Dr. Otto Busato (†)

  Medicina Interna
  Nefrologia

 

CREMERS: 01799

Foto de Otto Busato (†)

 
   
 

HOMENAGAGEM PÓSTUMA 

Nascido em Getúlio Vargas, viveu ainda em Passo Fundo. Na juventude, transferiu-se paraa Capital, e estudou no Colégio Anchieta. Em 1958, formou-se em Medicina na UFRGS, onde se tornou professor. Especializou-se em nefrologia, atuando na Santa Casa.
Busato se carecterizava por uma profunda dedicação à profissão e ao ensino e pela capacidade empreendedora.
Na década de 60, tornou-se conhecido pelo empenho no problema da insuficiência renalde uma criança, internada na Santa Casa, cuja única salvação era um transplante de rim. Com uma campanha pública, conseguiu o apoio da comunidade para levar a criança e a mãe, doadora do rim que seria transplantado, aos Estados Unidos. Retornou decidido a iniciar um programa de hemodiálise e transplante renal, no qual foi pioneiro.
Realizou estágios na França e na Itália, sendo um dos membros fundadores da organização Brasil Transplante, criada em São Paulo, nos anos 80, para incentivar e possibilitar a doação de rins.
Lecionou até 1995 na Faculdade de Medicina da UFRGS com atuação no Hospital de Clínicas. Orientou trabalhos de pesquisa, e publicou inúmeros artigos sobre problemas renais.
Desde 2002, era responsável pela gestão do serviço de nefrologia do Sistema de Saúde do Hospital Mãe de Deus. Para seus colegas, como o Dr. Oly Lobato, “Busato foi, indiscutivelmente, uma figura amaior da nefrologia gaúcha. Sem sua energia, coragem e criatividade não teria esta especialidade médica atingido o nível que hoje alcançou”.
Sua disposição e a constante preocupação em cuidar bem dos pacientes e da família o levaram a criar a Fundação Família Busato, que congregou cerca de 1,5 mil brasileiros e estrangeiros, membros da família, de origem italiana.
Membro da equipe de autores do site ABC da Saúde desde sua criação, em 2001, tendo participado ativamente e contribuído, sobremaneira, para o êxito do empreendimento, através de sua constante presença em todas as convocações e campanhas de aperfeiçoamento e atualização do site dentro dos padrões exigidos pelos grandes mecanismos de pesquisa nacionais e internacionais. “O Dr. Otto sempre será lembrado pelo seu saber, ética e amizade”, diz o Dr. Rolf Zelmanowicz, diretor da organização.

ABC da Saúde - Página Inicial Imprimir


Aviso Legal: O conteúdo da presente página é um anúncio publicitário que visa facilitar a procura de um profissional de saúde, não representando qualquer sugestão. Esse classificado não contempla todos os profissionais, podendo existir outros com a mesma excelência em qualificação e confiabilidade. Os profissionais aqui listados o foram por adesão pessoal e por livre vontade. Todas as informações aqui prestadas são de responsabilidade única e total do mesmo. Lembramos que a oferta de participação nesse classificado é universal e estendida a todos que assim o desejarem, bastando preencher as condições em "ANUNCIE".



Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
© Copyright 2001-2015 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.

Publicidade/Advertisement