PREVENÇÃO DA SURDEZ INFANTIL I

Existem Meios de Evitar a Surdez nas Crianças

Antes do Nascimento

Aconselhamento Genético

Entre as causas genéticas de surdez, a consangüinidade entre os pais é um fator de risco para a criança que vai nascer. Procure o aconselhamento nos serviços de genética dos Hospitais Universitários e nos consultórios de médicos geneticistas.

Aconselhamento Médico Pré-Natal

Toda a gestante deve procurar aconselhamento e tratamento médico pré-natal.

A gestante deve ser orientada quanto à nutrição e receber tratamento médico de eventuais doenças, a fim de evitar causas de surdez na gestação, parto e período neonatal. Um nascimento prematuro, o baixo peso da criança podem estar associados com surdez. A sífilis, a toxoplasmose, quando ocorrem na gestante, são exemplos de doenças que podem causar surdez e outras anomalias na criança que vai nascer.

Vacinação Anti-Rubéola

Em crianças dos 15 meses aos 15 anos e mulheres dos 15 aos 35 anos. A rubéola numa gestante pode causar surdez na criança que vai nascer.

A vacinação contra a rubéola é simples e altamente eficaz.

Remédios em Gestantes

Podem causar surdez na criança. Saiba do seu médico os riscos de certos medicamentos.


Publicidade/Advertisement

Após o nascimento

A criança pode ficar surda se tiver meningite, caxumba, sarampo ou pelo uso de remédios tóxicos para o ouvido.

Procure as vacinas contra a caxumba e sarampo e as vacinas anti-meningite tipo B e C.

Remédios Tóxicos

Saiba do médico de seu filho sobre os riscos de medicamentos que podem causar surdez.

Suspeita de Surdez na Criança

Com os progressos da Ciência e Tecnologia, o diagnóstico de surdez pode ser feito numa criança desde o nascimento. Se há suspeita de surdez, não espere, consulte logo.

O tratamento, na criança surda, deve ser iniciado cedo, já nos primeiros meses. Quanto mais cedo for iniciado o trabalho de habilitação da criança surda, pelos profissionais e pelos pais, melhor será o aproveitamento na aquisição da linguagem.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Uma vacina pode causar doença na criança?

O que é consanguinidade?

Uma vacina pode causar doença na criança?

Referências Bibliográficas:

1. Linden A. et al. Deficientes auditivos severo-profundos: um estudo retrospectivo e uma análise prospectiva. Revista Brasileira de ORL V 56, nº 2, 1990: 76-79
2. NIH Consensus Statement. Early identification of Hearing Impairment in Infants and Young Children, National Institutes of Health. Vol 11, nº 1, March 1-3, 1993.
3. durant AS et al. Programa Triagem auditiva neonatal - Modelo de Implementação. Arq. Otorrinololaringol, 8 (1) 2004: 56-61.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Surdez  Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas a não ser quando começa a faltar a nós próprios.

Prevenção Da Surdez  Aproximadamente,uma, em cada mil crianças, nasce com surdez profunda. Muitas outras nascem com grau menor de surdez e outras mais a adquirem após o nascimento.

Meningites  Doença infecciosa causada por vários tipos de germes (vírus, bactérias, fungos) que acometem as membranas do sistema nervoso central, chamadas de meninges.

Sarampo  Doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos.

Rubéola  Doença infecciosa causada por vírus (classificado como um togavirus do gênero Rubivirus), que acomete crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância

Calendário de Vacinação  Calendário 2014 : BCG - Tuberculose , Hepatite B , DTP/ DTPa Difteria , Tétano , Influenza, HPV , Rotavírus , Sarampo , Caxumba, Rubéola , Varicela, e demais doenças.

O Fim da Surdez ao Nosso Alcance  Medidas preventivas contra a surdez devem contar com a participação de diversos segmentos da sociedade. Essas medidas iniciam já no período de gestação.








Autor

Título: Prevenção da Surdez Infantil

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 550 | Palavras-Chave : Prevenção da Surdez Infantil - Otorrinolaringologia - Prevenção da Surdez , Aconselhamento Genético , Exame pré-natal , Remédios tóxicos ao ouvido , Vacinas .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.