Sexualidade do casal infértil

Chega um momento da vida de homens e mulheres que o casal deseja ter um filho. Mas o que fazer quando eles não conseguem? Hoje, a intervenção médica é uma possibilidade já que a medicina está avançada, capaz de ajudar o casal com dificuldade de engravidar. Isso tem um lado positivo mas gera uma alta expectativa nos resultados. O saber médico, o poder desse saber, demanda uma urgência nos resultados quando o corpo é o obstáculo a ser superado à realização do desejo de gerar. A demanda fica presa na trama orgânica e a sexualidade passa a ser regida pelo calendário. A vida sexual perde seu caráter de privacidade e espontaneidade. Relações são planejadas com hora marcada.

Além disso, não são mais dois seres, mas uma equipe que toma conta do corpo, revirado, violado. Para a medicina, a infertilidade é algo pra ser tratado, um sintoma, mas os aspectos emocionais devem ser levados em consideração, nesse percurso angustiante que acarreta fortes questões emocionais, onde seguidas frustrações geram um alto custo emocional ao casal.Às vezes, a infertilidade é mais um sintoma do desajuste relacional. A aspiração de ter o filho, muitas vezes, é o único objetivo dos dois, o que ainda os mantêm unidos. Quando esse casal chega à terapia, é preciso desfocar para trabalhar a relação conjugal, entender as consequências de tal dificuldade no dia-a-dia e no funcionamento deles.

Normalmente, tal momento revela uma de crise entre o casal, podendo trazer hostilidade entre eles, sentimentos de culpa e impotência, além de frustrações que podem abalar a estabilidade da relação, levando à separação. Além da relação do próprio casal, as relações familiares, sociais e mesmo o desempenho profissional pode ficar prejudicado.

Muitos homem se queixam de falta de libido, distúrbios ejaculatórios e disfunção erétil. A cada mês, sentem como se a sua masculinidade estivesse sendo posta à prova. Mas, diferente das mulheres, o sofrimento masculino é silencioso. Sofre por si e pelo sofrimento da mulher. Mas, muitas vezes, ela não sabe disso. Um momento de grande tensão para ele pode ser a época da menstruação, por exemplo. Se ele não pergunta é porque não se interessa; se pergunta, o questionamento pode soar como cobrança.

Algumas mulheres se sentem culpadas. Cobradas pelo mercado de trabalho, pelo homem que quer ser pai e por elas próprias, que sentem necessidade de experimentar o papel de mãe, já que muitas veem a maternidade como objetivo primário da maturidade. É frequente, durante o tratamento, o pessimismo aparecer como uma defesa contra as expectativas. Como se não bastassem as demandas, aparece também a família, que cobra do casal a formação de uma família, com o nascimento de uma criança.

É comum a presença de disfunção sexual associada à questão da infertilidade. O sexo pode se revelar frustrante, pois passa a ser vigiado, não mais trazendo prazer, mas sendo uma ferramenta para trazer uma criança ao mundo.




Publicidade/Advertisement

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Infertilidade  O casal infértil é aquele que, com mais de um ano de relações sexuais desprotegidas (sem uso de método anticoncepcional) e freqüentes, não conseguiu engravidar.

Infertilidade - Introdução  Define-se, habitualmente, um casal infértil como aquele que não obtém gestação após manter relações sexuais, regularmente, pelo período de um ano, sem o emprego de qualquer método de anticoncepção.

Infertilidade: Perguntas Mais Frequentes  Apesar dos testes e dos conhecimentos atuais, cerca de 10% dos casais que têm sido investigados intensamente não têm causa demonstrável de infertilidade.

Infertilidade: Tratamento  Os casais devem ser esclarecidos quanto as opções e as chances de sucesso de cada tipo de tratamento para que participem ativamente das decisões.

Investigação de Infertilidade  Infertilidade é um problema que afeta o casal; portanto, a investigação deve ser realizada concomitantemente no homem e na mulher.

Fator Masculino de Infertilidade Conjugal  Fatores que alteram a fertilidade masculina

Fertilidade & Infertilidade - Anatomia  Os princípios básicos de uma reprodução bem sucedida estão no desenvolvimento dos gametas (óvulos e espermatozóides), na capacidade deles se encontrarem, permitindo assim, que ocorra a fertilização.

Fator Tubo - Peritoneal  Alterações anatômicas das trompas de Falópio são encontradas em 20% dos casais inférteis. Doença inflamatória pélvica (DIP), apendicite aguda perfurada, aborto séptico, cirurgia tubária prévia são responsáveis pela infertilidade tubária.

Prolactinomas  São tumores benignos da glândula hipófise que provocam sintomas hormonais de modo predominante, decorrentes da elevação do hormônio Prolactina.

Varicocele  A varicocele está presente em 15% da população geral (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade.


Autor

Título: Sexualidade do Casal Infértil

Link : | Data de Acesso : 05/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 751 | Palavras-Chave : Sexualidade do Casal Infértil - Sexologia - Infertilidade , dificuldade de ter um bebê , sexualidade , gestação , gravidez .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.