RETINOBLASTOMA

RETINOBLASTOMA

É o tumor intra-ocular mais freqüente na criança.

Sua origem são as células foto-receptoras da retina e é um tumor de alta malignidade (causa metástases principalmente para ossos e fígado). Em geral provocam um reflexo esbranquiçado na área pupilar.

A maioria é unilateral e não apresenta história familiar.

Aqueles que são geneticamente transmitidos são em geral bilaterais.

O tratamento na maioria das vezes (dos unilaterais) é a enucleação (retirada do globo ocular). Em determinados casos pode ser feito: fotocoagulação, irradiação, crioterapia ou ocasionalmente outra terapia.

O diagnóstico e o tratamento dependem do exame ocular: exame de fundo de olho e exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultra-sonografia).


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Câncer - Prevenção  Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Emergências Oftalmológicas  São os casos onde há dor ocular aguda persistente e/ou alteração súbita da visão. São causas importantes: traumatismos, glaucoma agudo, oclusão de vaso retiniano.

Dor no Olho  Sintoma que pode ter múltiplas causas. * relacionadas a atividade visual * independentes do esforço visual

Escotomas  São áreas sem visão dentro do campo de visão que podem ser resultado de um dano na retina ou nas vias ópticas (caminho que conduz estímulos visuais da retina até o cérebro).

Retinopatia  É o termo usado para designar as doenças degenerativas não inflamatórias da retina.

Úlcera de Córnea  É uma situação patológica em que há uma erosão da córnea, isto é, uma área de córnea sem epitélio (camada mais externa que recobre a córnea) devido a uma infecção por bactéria, fungo ou vírus.

CIRURGIA DE CÓRNEA  O tipo de tratamento depende do quão profunda é a alteração que está causando a perda de transparência da córnea.

Tumores de Hipófise  Não se conhecem métodos de prevenção. O diagnóstico precoce e um adequado manejo endocrinológico e, quando necessário, neurocirúrgico, são fundamentais para a adequada resolução das diversas situações

Tumores Cerebrais  São todas as lesões ou massas expansivas dentro do crânio que surgem devido a multiplicação desordenada de células normais ou anormais

Leucemia  Leucemia é o câncer das células brancas do sangue, os leucócitos. Esta doença começa na medula óssea (parte interna dos grande ossos, a “fábrica do sangue”) e se espalha para outras partes do corpo.


Autor

Título: Retinoblastoma

Link : | Data de Acesso : 28/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 363 | Palavras-Chave : Retinoblastoma - Oftalmologia - Tumor no Olho , Tumor , Malígno , Criança





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques