PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

O que é prevenção de um tipo de câncer?

Prevenir o aparecimento de um tipo de câncer é diminuir as chances de que uma pessoa desenvolva essa doença através de ações que a afastem de fatores que propiciem o desarranjo celular que acontece nos estágios bem iniciais, quando apenas algumas poucas células estão sofrendo as agressões que podem transformá-las em malignas. São os chamados fatores de risco.

Além disso, outra forma de prevenir o aparecimento de câncer é promover ações sabidamente benéficas à saúde como um todo e que, por motivos muitas vezes desconhecidos, estão menos associadas ao aparecimento desses tumores.

Nem todos os cânceres têm esses fatores de risco e de proteção identificados e, entre os já reconhecidamente envolvidos, nem todos podem ser facilmente modificáveis, como a herança genética (história familiar), por exemplo.

Como se faz prevenção do câncer de pele?

O câncer de pele é o mais comum de todos os tipos de câncer. Existem basicamente dois tipos de câncer de pele:
 

NÃO-MELANOMA, que é o mais comum e raramente pode causar a morte do paciente.
MELANOMA, que é o mais raro mas é responsável por 3 em cada 4 mortes por câncer de pele.


O câncer de pele, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis (para maiores informações sobre fatores de risco para esse tipo de câncer leia o artigo "Detecção Precoce do Câncer de Pele" neste site).

Alguns desses fatores de risco são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que cada pessoa tem a esse determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Há também os fatores de proteção. Ou seja, fatores que, se a pessoa está exposta, a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer diminui. Entre esses fatores de proteção também há os que se podem modificar, se expondo mais a eles.

O fator de risco para câncer de pele mais conhecido e que pode ser modificado é a exposição ao sol e à radiação ultravioleta.

Queimaduras de sol, principalmente na infância e adolescência, é a causa mais comumente associada ao melanoma.

E vitar essas queimaduras não se expondo ao sol das 10 às 16 horas, utilizando roupas de algodão de mangas e pernas compridas e chapéu ao se expor ao sol e usar protetor solar com fator de proteção adequado para o seu tipo de pele, é a forma mais eficaz de se prevenir do câncer de pele tipo melanoma.

Porém, atenção, usar protetor solar e não evitar a exposição ao sol não é uma proteção totalmente eficaz!

Expor-se ao sol ou a fontes artificiais de radiação ultravioleta do tipo lâmpadas de bronzeamento de modo excessivo é a causa mais comumente associada ao câncer de pele não-melanoma.

Evitar a exposição excessiva ao sol da mesma forma que se evita queimaduras solares é a forma mais eficaz de prevenir esse tipo de câncer.

Pessoas de pele clara, que ficam vermelhas facilmente ao se exporem ao sol e que não bronzeiam com facilidade, têm maior risco de desenvolver qualquer um dos tipos de câncer de pele.

Essas pessoas devem procurar atendimento médico regularmente para que a sua pele seja examinada. Nesse exame, procuram-se sinais que tenham alguma característica que indiquem que estas lesões possam se tornar malignas.

Nesse caso, está indicada a retirada de tais lesões além da indicação mais intensa de evitar a exposição solar.

Solicite ao seu médico orientações de como fazer um auto-exame da sua pele, a quais lesões você deve ficar mais atento para possíveis alterações e com que freqüência você deve ser examinado por um profissional da saúde.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Sou bem branca. Agora que falam que o sol dá câncer, será que eu nunca mais vou poder tomar sol?

Sou alérgico a protetor solar. O que devo fazer para me proteger do sol e me prevenir de câncer de pele?





Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


LEIA TAMBÉM

Câncer de Pele - Detecção Precoce  Fatores de risco mais comuns associados ao câncer de pele

Fotoproteção  Os filtros solares são substâncias destinadas a proteger a pele do sol (das radiações ultravioletas A e B). A curto prazo, eles protegem a pele de queimaduras e alergias solares e, a longo prazo, de envelhecimento e câncer de pele.

Carcinoma Epidermoide de Pele  Esta lesão constitui-se da proliferação celular da camada epidermóide da pele (a mais superficial). Caracteriza-se por ser extremamente invasiva, ou seja, agressiva, podendo ocasionar metástase em cerca de 1 a 5% dos casos, representando seu carácter maligno

Câncer - Prevenção  Prevenção em câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.

Carcinoma Basocelular  Esta lesão é a lesão maligna de pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. É comum em pessoas após os 40 anos de idade com pele clara.

Melanoma  O melanoma é o tipo de câncer de pele mais letal que existe. Tem sua origem nos melanócitos que são células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele).

Rosácea  É uma doença vascular inflamatória crônica, caracteriza-se por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados), edema e pápulas, que podem ser acompanhados por pústulas e nódulos.

Dermatite Atópica  É uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária.

Rejuvenescimento Facial  A ação da força da gravidade é um dos fatores que causa envelhecimento, por exemplo: na queda das "bochechas", no "queixo duplo", no aspecto triste que a sobrancelha caída aparenta.

Psoríase  A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, relacionada à transmissão genética e que necessita de fatores desencadeantes para o seu aparecimento ou piora (principalmente no inverno).

Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement








Autor

Título: Câncer de Pele - Prevenção

Link :
Data de Publicação : 01/11/2001 - Revisão : 05/01/2010 - Acesso : 26/07/2014 - Código do Conteúdo : Artigo 340
Palavras-Chave : Câncer de Pele - Prevenção - Cancerologia - fotoproteção, melanoma, carcinoma epidermoide de pele, rosácea, dermatite atópica , psoríase, protetor solar, filtro solar, pele branca, tumor de pele , carcinoma basocelular , ptiríase rosácea de Gibert , câncer oral .





Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
Política Editorial : http://www.abcdasaude.com.br/sobre
© Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.


Publicidade/Advertisement

Publicidade/Advertisement


Publicidade/Advertisement


Notícias




Destaques