Otorrinolaringologia

Especialidade que se ocupa do aparelho auditivo, fossas nasais, faringe (garganta), laringe, cabeça e pescoço, diagnosticando, tratando ou prevenindo os distúrbios ou doenças que aí se localizam.


Abscesso Periamigdaliano - Algumas vezes, amigdalites de origem bacteriana (principalmente as tratadas de forma empírica, com antibióticos inadequados) se estendem profundamente, formando uma cavidade com secreção purulenta (abscesso) nos tecidos ao redor da amígdala.
Cera no Ouvido - A cera ou cerume do ouvido é produzido por glândulas especiais existentes no terço mais externo do canal auditivo. Produzida e expelida em condições normais, a cera constitui um elemento de proteção do ouvido.
Coceira no Ouvido - Algumas vezes é causada por fungos (especialmente nos casos agudos), mas na maior parte das vezes é uma dermatite crônica, ou seja, uma inflamação na pele do canal do ouvido
Doenças das Glândulas Salivares - Ao perceber algum aumento de volume ou dor na região das glândulas salivares, procurar imediatamente o médico.
Dor de Garganta - Infecções bacterianas causam, em sua maioria, amigdalites ou faringites.
Dor de Ouvido - Pode ser causada por doenças no próprio ouvido (causa otológica) ou por doenças e/ou distúrbios em outras estruturas orgânicas próximas ou mais distantes do ouvido (causa não otológica).
Equilíbrio nos Idosos - Tonturas e Quedas - O desequilíbrio (tontura) aparece quando as informações não são mandadas corretamente para o cérebro ou quando o cérebro não consegue entendê-las como deveria.
Ínguas no Pescoço - Seja durante uma inflamação na garganta, seja acompanhando uma gripe forte, estas "ínguas" são problemas comuns nos consultórios médicos.
Mau Hálito - Consiste nos odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal ou através da respiração.
Não Gosto da Minha Voz - Posso Mudá-La ? - Hoje, já é possível tratar-se pessoas com vozes não condizentes para sua idade ou sexo.
O Fim da Surdez ao Nosso Alcance - Medidas preventivas contra a surdez devem contar com a participação de diversos segmentos da sociedade. Essas medidas iniciam já no período de gestação.
Otite Externa - A otite externa é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos.
Otite Média Aguda - É uma infecção no ouvido médio causada por um germe (bactéria). É muito comum nas crianças.
Perfuração do Tímpano - A ruptura do tímpano (perfuração) pode ser causada por uma pressão contra a membrana, exercida por um instrumento pontiagudo (cotonete, grampo, palito) ou pela pressão anormal de um jato de água ou de ar para dentro do canal do ouvido.
Prevenção Da Surdez - Aproximadamente,uma, em cada mil crianças, nasce com surdez profunda. Muitas outras nascem com grau menor de surdez e outras mais a adquirem após o nascimento.
Prevenção da Surdez Infantil - Entre as causas genéticas de surdez, a consangüinidade entre os pais é um fator de risco para a criança que vai nascer. Procure o aconselhamento nos serviços de genética dos Hospitais Universitários e nos consultórios de médicos geneticistas.
Problemas na Mandíbula - O ato de mastigar é mais complexo do que nos parece! Vários grupos musculares, ligamentos, articulações, ossos e as arcadas dentárias são responsáveis pela coordenada e harmônica abertura e fechamento da mandíbula.
Rouquidão - Qualquer edema (inchume) ou irregularidade na superfície de revestimento (mucosa) das pregas vocais leva a perturbação desse fenômeno físico.
Sangramento pelo Nariz (Epistaxe) - A maioria das epistaxes têm resolução espontânea em , aproximadamente, 10 minutos
Sinusite - é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz. Estas deveriam comunicar-se com as fossas nasais sem impedimentos!
Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono - É uma doença (síndrome) crônica, evolutiva, com alta taxa de morbidade e mortalidade, apresentando um conjunto sintomático múltiplo que vai desde o ronco até a sonolência excessiva diurna, com repercussões gerais hemodinâmicas, neurológicas e comportamentais.
Surdez - Costuma-se não perceber a importância da audição em nossas vidas a não ser quando começa a faltar a nós próprios.
Tontura - Vertigem - Labirintite - Existe uma série enorme de testes de audição e de equilíbrio corporal (testes labirínticos). Esses exames são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente.
Zumbido nos Ouvidos - É um som que não está ao nosso redor mas dentro de nós (dentro da via auditiva). Pode ser percebido no(s) ouvido(s) ou na cabeça e pode ter uma única ou múltiplas causas.



Profissionais de Otorrinolaringologia que oferecem seus servicos
Artigos de outras especialidades


Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.