GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

É a gestação que ocorre quando existe qualquer doença materna ou condição sócio-biológica que pode prejudicar a sua boa evolução.

Na gestação de alto risco existe risco maior para a saúde da mãe e/ou do feto.

INDICAÇÃO DE ALTO RISCO

Fatores individuais e sócio econômicos
 

idade materna menor do que 17 anos ou maior do que 35 anos
altura materna menor do que 1,45 m
exposição a agentes físico-químicos nocivos e estresse
má aceitação da gestação
situação conjugal insegura
baixa escolaridade
baixa renda
peso materno inadequado
dependência de drogas lícitas ou ilícitas

História ginecológica e obstétrica anterior
 

gestação ectópica
abortamento habitual
infertilidade
anormalidades uterinas
feto morto ou morte neonatal não explicada
trabalho de parto prematuro
recém-nascido de baixo peso
neoplasia ginecológica
cirurgia uterina anterior
hemorragia ou pressão alta em gestação anterior

Doenças maternas prévias ou concomitantes
 

cardiopatia (doença do coração)
pneumopatia crônica (doença dos pulmões)
doenças da tireóide
retardo mental
doenças sexualmente transmissíveis
tumores
doenças psiquiátricas
epilepsia
doenças hematológicas (do sangue)
infecções

Doenças da gestação atual
 

crescimento uterino maior ou menor do que o esperado
gestação gemelar ou múltipla
não realização de pré-natal ou pré-natal insuficiente
hipertensão associada a gestação
diabete associada a gestação
ruptura prematura de membranas (ruptura da bolsa antes de 37 semanas)
isoimunização (doença do RH)
ganho de peso excessivo

O seu médico saberá avaliar a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso nas pacientes de alto risco. O conhecimento das patologias coexistentes e o acompanhamento por outros profissionais poderão ocorrer em alguns casos.

Nas gestações de alto risco é imprescindível o estabelecimento preciso da idade gestacional. Isso é realizado pela data da última menstruação (quando a paciente recordar) ou por ecografia precoce.





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Gravidez Ectópica  É a gestação que ocorre fora da cavidade uterina.

Infecção Urinária (Nefrologia)  A infecção do trato urinário (IU) constitui uma das principais causas de consulta na prática médica, só perdendo para as infecções respiratórias.

Pielonefrite  É a infecção que por penetração de germes atinge um ou dois rins.

Rubéola  Doença infecciosa causada por vírus (classificado como um togavirus do gênero Rubivirus), que acomete crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância

Síndrome de Down  É importante frisar que um ambiente amoroso e estimulante, intervenção precoce e esforços integrados de educação irão sempre influenciar positivamente o desenvolvimento desta criança.

Sexo e Gravidez  A gravidez é um fenômeno diferenciado na vida de um casal. Hoje, cada vez mais, o homem tende a participar neste processo ativamente.

Toxoplasmose  Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.

Gestação - Diagnóstico  Na vida da mulher, o diagnóstico da gestação é aquele que provoca as maiores emoções: desde alegria e bem estar intensos até a tristeza profunda e sensação de desamparo.

Gestação e Queixas Mais Frequentes  A maioria das queixas apresentadas diminui ou desaparece sem o uso de medicamentos.

Gestação Após os 35 Anos  Atualmente, grande parte dos casais optam por ter filhos após os 35 anos. Este período coincide com o declínio da fertilidade na mulher.







Autor

Título: Gestação de Alto Risco

Link : | Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 20/10/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 208 | Palavras-Chave : Gestação de Alto Risco - Ginecologia e Obstetrícia - Problemas na Gravidez , Gravidez de Alto Risco, ecografia precoce , gravidez ectópica, idade gestacional, menstruação , dependência de drogas, aborto, abortamento , DST, doenças sexualmente transmissíveis .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques