Cirurgia Geral

É a especialidade cirúrgica que compreende a região abdominal (esôfago, estômago, intestinos, fígado, colon, pâncreas, vesícula biliar e dutos biliares). Ela trata de doenças envolvendo a pele, os seios, tecidos moles e hernias. Também fazem parte a Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Ultimamente, tem havido uma grande predominância das cirurgias minimamente invasivas, e um considerável entusiasmo está se criando em torno da cirurgia robótica, apesar da falta de dados sugerindo que haja benefícios significativos em relação ao seu alto custo.


Apendicite Aguda - Inflamação aguda do apêndice.Na sua forma típica, inicia com dor em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e eventualmente vômitos
Carcinoma Basocelular - Esta lesão é a lesão maligna de pele mais frequente, representando cerca de 70% de todos os tipos. É comum em pessoas após os 40 anos de idade com pele clara.
Carcinoma Epidermoide de Pele - Esta lesão constitui-se da proliferação celular da camada epidermóide da pele (a mais superficial). Caracteriza-se por ser extremamente invasiva, ou seja, agressiva, podendo ocasionar metástase em cerca de 1 a 5% dos casos, representando seu carácter maligno
Cálculos Biliares - Cálculos biliares ou cálculos das vias biliares, tecnicamente são chamados de litíase biliar. Litíase vem do grego "lithos"- pedra. De fato, cálculos são pedras mais ou menos duras
Cirurgia do Refluxo Gastroesofágico - O refluxo gastro-esofágico tem como sintoma típico a azia que também denomina-se de pirose. É um sintoma comum e com freqüência incomoda muito, obrigando os pacientes a procurar um médico para a resolução do problema.
Cirurgia Laparoscópica - Laparotomia é a cirurgia que incisa a parede abdominal para operar as estruturas e órgãos intra-abdominais a céu aberto. Laparoscopia é uma maneira de olhar dentro do abdômen, através de uma pequena incisão por onde se introduz uma lente que é o Laparoscópio.
Cisto Sebáceo - Esta lesão desenvolve-se a partir do acúmulo de conteúdo cístico na glândulas sebáceas, adjacentes ao folículo piloso, que pode ser localizado tanto na epiderme quanto na derme.
Colecistectomia - Cirurgia da Vesícula Biliar - Colecistectomia é das operações mais realizadas e a mais freqüente das cirurgias abdominais. É segura, com mortalidade e índice de complicações muito baixas.
Hérnia Abdominal - É a protrusão (saliência) de uma porção do organismo que se exterioriza através de um ponto fraco natural ou adquirido.
Lipoma - Lipoma é um tumor benigno de tecido mole, mais especificamente de gordura mais, comum no adulto. Seu crescimento ocorre, frequentemente, de forma progressiva, agregando à pessoa acometida grande incômodo estético e físico.
Melanoma - O melanoma é o tipo de câncer de pele mais letal que existe. Tem sua origem nos melanócitos que são células produtoras de melanina (substância que determina a cor da pele).
Orientações para o Dia da Cirurgia - Documentos, Jejum, Medicações, Cuidados Gerais
Sarcoma de Partes Moles - Tumor de Partes Moles - É um tipo de câncer que pode afetar um grupo de tecidos localizados entre a epiderme e as vísceras, podendo ser tumores de cartilagem, gordura, músculo, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo ou de suporte, exceto ossos, que também pode ser acometido por este tipo de neoplasia.
Unha Encravada - É resultado do mau corte das laterais (cantos) das unhas. A unha mal cortada forma uma ponta em sua extremidade, que, associado ao peso do corpo, sapatos mal dimensionados, faz com que a pele que fica embaixo da unha cresça ao redor da unha.



Profissionais de Cirurgia Geral que oferecem seus servicos
Artigos de outras especialidades


Aviso Legal

Proibida a reprodução integral ou parcial, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte - (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98). Permitido o uso para trabalhos escolares, sem autorização prévia, desde que não sejam republicados na internet. Os anúncios publicitários são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos anunciantes, não constituindo qualquer forma de indicação ou de interferência no conteúdo editorial. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas através do site ABC DA SAUDE, o qual tem por objetivo a informação, divulgação e educação acerca de temas médicos, e cujos artigos expressam tão somente o ponto de vista dos seus respectivos autores. Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico médico ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um médico.
© Copyright 2001-2016 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda. - Proibida a reprodução sem autorização - Todos os direitos reservados.