Reumatologia

Especialidade que trata das doenças reumáticas que acometem os tecidos conjuntivos – juntas (responsáveis por unir, ligar, nutrir e proteger e sustentar os outros tecidos), e problemas envolvendo os tecidos moles, as doenças auto-imunes, vasculites e distúrbio hereditários dos tecidos conectivos.

Angeíte Granulomatosa e Alérgica – A doença de Churg-Strauss (C-S) é uma vasculite sistêmica semelhante à poliarterite nodosa clássica.

Artrite Crônica na Infância – Não existe uma causa conhecida para a instalação das Artrites Crônicas na Infância. Como se trata de uma doença dividida em vários tipos, pensa-se haver mais de uma causa possível.

Artrite Reumatoide – É uma doença crônica de causa desconhecida. A característica principal é a inflamação articular persistente mas há casos em que outros órgãos são comprometidos.

Artrite Reumatoide – Tratamento – Verificou-se que o tratamento precoce e, muitas vezes, associação de vários medicamentos desde o início proporciona melhor prognóstico.

Artrose – É a doença articular mais freqüente e a cartilagem é o tecido inicialmente alterado. A cartilagem está aderida à superfície dos ossos que se articulam entre si.

Doenças Reumáticas Da Infância – Várias doenças reumáticas são vistas na infância sendo as mais comuns a artrite crônica da infância, o lúpus eritematoso sistêmico, a dermatopolimiosite e as espondiloartropatias, que são doenças de caráter crônico, provocadas por distúrbios no sistema de defesa do organismo, ou sistema auto-imune.

Dor Lombar – Oitenta por cento dos seres humanos sentem dor lombar (lombalgia) em algum momento de suas vidas. Uma proporção menor tem dor cervical (pescoço) e na nuca, sendo que outros sentem dorsalgia.

Dor no Cotovelo – A dor pode aparecer somente ao se segurar um objeto, ao escrever ou ao carregar um pacote. Pode localizar-se ao redor do epicôndilo lateral e irradiar-se ao longo do antebraço. Os pacientes podem não perceber que a origem da dor é o cotovelo.

Dor nos Joelhos – É extremamente freqüente. Há dezenas de causas. Algumas são muito comuns e fáceis de diagnosticar

Dores do Crescimento – É uma das causas mais comuns de consultas em reumatologia pediátrica. Cerca de 25% das crianças que procuram o reumatologista pediátrico, queixam-se de dores nas pernas, e as chamadas "Dores do Crescimento" são certamente a causa mais comum dessas dores.

Febre Reumática – A febre reumática é considerada uma complicação tardia de uma infecção por uma bactéria chamada de estreptococo.

Fibromialgia – Fibromialgia caracteriza-se por dor muscular e tendinosa difusa crônica em pontos dolorosos de localização anatômica específica.

Gota – Gota é uma doença caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue e surtos de artrite aguda secundários ao depósito de cristais de monourato de sódio.

Lúpus Eritematoso Sistêmico – As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, as quais podem anteceder outras alterações por semanas ou meses.

Osteoporose – Osteoporose é a doença óssea metabólica mais freqüente, sendo a fratura a sua manifestação clínica.

Reumatismo – Muitos pensam em reumatismo quando sentem dores ao longo dos músculos e tendões (os pacientes freqüentemente mostram tendões e os identificam como nervos). Outros, referem-se às doenças articulares. Todos estão certos, mas falta muito mais…Sob a denominação reumatismo estão mais de 100 doenças diferentes.

Síndrome de Reiter – A síndrome de Reiter (SR) é a artrite mais comum no homem jovem e é também freqüente em mulheres.

Vasculites – Noções Gerais – As vasculites compõem um grupo heterogêneo de doenças que têm em comum inflamação da parede do vaso sangüíneo. A inflamação ocorre devido ao depósito de anticorpos ou complexos-imunes.

Vasculites – Poliarterite Nodosa Clássica – Tratamento – A meta é impedir a proliferação das células que produzem a inflamação.

Vasculites Por Hipersensibilidade – É mais comum em crianças e a marca registrada é o início agudo de púrpura palpável (púrpura são pequenos pontos vermelhos ou cor púrpura resultado de extravasamento de sangue de capilares rompidos).