Retratamento de Canal do Dente

RETRATAMENTO?

Retratamento é uma tentativa de correção de um primeiro trabalho que apresentou falha em alguma fase da terapia endodontia anterior. No retratamento o profissional que realiza esta tarefa, busca encontrar a (s) falha (s) e através da correção devolver ao paciente a saúde. Geralmente as falhas são demonstradas através das radiografias de diagnóstico preliminar, com o aparecimento de lesões, obturações com falhas, canais sem obturação, falta de compactação, perfurações, instrumentos fraturados e outras.

O endodontista fica sujeito a vários fatores adversos clínicos e inclusive situações durante o atendimento que podem complicar o resultado final. Os estudos modernos tem demonstrado agentes microbianos cada vez mais resistentes e mutantes nas suas formas de apresentação, tomando o prognóstico dos casos, mais restritos em relação ao sucesso. O especialista tem maiores oportunidades de resolver os casos, porem não esta livre de insucessos pelas varia das circunstâncias possíveis na resolução dos casos.

Nas rotinas de consultório existe uma que deve ser sempre respeitada, não colocar trabalhos protéticos grandes, antes de obter a certeza da reversão dos quadros retratados, tal situação é obtida tomando-se uma radiografia com 90/180 dias após o final do re tratamento, esta rotina chama-se preservação. Outra rotina é alertar o colega que fará os trabalhos restauradores complementares da situação encontrada.

Retratamento é uma tentativa de correção de uma patologia já tratada, cabe ao endodontista buscar a correção e em prazo compatível entre 90 a 180 dias de controle, através da preservação, obter a tão almejada cura endodontia.