Nutrição

Conjunto de disciplinas que se ocupam do estudo dos alimentos, de seu valor nutritivo, e das reações do organismo à ingestão dos nutrientes, bem como das variações que deve apresentar a alimentação nos indivíduos sãos e nos doentes, buscando sempre uma dieta sadia. ela também abrange questões da tecnologia e da economia dos gêneros alimentícios, assim como aspectos geográficos, históricos, culturais e psico-sociológicos do comportamento alimentar humano.

ABC da Alimentação Saudável – Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo

Alimentos para a Prevenção do Câncer – Várias culturas antigas utilizavam o alimento como principal forma de preservação da saúde.

Chocolate faz bem para a Saúde? – O chocolate é um daqueles alimentos que tem alternado, através da história, sua posição em relação aos efeitos produzidos sobre a saúde. Em algumas épocas, tido como benéfico; em outras, como prejudicial à saúde.

Dieta do Mediterrâneo – Dieta do Mediterrâneo, ou Dieta Mediterrânea, é um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França e outros). Este padrão alimentar é composto, basicamente, de vegetais, legumes, tomate, alho, frutas (maçã) e, principalmente, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes (pecan) e sementes, queijo branco e iogurte, além de vinho.

Dieta e Asma – A insuficiente ingestão dietética de antioxidantes pode reduzir as defesas pulmonares, com aumento na susceptibilidade respiratória a danos oxidativos, resultando em inflamação respiratória e asma.

Dieta e Câncer – Atualmente, alguns alimentos contribuem para o desenvolvimento do câncer, enquanto outros podem conduzir para menores chances de desenvolvimento da doença.

Obesidade e Asma – A obesidade é uma doença complexa que leva a complicações metabólicas e cardiovasculares, e os componentes inflamatórios da obesidade podem conduzir a um risco aumentado para asma.

Sal: Necessário, mas na medida certa – Já está bem estabelecida a relação de causa e efeito entre consumo excessivo de sal e pressão alta, e dois estudos recentes ampliam as evidências desta relação.

Transgênicos – A Polêmica – No campo da saúde, neste momento, entidades privadas e governamentais, renomadas e respeitáveis, defendem com bons argumentos a noção de que os transgênicos não são prejudiciais à saúde.