Psicologia

É o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento). O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada (etologia) também desempenha um papel importante. A própria palavra “psicologia” é muitas vezes usada na linguagem comum como sinônimo de psicoterapia e, como esta, é muitas vezes confundida com a psicanálise ou mesmo a análise do comportamento.

A Importância da Transgeracionalidade – O estudo da Transgeracionalidade ou da transmissão psíquica entre gerações, demonstra a importância do legado que é herdado dos antepassados e que constitui a riqueza dos costumes e tradições.

A Relação Médico-Paciente – O significado da relação médico-paciente decorrente de uma emergência, e da conseqüente internação hospitalar, por apresentar, pela gravidade, seus significados mais evidentes embora, nas devidas proporções , também possa ocorrer em outros contextos.

Eu Me Sinto Tão Só! – Acredito que este seja um estado muito comum em nosso tempo. A impressão que tenho é que as pessoas não foram acolhidas e educadas para o contato consigo mesmas.

Mitos, Sexualidade, Adolescencia e Sociedade – Um método anticoncepcional cuja utilização tem crescido entre as meninas é a pílula. Mas vale lembrar que aquela que serve para uma amiga não serve para todas as outras. Cada uma tem um organismo que reage de forma diferente.

O Processo Grupal Com Pacientes na Hemodiálise – Pensamento e conhecimento não são fatos isolados, mas sociais – nascem na relação com o outro. Esse outro nos provoca sensações, emoções, intenções, perguntas, nos oferece respostas, hiatos, entusiasmo, desafios e assim por diante.

Sentir Ciúmes – O ciúme surgiu há muito tempo, sendo até hoje uma emoção humana extremamente comum.

Tragédia Ou Transformação na Educação: O Efeito Da Resiliência – Resiliência é um conceito da física que significa a resistência de um corpo aos choques; considera também que a fragilidade de um corpo é tanto menor quanto maior é a sua resiliência.