VISÃO DO RECÉM-NASCIDO

Quando um recém-nascido consegue ver?

Até pouco tempo atrás, nós pensávamos que os recém-nascidos pudessem ver muito pouco durante os primeiros meses de vida. Porém, testes melhores e mais sofisticados provaram que esta presunção era incorreta.

Em realidade, recém-nascidos podem ver e distinguir objetos já nas primeiras semanas de vida.

Foco

Os olhos deles não têm grande capacidade de foco, assim a distância ideal para ver um objeto fica entre 20 e 35 centímetros.

Isso é, aproximadamente, a distância em que o rosto da criança fica do rosto da mãe, quando está mamando ao seio.


Publicidade/Advertisement

Cores

A distinção entre cores provavelmente não é muito boa até pelo menos três meses de idade. Essa é a razão pela qual os recém-nascidos tendem a ter maior atração pelo contraste entre o claro e o escuro em vez de por objetos de cores fortes.

Preferências

Outro aspecto interessante da visão de um recém-nascido é que eles têm preferência pela face humana. Na realidade, parece haver uma zona do cérebro dedicada a permitir este reconhecimento facial.

É interessante que os bebês recém-nascidos são atraídos até mesmo por esboços grosseiros de faces humanas. Esse mecanismo de reconhecimento específico facilita o apego entre a mãe e a criança, particularmente durante a amamentação.

Coordenação

Uma desvantagem para a visão do recém-nascido é que os músculos do olho do bebê são ligeiramente fracos e bastante sem coordenação. Assim, embora a visão possa ser desenvolvida o bastante para permitir o reconhecimento de formas e contrastes, os músculos do olho tornam difícil o foco e o seguir estes objetos.

A maioria dos pais está familiarizada com o olhar estrábico que os bebês recém-nascidos parecem ter. Porém, esta coordenação pobre dos olhos, que os impede de se mover como uma unidade, é menos intensa a cada mês que passa.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Audição de Recém Nascido  Aproximadamente 1 em cada 1000 bebês nascidos nos Estados Unidos tem perda severa de audição em ambos os ouvidos.

Icterícia do Recém Nascido  É uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

Morte Súbita do Lactente  A morte súbita do lactente é definida como a morte inesperada de uma criança com menos de um ano de idade, que permanece inexplicável, mesmo após investigação exaustiva que inclua autopsia e exame do cenário da morte.

Índice de Apgar  Muito mito e expectativa surgem em torno do Apgar (a nota) que a criança recebeu. Os pais ficam nervosos, preocupados que uma nota baixa possa representar problemas futuros para sua criança.

Crescimento no Primeiro Ano de Vida  É uma curiosidade muito natural de todos os pais, em saber quão alto será o seu filho quando crescer.

Calendário de Vacinação  Calendário 2014 : BCG - Tuberculose , Hepatite B , DTP/ DTPa Difteria , Tétano , Influenza, HPV , Rotavírus , Sarampo , Caxumba, Rubéola , Varicela, e demais doenças.

Cuidados Pós-Parto  Todos os órgãos, principalmente os genitais, se recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez e do parto e nessa fase se inicia a lactação

Retardo Mental  Os efeitos do retardo mental variam consideravelmente de pessoa para pessoa, assim como as habilidades individuais variam entre as pessoas que não tem retardo mental.

Gestação e HIV  Todas as gestantes devem realizar testes para identificação da infecção pelo vírus HIV. É um exame de rotina na avaliação pré-natal.

Retinoblastoma  É o tumor intra-ocular mais freqüente na criança. Sua origem são as células foto-receptoras da retina e é um tumor de alta malignidade (causa metástases principalmente para ossos e fígado). Em geral provocam um reflexo esbranquiçado na área pupilar.


Autor

Título: Visão do Recém Nascido

Link : | Data de Acesso : 27/09/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 455 | Palavras-Chave : Visão do Recém Nascido - Pediatria - Visão do Bebê , capacidade de foco , faces humanas , formas e contrastes , amamentação , primeiras semanas de vida .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement




Notícias


Dieta do Medirrâneo / Dieta Mediterrânea
Publicidade/Advertisement

FUNDACRED - Crédito Educativo


Destaques