CANDIDÍASE E VAGINOSE
Sinonimos:
Alterações da Flora Microbiana
Candidíase Vaginal
Também conhecida como monilíase vaginal. A cândida é um fungo geralmente presente no trato gastrointestinal e região perianal. Ele cresce bem no meio ácido da vagina, podendo colonizá-la. O controle do seu crescimento depende da presença de outros micro-organismos na flora vaginal normal. Muitas vezes ele aparece quando ocorre um desequilíbrio entre os integrantes da flora vaginal normal. A resistência do organismo cai pelo uso de antibióticos de amplo espectro, gravidez, diabetes, infecções, doenças que causam deficiência imunológica como AIDS, ingestão excessiva de carboidratos ou o uso de alguns medicamentos, como anticoncepcionais orais e corticóides.
A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), entretanto o parceiro sexual pode apresentar sintomas como coceira ou irritação no pênis. Os sintomas mais freqüentes nas mulheres são o corrimento espesso tipo nata de leite, geralmente acompanhado de coceira e irritação intensa da vagina e vulva que podem piorar na época da menstruação e com a relação sexual.
O exame clínico e a realização de exame direto da secreção vaginal em solução salina ou usando hidróxido de potássio a 10% evidencia a presença do fungo.
O tratamento inclui o uso de antifúngicos em óvulos ou cremes vaginais ou por via oral.
A prevenção salienta a correta higiene e o uso de roupas íntimas de algodão, evitando calor e umidade na área genital.
Vaginose Bacteriana
Também conhecida como vaginite não específica, é a causa mais comum de vaginite. Não é considerada DST (doença sexualmente transmissível), pois já foi relatada em mulheres jovens e freiras sem atividade sexual. É causada por uma alteração na flora vaginal normal, com diminuição na concentração de lactobacilos e predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras, principalmente a Gardnerella vaginalis. A secreção vaginal branco-acinzentada, com odor de peixe é o sintoma característico. A irritação e o prurido vulvar são raros. O diagnóstico é feito através do exame direto com a identificação de células chamadas clue-cells e da liberação do odor típico no teste da amina. O tratamento é realizado através do uso de cremes vaginais específicos.
|
|
|
|
| Tweets by @abcdasaude |
Autor
Título: CANDIDÍASE E VAGINOSE
Link : http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?482
Data de Publicação :01/11/2001 -
Revisão : 05/01/2010
- Acesso : 20/05/2013
Palavras-Chave : CANDIDÍASE E VAGINOSE - Ginecologia e Obstetrícia -
flora microbiana, flora vaginal, óvulos, fungo, teste da amina
, vaginose, prurido vulvar, cândida, coceira no pênis, irritação do pênis
, Gardnerella vaginalis, monilíase vaginal, cremes vaginais, corrimento , DST, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, clue-cells , hidróxido de potássio, anticoncepcionais orais, corticóides .
Aviso Legal
Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização
mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem
autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade
exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo
editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do
site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos
expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma,
ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre.php
© Copyright 2001-2013 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a
reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.
Notícias
Leia Também
-
CLAMÍDIA, GONORRÉIA, TRICOMONÍASE E HERPES - DST NA MULHER
-
URETRITES
-
SÍFILIS
-
CLAMÍDIA NO HOMEM
-
AIDS
-
CORRIMENTO VAGINAL
-
GESTAÇÃO E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
-
CISTITE
-
DOENÇA INFLAMATÓRIA PÉLVICA
-
DISFUNÇÃO DO ORGASMO FEMININO
Destaques
-
Dieta do Mediterrâneo - Emagreça com Saúde
-
LIVRO PREMIADO
Títulos consagrados como "A Arte de Viver em Paz" e ainda concorra à 50 mil reais!
-
FÉRIAS EM GRAMADO, RS
-
APLUB EDUCAÇÃO
-
O PUM É COISA SÉRIA
O Que São os Nossos Gases - Livro do Dr. Guenther von Eye. Apenas R$ 24,90
-
Prevenção de Câncer
Informações e dicas importantes para melhorar os seus hábitos e viver de forma saudável














