MELASMA

Sinônimos e nomes populares:

cloasma, máscara gravídica, panos.

O que é?

São manchas acastanhadas na pele, ocorrendo em áreas expostas ao sol, principalmente no rosto e em mulheres de pele mais morena. Apenas 10% dos homens são acometidos.

Como se desenvolve ou se adquire?

A causa é desconhecida, estando envolvidos fatores genéticos raciais, hormonais (tais como gravidez, uso de anticoncepcionais e outras alterações hormonais), uso de alguns medicamentos e fatores ambientais como exposição à radiação ultravioleta (sol e lâmpadas artificiais).

O que se sente?

São lesões (manchas) acastanhadas na pele sem sintomas, muitas vezes extensas, simétricas (nos dois lados), com limites mal definidos, sempre em áreas expostas. São mais freqüentes no rosto (bochechas, testa, queixo e acima do lábio superior), podendo ocorrer em outras áreas expostas como antebraços.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado no aspecto das lesões (manchas) e história do paciente.

Como se trata?

O mais importante é a consciência da proteção solar diária. É recomendado o uso de filtros solares, em geral potentes, e um maior cuidado à exposição solar, sem precauções, faz com que as manchas fiquem mais evidentes.

Associado a isto, existem muitas medicações clássicas e atuais para o tratamento das manchas, conforme a escolha e experiência do médico. O tratamento pode ser prolongado e difícil, necessitando muito da colaboração do paciente.

Quando ocorre durante a gravidez, pode regredir após o parto, podendo ser reativado em outras gestações.

Como se previne?

Para a prevenção, o mais importante é a consciência de proteger a pele adequadamente da exposição solar diária.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Fotoproteção  Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.

Gestação - Diagnóstico  Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo.

Anticoncepção - Métodos Hormonais  É o método mais difundido e usado no mundo. As pílulas são consideradas um método reversível muito eficaz e o mais efetivo dos métodos reversíveis dentre as medidas medicamentosas.

Carcinoma Epidermoide de Pele  Esta lesão constitui-se da proliferação celular da camada epidermóide da pele (a mais superficial). Caracteriza-se por ser extremamente invasiva, ou seja, agressiva, podendo ocasionar metástase em cerca de 1 a 5% dos casos, representando seu carácter maligno

Verrugas  É um tumor benigno causado por vírus (HPV) Pappilomavirus humano, vírus este que pode causar também tumores malignos no colo do útero ou no pênis, segundo o sorotipo

Urticária  É uma reação na pele que afeta mais de 20% da população em algum momento da vida. Podem aparecer vergões vermelhos, elevados, mudando de tamanho e forma rapidamente.

Rosácea  É uma doença vascular inflamatória crônica, caracteriza-se por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados), edema e pápulas, que podem ser acompanhados por pústulas e nódulos.

Micoses Superficiais  Micoses superficiais são doenças provocadas por fungos, os quais são limitados à pele, aos pêlos, as unhas e às mucosas.

Melanoma  O melanoma é o tipo de câncer de pele mais letal que existe. Tem sua origem nos melanócitos que são células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele).

Vitiligo  É uma doença caracterizada pela despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo.

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

  • Equipe ABC da Saúde
  • -
  • -
  • -
  • -
Outros artigos do autor

Título: Melasma

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 24/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 281
Palavras-Chave : Melasma - Dermatologia - Cloasma , Panos , Máscara da Gravidez , Manchas no Rosto





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques