há aumento súbito da pressão ocular provocando muita dor, vermelhidão do olho, percepção de halos coloridos ao olhar para uma lâmpada e diminuição importante da visão. Quando não tratado dentro de 24 horas pode levar à perda definitiva da visão.

Oclusão de vaso retiniano

Há perda súbita da visão sem dor. Quando há oclusão da veia ou da artéria central da retina,há uma perda aguda importante de toda a visão e, quando é de um ramo, há uma perda parcial.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Dor no Olho  Sintoma que pode ter múltiplas causas. * relacionadas a atividade visual * independentes do esforço visual

Olho Vermelho  É um sinal que pode ser manifestação de diferentes problemas e não sinônimo de conjuntivite conforme crença popular.

Fratura de Órbita - O Assoalho Orbitário  O assoalho orbitário é uma fina placa óssea (“lâmina papirácea” – do grego pápyrus = papel) localizada abaixo dos globos oculares, dando sustentação àquelas estruturas.

CIRURGIA DE CÓRNEA  O tipo de tratamento depende do quão profunda é a alteração que está causando a perda de transparência da córnea.

Zigoma - Fratura de Órbita  Por ser um osso proeminente em relação à face, com bastante frequência é afetado nos traumatismos de face, com fraturas demandando muitas vezes procedimentos cirúrgicos em nível hospitalar para o reparo da região.

Catarata  É uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão, e não melhora mesmo com o uso de óculos.

Olhos Secos  É como denominamos os olhos que produzem pouca lágrima e/ou a mesma evapora rápido.

Glaucoma  É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos no nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão.

Conjuntivite  É uma inflamação da conjuntiva, que é a membrana que reveste o “branco” do olho, podendo causar alterações na córnea e nas pálpebras.

Descolamento de Retina  É a separação de duas camadas da retina quando a parte sensorial (relacionada com a visão) se separa da camada pigmentada da retina, que é o epitélio pigmentar (relacionada com a nutrição da retina sensorial ).


Autor

Título: Emergências Oftalmológicas

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 175 | Palavras-Chave : Emergências Oftalmológicas - Oftalmologia - Acidentes nos Olhos , Traumatismos nos Olhos , Lesão no Olho , Olhos , Emergências .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.