QUEIMADURAS EM CRIANÇAS - Prevenção de Acidentes

Segurança em casa
 

Instale detectores de fumaça em cada andar da sua casa e em todos os quartos de dormir. Teste os detectores a cada mês. Troque as pilhas uma vez ao ano e os detectores a cada dez anos.
Planeje e treine duas rotas de escape para cada peça da casa. Combine um ponto de encontro no lado de fora.
Ensine as crianças a engatinharem no caso de haver fumaça. Dois terços de todas as mortes de crianças relacionadas a incêndios são devidas à inalação de fumaça e gases tóxicos.
Ensine as crianças a "parar, deitar e rolar" ao saírem da casa em chamas se as suas roupas estiverem com fogo.
Mantenha fósforos, isqueiros, velas e outras fontes de calor fora do alcance de crianças.
Em casas com crianças pequenas, use tampas nas tomadas e mantenha os fios elétricos fora de vista.
Se o óleo de cozinha pegar fogo, não jogue água e nem tente remover a panela do fogão, isto vai espalhar o fogo. Tape a panela com uma tampa ou utilize um extintor de incêndios adequado.
NUNCA utilize ou deixe suas crianças utilizarem ou se aproximarem de fogos de artifício de qualquer espécie e por qualquer razão.

Prevenindo queimaduras

Crianças menores de 5 anos de idade estão em grande risco de queimaduras devido à sua pele fina, demora de reação, pouca agilidade e grande curiosidade.

Alguns cuidados ajudam a diminuir o risco de queimaduras no seu filho.

Nascimento a 1 ano de idade

Nunca segure a criança no colo quando estiver bebendo líquido quente ou cozinhando. Sempre vire a alça das panelas para dentro do fogão.

Evite aquecer a mamadeira ou a comida no microondas, pois ele não aquece os alimentos de maneira uniforme. Se usá-lo, sempre agite bem os líquidos, mexa a comida e teste a temperatura antes de oferecer à criança.

Teste a água do banho com o seu antebraço ou com um termômetro para água, antes de colocar a criança.

Mantenha objetos aquecidos como cigarros e ferro de passar fora de alcance (assim como os fios).

Alguns materiais domésticos podem causar queimaduras químicas. Mantenha desentupidores, limpadores de forno, alvejantes, compostos com amônia e pilhas fora do alcance da criança.

1 a 3 anos de idade

Coloque tela na frente da lareira e sempre supervisione as crianças quando a lareira estiver acesa.

Não utilize equipamentos com fios danificados ou partidos.

Nunca deixe a criança sozinha na banheira. Elas podem ligar a água quente, cair ou se afogar em poucos segundos.

Ensine a criança a não puxar coisas como toalhas de mesa e fios que podem derrubar coisas quentes sobre elas.

3 a 5 anos de idade

As crianças podem começar a treinar para a prevenção de incêndios e queimaduras e já têm idade suficiente para reconhecer o som de um detector de fumaça.

Compre somente isqueiros com dispositivos contra acendimento acidental. Comece a ensinar às crianças a diferença entre brinquedos e fósforos.

Treine "parar, deitar e rolar", e comece a combinar e ensaiar as saídas e os planos em caso de incêndio.

5 a 12 anos de idade

Planeje e pratique as saídas de incêndio. Faça uma regra: "Quando sair, fique do lado de fora e vá para um determinado lugar".

Discuta segurança na cozinha e no uso da lareira.

Discipline o uso do forno, do microondas e dos aquecedores.

Mantenha fósforos e isqueiros fora de alcance.

Mantenha os líquidos inflamáveis fora de vista e em local de acesso restrito. Coisas como gasolina e fixadores de cabelo são altamente inflamáveis e perigosos perto de fagulhas ou chamas.


Publicidade/Advertisement

Tratamento de queimaduras

Faça parar de queimar. Remova a fonte de calor, como roupas ou jóias.

Esfrie pequenas queimaduras com água corrente fresca. Nunca aplique gelo, óleo, pasta de dentes ou manteiga. A água fresca interrompe a queimadura, diminuindo a dor e o edema.

Se houver roupa grudada na queimadura, não remova. Cuidadosamente corte o tecido ao redor da queimadura para remover a roupa.

Não fure as bolhas.

Para queimaduras severas, ou se não tiver certeza, vá imediatamente ao hospital. Retardar o tratamento piora a lesão. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés devem ser sempre consideradas sérias, recebendo atenção médica imediata.

Mantenha os números de emergência sempre próximos de cada telefone e ensine as crianças como chamá-los.

Em queimaduras químicas, remova as roupas, escove qualquer pó seco presente e, depois, lave abundantemente com água por 20 minutos. Em queimaduras com líquidos, remova as roupas e comece a lavar com água imediatamente.

Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral, mas nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. Depois, verifique se ela está respirando e cubra a queimadura com uma gaze estéril ou pano limpo. Todas as queimaduras elétricas devem receber atenção médica.

Lembre que a inalação de fumaça causa severas queimaduras nos pulmões e deve sempre receber atenção médica, mesmo que não haja queimadura externa visível.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Fotoproteção  Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.

Brinquedos e Prevenção de Acidentes  Ao comprar brinquedos para crianças, pense GRANDE. Todas as partes do brinquedo devem ser maiores do que o pulso da criança para prevenir o sufocamento

Queimaduras  Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente as queimaduras podem ser classificadas em queimaduras térmicas, elétricas e químicas.

Cicatrização  Denomina-se cicatrização ao fenômeno pelo qual o organismo tende a reparar uma porção lesada.

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade  É um problema mais comumente visto em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa, por vezes agitada, bem além do comum).

Transtornos Psiquiátricos na Infância  O pensar, a capacidade de utilizar uma linguagem escrita, falada ou ainda de experimentar sentimentos não nascem com a criança, estando profundamente relacionados a seu desenvolvimento.

Tétano  É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria chamada clostridium que entra no organismo por lesões de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho.

Traumatismos da Mão  A mão do homem é dotada de mecanismos extremamente especializados que permitem atividades únicas na escala zoológica. Constantemente em ação, este órgão é utilizado para pegar, pinçar, apertar, esmagar, alimentar e afagar.

Assento Infantil para Automóveis  Assentos infantis e o cinto de segurança podem ajudar a reduzir o risco de morte ou lesão em até 60%.

Sufocamento e Engasgos  As crianças, especialmente aquelas com menos de três anos de idade, são particularmente suscetíveis à obstrução e à morte devido ao pequeno calibre das suas vias aéreas, sua relativa pouca experiência com a mastigação e à tendência natural de colocar quaisquer objetos na boca.


Autor

Título: Queimaduras em Crianças

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 252 | Palavras-Chave : Queimaduras em Crianças - Pediatria - Prevenção de Acidentes, cicatrização, quemaduras químicas , assento infantil, fotoproteção, detectores de fumaça, incêndio , fósforos, isqueiros, velas, fontes de calor, fios elétricos, líquidos inflamaáveis , óleo de cozinha, fogo, fogão, extintor, fogos de artifício, tomadas , curiosidade, microondas, termômetro para água, lareira, ferro de passar .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.