RETRATAMENTO?

Retratamento é uma tentativa de correção de um primeiro trabalho que apresentou falha em alguma fase da terapia endodontia anterior. No retratamento o profissional que realiza esta tarefa, busca encontrar a (s) falha (s) e através da correção devolver ao paciente a saúde. Geralmente as falhas são demonstradas através das radiografias de diagnóstico preliminar, com o aparecimento de lesões, obturações com falhas, canais sem obturação, falta de compactação, perfurações, instrumentos fraturados e outras.

O endodontista fica sujeito a vários fatores adversos clínicos e inclusive situações durante o atendimento que podem complicar o resultado final. Os estudos modernos tem demonstrado agentes microbianos cada vez mais resistentes e mutantes nas suas formas de apresentação, tomando o prognóstico dos casos, mais restritos em relação ao sucesso. O especialista tem maiores oportunidades de resolver os casos, porem não esta livre de insucessos pelas varia das circunstâncias possíveis na resolução dos casos.

Nas rotinas de consultório existe uma que deve ser sempre respeitada, não colocar trabalhos protéticos grandes, antes de obter a certeza da reversão dos quadros retratados, tal situação é obtida tomando-se uma radiografia com 90/180 dias após o final do re tratamento, esta rotina chama-se preservação. Outra rotina é alertar o colega que fará os trabalhos restauradores complementares da situação encontrada.

Retratamento é uma tentativa de correção de uma patologia já tratada, cabe ao endodontista buscar a correção e em prazo compatível entre 90 a 180 dias de controle, através da preservação, obter a tão almejada cura endodontia.




Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


RECOMENDADO PARA VOCÊ

Tratamento de Canal Dentario  É toda atividade exercida no interior dos dentes ou raízes isoladas, que busca manter estas importantes estruturas hígidas no sentido de desenvolverem suas atividades de função e estética na cavidade oral.

Endodontia (Tratamento de Canal) de Dentes Jovens  O tratamento de canal convencional visa a remoção (limpeza) do conteúdo total do canal do dente, seja de uma polpa inflamada.

Crenças e Verdades nos Tratamentos de Canais dos Dentes  A técnica de tratamento de canal é um procedimento cirúrgico odontológico que remove os conteúdos do interior dos canais, normalmente nos casos de polpa viva (nervo) são tecidos semelhantes a carne, logo são estruturas de pouca resistência física.

A Importância das Restaurações Após o Término dos Tratamentos de Canal  Um dos exemplos desta afirmação é devido às situações das contaminações bacterianas existentes no meio bucal pela sua condição especial de se tratar de um local úmido e com milhares de espécies de bactérias.

Canal Dentário Perfurado  Perfuração é uma situação patológica com prognóstico reservado na maioria dos casos para os dentes ou raízes portadores. As perfurações podem ser de causas naturais, ou seja, reabsorções externas com as mais variadas causas determinantes como traumas, ações químicas, forças, inclusive cárie.












Autor

Título: Retratamento de Canal do Dente

Link : | Data de Acesso : 10/12/2016 - Código do Conteúdo : Artigo 3027 | Palavras-Chave : Retratamento de Canal do Dente - Odontologia - tentativa de correção , terapia endodontia , lesões, obturações com falhas , canais sem obturação , trabalhos protéticos .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial :https://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.