MONONUCLEOSE INFECCIOSA

MONONUCLEOSE INFECCIOSA

Nome popular

Febre do Beijo

O que é?

Doença infecciosa, bastante contagiosa causada por um vírus chamado Epstein-Barr

Manifestações da doença

As manifestações mais típicas são: amigdalite, aumento de tamanho dos gânglios do pescoço e submandibulares. Crescimento do fígado, do baço e alterações do hemograma, com surgimento de glóbulos brancos modificados que são chamados linfócitos atípicos. Os níveis de gravidade da doença são muito variáveis, predominando os leve e moderados. Em crianças e adultos jovens a doença pode até passar desapercebida. Erupção cutânea eritematosa pode ocorrer e é mais freqüente em quem recebeu recente tratamento com penicilina. Podem ser encontrados sinais de comprometimento do fígado. Complicações graves ocorrem em raríssimas ocasiões e em condições muito especiais.


Publicidade/Advertisement

Transmissão

O homem é a única fonte do vírus (EBV). O contato pessoal íntimo é a principal rota de disseminação. O período de incubação é estimado em 30 a 50 dias.

Diagnóstico laboratorial

O diagnóstico clínico é confirmado por testes sangüíneos tipo Monoteste mas que só se faz positivo a partir dos 4 anos de idade e após a 2a semana de doença, pelo surgimento de linfócitos atípicos no hemograma.

Tratamento

Medidas gerais de suporte, repouso e medicação visando os sintomas são empregados na fase inicial. O uso de corticosteróides pode ser benéfico em caso especiais. A prática esportiva, principalmente de contato, deve ser proibida até o desaparecimento dos aumentos do fígado e ou do baço. O emprego de antivíricos é de aplicação muito restrita. Pacientes com história recente da infecção não devem doar sangue.

Prognóstico

Doença benigna, normalmente cura sem medicação.

Prevenção

Não existem vacinas ou medidas específicas para a prevenção dessa doença. Os princípios de higiene e os cuidados no trato com os doentes ainda são o que dispomos, no momento.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Mononucleose Infecciosa (Medicina Interna)  Normal e mais freqüentemente a infecção é adquirida pelo contato de saliva contaminada pelo vírus com a mucosa da boca e da garganta de pessoa que não teve contato anterior com este germe.

Febre  É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitas como indicadores de febre as temperaturas: retal acima de 38º C e Axilar ou oral acima de 37,5º C.

Dor de Garganta  Infecções bacterianas causam, em sua maioria, amigdalites ou faringites.

Náuseas e Vômitos  A maioria é causada por alterações que ocorrem diretamente no estômago ou intestino, mas certas situações envolvendo outros órgãos também causam esses sintomas.

Higiene Oral e Doença Periodontal  As doenças periodontais, cujo fator etiológico primário é o biofilme dental (comunidades de bactérias presentes na cavidade bucal), é uma das grandes responsáveis pela perda de dentes em adultos.

Mau Hálito  Consiste nos odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ou através da respiração.

Herpes Simples  A transmissão do vírus se faz preferentemente por contato direto pessoa – pessoa, mesmo que não haja lesão ativa.

Herpes Zoster  É uma doença decorrente da reativação do vírus da varicela (vírus varicela-zoster) em latência, que afeta adultos e pacientes com a imunidade comprometida.

Febre Reumática  A febre reumática é considerada uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de estreptococo.

Sexo e Escola  Em um mundo cheio de transformações, nos questionamos se nossas funções, tais como as conhecemos (como pais, educadores, agentes de saúde), estão de acordo com a realidade social.


Autor

Título: Mononucleose Infecciosa (Pediatria)

Link : | Data de Acesso : 26/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 293 | Palavras-Chave : Mononucleose Infecciosa (Pediatria) - Pediatria - Angina Monocítica , Febre do Beijo , amigdalite , linfócitos , Erupção cutânea , Monoteste , hemograma , EBV .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques