HANTAVÍRUS

Sinônimos:
&nbsp

Febre Hemorrágica com Síndrome Renal (FHSR)
Síndrome Pulmonar por Hantavírus (SPH)
Síndrome da Insuficiência Pulmonar por Vírus Hanta (SIRA)

O que é?

Doença infecciosa grave causada por vários tipos de vírus, existindo mais de vinte tipos pelo mundo.

Nas Américas, até o momento só foi diagnosticada a SPH.

Como se adquire?
&nbsp

através de água e comida contaminada,
por via respiratória, através do pó das fezes, urina e saliva dos roedores, principalmente ratos,
lesões de pele,
por mordidas de ratos e
acidentalmente pela manipulação de animais em laboratório.

Existe uma pequena possibilidade de contágio entre pessoas.

O período que leva para desenvolver a doença é de cinco a 42 dias.

Nos roedores a infecção não leva à morte, o que pode mantê-lo como reservatório durante toda a vida.


Publicidade/Advertisement

O que se sente?

Na Síndrome Pulmonar pode haver febre, dor de barriga, dores pelo corpo, dor de cabeça e vômitos inicialmente. Segue-se tosse com catarro, falta de ar, pressão alta e edema pulmonar, levando a insuficiência respiratória aguda. O número de mortes é bem grande devido a gravidade dos órgãos atingidos.

Como se faz o diagnóstico?

A suspeita de contato com urina e fezes de ratos e outros roedores, associada aos sintomas clínicos e local de trabalho do paciente indica a doença. O diagnóstico de certeza é feito por exames de sangue e em alguns casos com biópsia, isto é, retirada de pequenos pedaços de tecido humano do local afetado para exame de laboratório.

Como se trata?

Não existe tratamento direto para eliminar o vírus, infelizmente. Tratamos somente os sintomas da doença conforme sua necessidade, fazendo-se a internação em unidade de terapia intensiva nos casos mais graves. Recomenda-se isolamento com avental, luvas e máscaras para os funcionários e outros contatos durante a internação hospitalar.

Como se previne?

Como não existe tratamento direto contra esse vírus, a prevenção é fundamental nessa doença, através:
&nbsp

do controle de roedores: eliminar tudo que possa servir de ninhos ou tocas de ratos, evitar entulhos, armazenar produtos agrícolas longe das residências e em galpões elevados acima do solo, fazer coleta do lixo adequada;
da limpeza de ambientes contaminados: usar desinfetantes como hipoclorito de sódio; em ambientes fechados, fazer ventilação dos locais antes de entrar, usar proteção respiratória (máscara). A limpeza do piso e móveis deve ser feita com pano úmido para não levantar poeira. Alimentos devem ser enterrados em sacos plásticos molhados com detergentes.
só mexer em bichos mortos e alimentos com luvas de borracha.
o treinamento dos trabalhadores é importante para evitar contato com o vírus



Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Síndrome Pulmonar Pelo Hantavírus  É uma zoonose grave e emergente causada por roedores contaminados pelo vírus Sin Nombre (hantavírus) que está relacionado à hantavirose. Esta virose é caracterizada pelo acometimento cardio-pulmonar e, em alguns casos, poderá causar alterações no funcionamento dos rins, fígado e cérebro.

Dor Abdominal  Nenhum quadro de dor é totalmente específico de uma determinada doença.

Dor de Cabeça (Cefaleia)  Cefaléia, ou “dor de cabeça” como popularmente é conhecida, constitui problema freqüente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns de busca de atendimento médico.

Infecção Urinária (Urologia)  É a infecção bacteriana mais comum no ser humano sendo só ultrapassada pela gripe de origem viral. Trata-se da presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído.

Febre  É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitas como indicadores de febre as temperaturas: retal acima de 38º C e Axilar ou oral acima de 37,5º C.

Rinite - Alergia Respiratória  Uma alergia é uma situação na qual o organismo apresenta uma resposta imunológica (de defesa) diferente da resposta protetora esperada, causando alterações indesejáveis

Rinite - Doenças Respiratórias com Tempo Seco  Muitas pessoas que pensam estar sempre com resfriado, na verdade, tem rinite alérgica. Esta doença se caracteriza por obstrução do nariz freqüente, espirros repetidos e coceira no nariz, olhos, garganta ou ouvidos.

Edema Agudo de Pulmão  É uma grave situação clinica, de muito sofrimento, com sensação de morte iminente e que exige atendimento médico urgente.

Cólera  É uma diarréia aguda causada por uma bactéria denominada vibrião colérico (Vibrio cholerae), que se multiplica rapidamente na luz intestinal.

Antraz - Bioterrorismo  BIOTERRORISMO - Também conhecido como terrorismo químico-biológico, termo ultimamente muito difundido devido aos últimos acontecimentos mundiais. Nada mais é do que a liberação intencional de produtos químicos ou agentes infecciosos muito prejudiciais à saúde.


Autor

Título: Hantavírus

Link : | Data de Acesso : 03/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 222 | Palavras-Chave : Hantavírus - Infectologia - Febre Hemorrágica , febre, dor de barriga, dores pelo corpo, dor de cabeça , vômitos , Febre Hemorrágica com Síndrome Renal , FHSR , Síndrome Pulmonar por Hantavírus , SPH , Síndrome da Insuficiência Pulmonar por Vírus Hanta , SIRA , água e comida contaminada, via respiratória, lesões de pele, .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.